John F. Kennedy, Richard Nixon, George W. Bush… Oliver Stone traz na carreira filmes sobre momentos fundamentais dos presidentes americanos. Quem espera uma produção sobre o futuro ocupante da Casa Branca, porém, irá se decepcionar. Em entrevista ao The Hollywood Reporter, o cineasta revelou que não deseja fazer um projeto sobre Donald Trump.

Oliver Stone afirma que não é tão fascinado pela figura de Trump como o público em geral, mas, admite que o republicano é um político corajoso. Os dois se encontraram nas filmagens de “Wall Streep”: o cineasta dirigiu o futuro presidente americano em uma cena que ficou fora da versão final. Sobre Trump, o diretor disse que se surpreendeu com o bilionário. “Ele demonstrava uma confiança que nunca vi alguém ter”, afirmou.

O diretor declarou ainda que não apoiava nem Hillary Clinton nem Donald Trump nas eleições americanas deste ano. Sobre a democrata, Stone considera que a política externa dela em relação ao Oriente Médio deixou o mundo próximo da Terceira Guerra Mundial, enquanto o republicano defende a execução de Edward Snowden. “É o “Game of Thrones”, disse.

Para fazer “Snowden”, Oliver Stone contou que enfrentou resistências dos grandes estúdios de Hollywood. O motivo, segundo ele, seria que as principais companhias do setor dependem do apoio do governo americano para aprovar medidas que os beneficiem. “A única razão de ter conseguido fazer “Snowden” foi porque os franceses e alemães, que apoiam Edward Snowden, terem apoiado”, conclui o diretor.