SINOPSE

O filme traz relatos sobre aspectos da trajetória de personagens travestis e transexuais de Belém-PA, na região amazônica. Os retratos de sua luta cotidiana, tanto no trabalho quanto contra o preconceito, fazem referência a pessoas que muitas vezes são invisibilizadas.

TRAILER

O DIRETOR

Formado em 2018 no curso de Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Federal do Pará, Edielson Shinohara é filmaker e criador audiovisual independente. Empreendedor social, fundou o coletivo CYN Produções, com quatro anos de experiência em direção, produção e edição de curta-metragens para cinema e TV. “Viva o Auto” foi o primeiro curta documental da carreira antes de “À Luz do Sol”, filme exibido em festivais nacionais e internacionais. A ficção “Manas Kill”, a videodança “La Loba” e a videoperfomance “Revérbero” são outros importantes trabalhos de Edielson.

CINEMA UNIVERSITÁRIO PARAENSE

“À Luz do Dia” foi produzido pelo coletivo Cyn Produções, formado por estudantes do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Pará. Todo o processo de produção durou dois meses e o curta foi lançado no Festival Audiovisual Osga de Vídeos Universitários, em 2017.

ATIVISMO TRANS EM BELÉM

O curta apresenta três dxs principais ativistxs trans de Belém: Eduarda Lacerda e o casal Raffa Carmo e Isabella Santorinne. Em 17 minutos de “À Luz do Sol”, o trio conta a constante luta contra o preconceito e a resistência para seguir adiante em busca de direitos.

FICHA TÉCNICA

Direção, Edição, Roteiro e Produção: Edielson Shinohara

Entrevistados: Eduarda Lacerda, Rafael Carmo, Isabella Santorinni

Segunda Câmera: Dany Bemerguy, Neil York DANY BEMERGUY/ NEIL YORK

Som Direto: Leonardo Lima, Neil York, Renan Monteiro

Cartaz: Lucas Vieira

“À Luz do Sol” carrega a beleza do respeito e da humildade em reconhecer que o mundo não gira ao nosso redor. Por ele, tu vais conhecer um pouco da trajetória de resistência da Duda, da Isa e do Rafa, que são militantes do movimento de travestis e transexuais aqui em Belém. Esse convite é pra ti, que está disposto a sair da caixinha.

Edielson Shinohara

Diretor de "À Luz do Sol"

‘A Hespanhola’: choque da alegoria restrita à mesma bolha

Em 2018, lembro-me de discutir com meu então mentor do programa para formação de críticos do Talent Press Rio, o português Luis Oliveira. O tópico: “Infiltrado na Klan”, de Spike Lee. Na ocasião, ele defendia que o filme não era bom por ser isento de qualquer sutileza...

‘Rabiola’: um verdadeiro suco de Brasil

Na história do cinema, não faltam casos de filmes que se utilizam de pontos de partidas comuns ou nada extraordinários para gradualmente representarem o panorama de uma sociedade e suas graves desigualdades. São casos de obras-primas como “Ladrões de Bicicleta”, ponto...

‘O Colar’: pedaços de grande filme ficam pelo caminho

O Festival Olhar do Norte acompanha com lupa a trajetória de Romulo Souza. Afinal, em todas as edições do evento, há um filme do jovem diretor e roteirista amazonense atualmente radicado em Santa Catarina. Na primeira edição foi “Personas”, documentário para além da...

Curta amapaense ‘Utopia’ é o grande vencedor do 4º Festival Olhar do Norte

A quarta edição do Festival Olhar do Norte terminou com a vitória do único curta-metragem vindo do Amapá: "Utopia" venceu Melhor Filme na Mostra Norte. O júri era formado pelos diretores Aldemar Matias (“La Arrancada”), Dheik Praia (“Pranto Lunar”), Elaíze Farias...

‘Meu Coração é um Pouco Mais Vazio na Cheia’: remix nas águas

Alguns elementos das raízes da cultura rave encontram um inusitado espaço de debate do curta “Meu coração é um pouco mais vazio na cheia”, da tocantinense Sabrina Trentim. O mais gritante deles é, óbvio, a presença da música eletrônica, mas o apreço por cenários...

‘Utopia’: o florescer da memória a partir da ausência

Com “Utopia”, a diretora amapaense Rayane Penha mostra ao público como a noção de ritmo é importante à narrativa documental no audiovisual. Dentre offs relembrando um sonho fantástico da diretora com o pai, depoimentos de conhecidos, a releitura de cartas paternas e...

‘Mestres da Tradição na Terra do Guaraná’: tema fascinante perde-se em pequenos excessos

O curta documentário “Mestres da Tradição na Terra do Guaraná”, com direção de Ramon Morato, foca nos músicos que mantêm vivos os ritmos de cancioneiro interiorano amazonense. São canções e ritos comunitários, cujas raízes remontam a culturas indígenas e...

‘Reflexos da Cheia’: uma viagem às origens do cinema dentro do Teatro Amazonas

Durante os nove minutos de “Reflexos da Cheia”, o público do Teatro Amazonas vivenciou uma oportunidade de viajar no tempo na terceira noite do Festival do Olhar do Norte. Engana-se quem deduz que este retorno faz referência apenas ao espantoso período de subida...

‘Nazaré: Do Verde ao Barro’: poética ribeirinha através da aquarela

Não é raro no curta-metragem vermos a experimentação técnica ou narrativa do realizador e equipe se sobrepor à necessidade real para o filme em si daquele recurso escolhido. Isso está longe de ser um crime, afinal, o curta traz esta liberdade maior, sendo, inclusive,...

‘Meus Santos Saúdam Teus Santos’: um abraço em forma de filme

Ao pensarmos na figura do Pajé, o senso comum aponta diretamente à representação massificada nas narrativas do festival folclórico de Parintins; se muito, imaginamos a figura de um indígena em idade avançada, envolto em trajes tidos como tradicionais. E para expandir...