Nesta sexta-feira, 14, o Cine Set esteve no Teatro Amazonas, entre outros veículos online da imprensa amazonense convidados, para acompanhar o ensaio da Amazonas Filarmônica e da Orquestra de Câmara do Amazonas. Os ensaios se destinam para a edição 2017 da série Encontro das Águas, que terá como tema “A Sétima Arte”. Ambas as orquestras vão executar trilhas sonoras de filmes, composições clássicas que marcaram várias obras do cinema, e até trilhas de animes.

Apropriadamente, já fomos recebidos no Teatro por funcionários vestidos como alunos de Hogwarts, a escola de magia do Harry Potter…

Já dentro do Teatro, sob a regência de Marcelo de Jesus – regente e também diretor dos Corpos Artísticos do Amazonas – as orquestras interpretaram a “Dança das Horas” da ópera La Gioconda e “O Aprendiz de Feiticeiro” de Paul Dukas, ambas conhecidas do público cinéfilo por terem sido usadas no longa animado Fantasia (1940) de Walt Disney. Depois do ensaio, De Jesus falou sobre suas ideias e expectativas para a série Encontro das Águas.

Primeiramente, este ano serão quatro espetáculos, “uma jornada com temáticas diferentes”, de acordo com o regente. O primeiro deles, “A Sétima Arte: Aquarela Sinfônica”, contará com obras famosas como as duas citadas acima, e as orquestras deverão incluir um toque brasileiro com o trecho da “Aquarela do Brasil”, usada na trilha sonora do desenho que lançou o Zé Carioca, Alô Amigos (1942).

O segundo concerto, “A Sétima Arte: Clássica Cult”, vai ser composto de temas e composições clássicas tornadas famosas pelo seu uso em filmes. Marcelo de Jesus citou que “A música é uma coisa, o filme é outra, e ambos se unem em uma terceira”. Ele citou exemplos, como o da valsa “Danúbio Azul”, indissociável do balé espacial de 2001: Uma Odisseia no Espaço (1968) de Stanley Kubrick. O regente prometeu até a inclusão da ópera tecno de O Quinto Elemento (1997). “Elaborar os concertos representou um grande desafio”, disse o regente, “afinal, o nosso intuito é provocar as pessoas, fazê-las procurar e descobrir outras coisas a partir daqui”.

O terceiro concerto, “A Sétima Arte: Música de Anime”, foi o que deu mais trabalho na opinião do regente. Segundo De Jesus, primeiro houve o processo de escolha das composições a serem incluídas. Depois foi necessário contratar um arranjador para conseguir dar forma ao concerto, unindo composições diferentes. Este concerto contará com cordas, metais, banda, percussão e cantores vencedores de concursos de karaokê para cantarem as canções-temas dos animes ao vivo. Certa liberdade foi tomada no processo, de acordo com o regente: o público pode esperar ouvir até músicas de Ultraman, Ultraseven e National Kid como homenagem durante a apresentação.

E, finalmente, o quarto concerto que encerrará a programação tem como título “A Sétima Arte: A Música de John Williams”, uma noite dedicada ao icônico maestro norte-americano por trás dos temas clássicos de Star Wars, Indiana Jones, Superman, Tubarão, Harry Potter, A Lista de Schindler e vários outros. Músicas destes e outros filmes marcantes serão ouvidos, e De Jesus ainda relembrou que o projeto Encontro das Águas nasceu do sucesso de apresentações anteriores da música de Williams pelas orquestras.

De Jesus encerrou seu bate-papo prometendo outras surpresas para as apresentações – que, claro, ele não quis revelar – e ressaltou que já estão pensando em novas séries e concertos dedicados a outros compositores, como Hans Zimmer. Com suas apresentações anteriores dedicadas a John Williams, à trilogia O Senhor dos Anéis, e com esta nova programação, a Amazonas Filarmônica e a Orquestra de Câmara do Amazonas querem mesmo deixar felizes os fãs amazonenses da música de cinema.

As apresentações da série Encontro das Águas serão realizadas de 20 a 31 de julho, no Teatro Amazonas. Ingressos à venda no site: http://www.bestseat.com.br/