2016 foi um ano interessante para o cinema, recheado de super-heróis, polêmicas, sequências e remakes. Faltam menos de 60 dias para a entrada de 2017 e o Cine Set resolveu fazer uma lista do que não se pode perder nas telonas até a queima de fogos:

OS BRASILEIROS

Resultado de imagem para cinema novo documentário
Cinema Novo, de Eryk Rocha

Vencedor do L’Oeil D’Or, prêmio de maior reconhecimento de documentários em Cannes, “Cinema Novo” é um olhar aprofundado e um retrato íntimo sobre o movimento cinematográfico que colocou o Brasil no mapa do cinema mundial, lançou grandes diretores criando uma estética única, essencial e visceral que mudou a história do cinema nacional.

O documentário encadeia cenas de filmes de Glauber Rocha, Nelson Pereira dos Santos, Leon Hirszman, Ruy Guerra, Joaquim Pedro de Andrade e Cacá Diegues, se distanciando da apresentação didática do movimento cinematográfico. É uma homenagem ao cinema que levou as câmeras para as ruas, para perto do povo e de suas inúmeras históricas a serem contadas. É um documentário político, sobre pessoas, sobre o Brasil.

Estreia nos cinemas nacionais: 10 de novembro
Chances de chegar a Manaus: 2/5

pequeno-segredoPequeno Segredo, de David Schurmann

Mergulhado nas consequências da situação política em que o Brasil se encontra, Pequeno Segredo superou Aquarius, de Kleber Mendonça Filho e aclamado no Festival de Cannes 2016, na escolha do Ministério da Cultura para representar o Brasil na corrida ao Oscar 2017. Com isso, o longa de David Schurmann levantou controvérsias sobre a escolha, que envolveram, entre outras coisas, a data de lançamento do filme.

A produção é baseada na história da família do diretor contada no livro Pequeno Segredo – A Lição de Vida de Kat para a Família Schurmann (HarperCollins), escrito por Heloisa Schurmann, matriarca da família de velejadores. Em uma de suas viagens à Nova Zelândia, Heloisa (Julia Lemmertz) e sua família conhecem o casal formado pelo neozelandês Robert (Erroll Shand) e a amazonense Jeanne (Maria Flor). Anos depois, a rápida amizade dos dois núcleos resultará na adoção de menina Kat (Mariana Goulart) pelos Schurmann, quando Robert e Jeanne ficam doentes.

Estreia nos cinemas nacionais: 3 de novembro
Chance de chegar aos cinemas de Manaus: 4/5

RUMO AO OSCAR


O Nascimento de uma Nação, de Nate Parker

Este é um dos filmes mais polêmicos do ano. Vencedor do Prêmio do Júri e do Prêmio da Audiência no Festival de Sundance 2016 e aplaudido no Festival de Toronto 2016, o longa-metragem possui o mesmo título do clássico e polêmico filme de David Griffith em 1915, conhecido como um dos filmes mais racistas da história do cinema. Quando indagado sobre a escolha do nome, Nate Parker, o diretor, declarou que é uma maneira de “desafiar o racismo e a supremacia branca na América”.

E por falar no diretor, embora sendo um cineasta iniciante, conquistou a admiração do público e do júri pelo sacrifício necessário para fazer o filme, já que passou os últimos sete anos na tentativa de angariar os fundos necessários para trazer às telas a história de Nat Turner e a rebelião liderada por ele na Virginia em 1831. Tudo ia bem até agosto quando uma reportagem da revista Variety revelou que Parker e seu amigo Celestin, co-roteirista do filme, haviam sido acusados de estupro em 1999, quando eram estudantes da Universidade Estadual da Pensilvânia. A vítima se suicidou em 2012.

Parker foi inocentado. Celestin, condenado. E o estopim da rebelião na qual escravocratas e suas famílias foram mortos e os dois utilizaram como premissa em O Nascimento de uma Nação é o estupro de duas escravas.

Estreia nos cinemas nacionais: 10 de novembro
Chance de chegar aos cinemas de Manaus: 2/5


A Chegada – Denis Villeneuve

O filme que abriu o Festival do Rio 2016 é o novo projeto de Denis Villaneuve. Dessa vez, o diretor se arrisca na ficção científica e traz Amy Adams e Jeremy Renner com a missão de se comunicar com os extraterrestres.

A trama decorre nos dias atuais, quando seres alienígenas descem à Terra em naves espalhadas por diversos pontos do planeta. Os terráqueos não sabem quais as reais intenções da chegada dos visitantes. E, para ajudar na comunicação com os ET´s, a Dra. Louise Banks (Amy Adams), uma especialista em linguística, é convocada, com a ajuda do matemático Ian Donnelly (Jeremy Renner).

O filme é uma adaptação do conto Story of Your Life, de Ted Chiang, que venceu os prêmios Nebula e Hugo, dedicados à literatura de ficção científica.

Estreia nos cinemas nacionais: 24 de novembro
Chance de chegar aos cinemas de Manaus: 5/5

Sully – O Herói do Rio Hudson – Clint Eastwood

Clint Eastwood volta a contar a história real de um herói norte-americano moderno com Tom Hanks, Laura Linney e Aaron Eckhart no elenco. A produção acompanha Chesley “Sully” Sullenberg, piloto responsável por uma aterrissagem forçada no rio Hudson após uma revoada de pássaros atingir a turbina do avião. A decisão ocasionou o salvamento dos 150 passageiros a bordo da aeronave.

