O secretário titular da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Bernardo Monteiro de Paula, informou ao Cine Set que o novo edital voltado para o setor do audiovisual deve ser lançado no segundo semestre deste ano. A notícia foi revelada na manhã desta quinta-feira (19), durante o lançamento de três editais para o setor cultural da capital amazonense com soma de R$ 3,1 milhões em investimentos.

Segundo Bernardo Monteiro de Paula, o motivo para o lançamento somente no segundo semestre se deve à entrega das contrapartidas do edital de 2014 que ainda estão sendo feitas. “O resultado da edição do ano passado foi publicado em junho de 2014, ou seja, os realizadores ainda têm um prazo para fazer a entrega dos projetos com suas respectivas contrapartidas. Quando essa etapa estiver fechada, vamos lançar o próximo edital do audiovisual”, afirmou o secretário. O titular da Manauscult informou ainda que os valores para esse edital ainda estão sendo estudados e serão divulgados em breve.

Lei de Incentivo à Cultura e Conselho Municipal

Alvo de cobranças de artistas locais, a Lei de Incentivo à Cultura foi tratada durante o evento na manhã desta quinta-feira. O escritor e presidente do Conselho Municipal de Cultura de Manaus, Márcio Souza, informou que terá uma reunião na próxima segunda-feira (23) com o titular da Secretaria Municipal de Finanças (Semef), Ulisses Tapajós, para tratar sobre o assunto.

“Minha expectativa é que levemos esse projeto para a Câmara Municipal de Manaus o quanto antes e ele já esteja em pleno funcionamento no segundo semestre de 2015. Isso vai ajudar muito artista tanto na profissionalização como em não depender apenas de editais públicos, ajudando-o a correr atrás da verba na iniciativa privada”, disse Souza. A Lei de Incentivo à Cultura está sob avaliação na Semef e precisa ser levada para a CMM. Projeto permite ao empresariado local e cidadãos comuns destinar uma parte do imposto de renda para projetos culturais de Manaus.

Quanto à eleição do novo Conselho Municipal de Cultura, Márcio Souza informou que as inscrições para os candidatos serão abertas em abril com o pleito previsto para acontecer junho. A grande novidade da edição deste ano é que o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas irá coordenar a votação, de acordo com o escritor. O atual representante do audiovisual no Conselho é o produtor audiovisual Zê Leão, também conhecido como Júnior Rodrigues.

Cinema no T4

editais cultura manauscult audiovisual foto Ingrid Anne 19.03.2015  (4)

Artur Neto contou ainda sobre os planos de criação de uma sala de cinema no Shopping do Terminal 4, localizado na Zona Leste de Manaus. Segundo o prefeito, uma parceria com o Cinemark chegou a ser cogitada para o local. “Entramos em contato com o Cinemark, porém, eles não demonstraram interesse, pois o tipo de negócio deles é voltado para espaços com seis ou mais salas”, afirmou.

Com dois espaços disponíveis, o Shopping do T4 terá uma sala multiuso com foco no teatro, enquanto a segunda vai ficar para o cinema. “Queremos exibir nesse local produções feitas no Amazonas por artistas locais ou que falem da nossa região. Ainda há muito a se fazer e convido os interessados no setor para discutir o assunto com a Manauscult”. afirmou o prefeito.

(Fotos: Ingrid Anne/Manauscult)