David Lynch vai assumir o leme de Twin Peaks outra vez no mês que vem, revelou o presidente do canal Showtime, David Nevins. Criador da cultuada série dos anos 1990, o diretor é quem vai assinar todos os episódios do revival, que tem previsão (otimista) de chegar à TV em 2016.

“Estamos torcendo para o fim de 2016, mas pode ser que seja 2017”, disse Nevins, que fez questão de manter a aura de segredo sobre a safra de episódios que começa a ser produzida em setembro. O que se sabe é que tanto Lynch quanto Mark Frost, cocriador da primeira temporada, são os autores do roteiro, que tem a estrutura de um único fio narrativo, a ser partido em capítulos na sala de edição.

Ainda de acordo com o executivo, ainda não há previsão de quantos episódios terá a temporada. Inicialmente, a ideia era de que fossem nove. Do elenco original, apenas Kyle MacLachlan, o agente Dale Cooper, confirmou oficialmente sua participação no elenco. “Vocês devem se manter otimistas porque pessoas que vocês querem que façam parte farão, com a adição de outras surpresas”, afirmou.

Cercada de incertezas – Lynch chegou a anunciar sua saída do projeto, em abril -, a volta da série, uma trama de mistério com toques absurdos que consagrou a pergunta “Quem matou Laura Palmer?”, foi finalmente sacramentada com a fala do executivo. O assunto dominou sua apresentação na Associação de Críticos de Televisão nesta terça, dia 11.

Sobre os rumores de desentendimentos com Lynch a respeito do orçamento, o principal motivo de seu abandono do posto de diretor, ele disse que a questão foi rapidamente sanada. “Nunca tivemos dúvida alguma de que iríamos trazê-lo de volta. Twin Peaks é uma prioridade enorme para a gente. Ficou claro que precisaríamos ir além dos nove episódios que tínhamos orçado e planejado”, revelou.

Diretor de clássicos como Veludo Azul (1986) e Cidade dos Sonhos (2001), Lynch reduziu muito sua participação no cinema e na TV nos últimos anos. Seu último longa lançado foi Império dos Sonhos, de 2006, e a série mais recente que produziu e dirigiu, Hotel Room, é de 1993. Em 2008, visitou o Brasil para falar sobre meditação transcendental, uma de suas paixões.

do site Filme B