Todo lançamento de filme ou série gera uma corrida desenfreada do público para consumir muito além da obra em si. Das roupas à temática até os locais onde os personagens passam, cada elemento destas atrações vira motivo de busca nas plataformas de pesquisas da internet como o Google.
Levantamento feito pela equipe da Betway, site de jogos de roleta online, apresenta o impacto de obras de sucesso do cinema e séries mundiais nas buscas, influenciando compras e turismo. Sucesso da Netflix em 2020, “Emily em Paris”, por exemplo, despertou a vontade de muita gente em conhecer a capital francesa.
Ao se tornar a série mais vista ao redor do planeta, a produção estrelada por Lily Collins elevou em 47% a procura pelo idioma francês e 43% por Paris. A clássica ‘Non Je Regrette Rien”, de Edith Piaf, alcançou o primeiro lugar no ranking Top TV Songs da Billboard, enquanto “Moon”, de Kid Francescoli, chegou à quarta posição. Por fim, contribuiu para aumentar a visitação a locais como Jardim de Luxemburgo e o Jardim do Palais Royal.
Para completar, “Emily em Paris” ainda levou muita gente a sair em busca das belas vestimentas da personagem. O público se encantou, principalmente, com o Bucket Hat ao elevar as procuras por 342%. Em seguida, vieram o Jelly Snapshot (92%), a bolsa Handful (64%), boina (41%) e a bolsa Nicola (34%).
Os dramas da Rainha Elizabeth em “The Crown” também fizeram sucesso no Google. Os fãs da moda elevaram as buscas por gola alta (7000%), laço na gola (2000%) e terno azul (1000%) assim como os amantes de história fizeram disparar em 433% materiais relacionados à rainha britânica.
Com a estreia da quarta temporada em novembro de 2020, o interesse pela Princesa Diana disparou com elevação de buscas em impressionantes 1566% seguida da primeira-ministra Margareth Thatcher com 1540% e o Príncipe Charles com 1425%. O público também procurou saber sobre a opinião da família real sobre “The Crown”, gerando um impacto positivo para os monarcas, como mostra infográfico produzido pela Betway Cassino.
A pesquisa feito com base em dados do Google Trends e da Netflix aponta ainda outros destaques: a série “Nada Ortodoxa” elevou as buscas por judaísmo em 150% ao redor do planeta, enquanto “Mindhunter, sucesso produzido pelo diretor David Fincher (“Mank”) fez disparar o interesse pelo serial killer Charles Manson com alta de incríveis 3200%.
“The Rocky Horror Picture Show”, clássico cult dos anos 1970, subiu 193% no Google com o lançamento de “As Vantagens de Ser Invisível”. Vale lembrar que o indie adolescente com Emma Watson homenageia o filme. Já a saga “Crepúsculo” fez o mesmo com “O Morro dos Ventos Uivantes” e, por fim, o cinema brasileiro também foi impactado: as buscas pelo Bope – Batalhão de Operações Policiais Especializadas chegou a registrar crescimento de 633% depois do lançamento de “Tropa de Elite”.