Eastwood procura mostrar os desdobramentos que aconteceram após o acidente, com a investigação e o rigoroso julgamento interno coordenado pela agência de regulação aérea dos Estados Unidos ameaçando sua carreira, além de toda a abordagem da mídia.

Estreia nos cinemas nacionais: 1º de Dezembro
Chance de chegar aos cinemas de Manaus: 5/5

Resultado de imagem para nocturnal animals movie
Animais Noturnos, de Tom Ford

Tom Ford vem mais uma vez contribuir para o cinema não apenas vestindo as pessoas, mas dirigindo seus personagens. O diretor que fez uma parceria excelente com Colin Firth em O Direito de Amar (2009) põe em cena Amy Adams, Jake Gyllenhaal, Isla Fisher, Armie Hammer e Aaron Taylor-Johnson em uma história dentro de outra história que conquistou o prêmio especial do Júri no Festival de Veneza.

O filme traz a história de Susan (Amy Adams), uma mulher que recebe o livro de seu ex-marido, um homem a quem ela deixou há 20 anos, que é dedicado a ela. O filme acompanha duas tramas: a história do romance, intitulado Animais Noturnos, que conta a história de um homem (Jake Gyllenhaal) cuja família de férias se torna violenta e mortal; e a história de Susan, que se encontra recordando seu primeiro casamento e enfrenta algumas verdades obscuras sobre si mesma.

Estreia nos cinemas nacionais: 29 de dezembro
Chance de chegar aos cinemas de Manaus: 3/5

FORA DE HOLLYWOOD

Resultado de imagem para elle filme 2016
Elle, de Paul Verhoeven

Isabelle Huppert aparece no novo filme de Verhoeven como uma obstinada diretora de uma companhia de jogos alvo de um assaltante misterioso, com quem ela inicia uma partida de perseguição que, a qualquer momento, pode sair do controle.

O novo trabalho do cineasta holandês é baseado na obra de Philippe Djian e concorreu à Palma de Ouro em Cannes esse ano ao lado de Aquarius, É Apenas o Fim do Mundo e tantos outros. “Elle” é ainda o representante francês na corrida pelo Oscar 2017. O filme é uma jornada, um tanto quanto psicológica, que coloca em discussão o medo e a frieza em lados apostos. Considerado um grande quebra-cabeça com as peças espalhadas pelo roteiro, a trama visita o suspense, drama e sedução.

Estreia nos cinemas nacionais: 17 de novembro
Chance de chegar aos cinemas de Manaus: 2/5


É Apenas o Fim do Mundo, de Xavier Dolan

Xavier Dolan tem sido um nome inquietante na sétima arte. Aos 27 anos, o jovem possui mais de 10 prêmios internacionais, incluindo o César de Melhor Filme Estrangeiro e o Grande Prêmio do Júri do Festival de Cannes.

Em É Apenas o Fim do Mundo, o diretor conta no elenco com alguns dos nomes mais expressivos do cinema francês atual: Marion Cotillard, Léa Seydoux, Vincent Cassel e Gaspard Ulliel. Tantas estreladas para dar vida a uma família aterrorizada por mágoas do passado e situações mal resolvidas.

A trama gira em torno do escritor Louis (Gaspard Ulliel) que vai ao encontro da mãe, da irmã, do irmão e da cunhada, após doze anos longe de casa, para informá-los que irá morrer em breve. No entanto, o roteiro da curta reunião, idealizado por Louis, sairá de seu controle assim que as mágoas, as memórias, as brigas e as lágrimas do passado começarem a ressurgir entre a família.

Estreia nos cinemas nacionais: 24 de novembro
Chance de chegar aos cinemas de Manaus: 1/5

OS BLOCKBUSTERS


Animais Fantásticos e Onde Habitam, de David Yates

O mundo bruxo de Harry Potter retorna ao cinema depois de cinco anos do término da saga que conquistou fãs do mundo inteiro e com o mesmo diretor que esteve à frente das últimas quatro adaptações cinematográficas do universo de J.K.Rowling.

Animais Fantásticos e Onde Habitam é a adaptação do livro didático utilizado por Harry Potter que cataloga 75 espécies de criaturas mágicas pelos cinco continentes. O elenco conta com os nomes de Eddie Redmayne, Colin Farrell, Ezra Miller e Jon Voight, que conduzem a história para a América do Norte e ampliam a visão mundial que se tem do mundo bruxo, descentralizando os acontecimentos da Europa e suas Escolas de Magia e Bruxaria.

É o primeiro filme da saga que contará as viagens do autor do livro: News Scamander, 70 anos do início da jornada de Harry Potter.

Estreia nos cinemas nacionais: 24 de novembro
Chance de chegar aos cinemas de Manaus: Confirmado o lançamento


Rogue One – uma História de Star Wars, de  Gareth Edwards

Depois de todo despertar do hype que a Força alimentou no último ano com o episódio VII e o retorno de personagens memoráveis como C-3PO, R2-D2, Han Solo, Princesa Leia, Luke Skywalker, Chewbacca e a entrada de Rey, Kylo Ren e Finn, a Disney anunciou o primeiro spin-off da saga de George Lucas.

A trama se passa dois anos após os acontecimentos do Episódio III: A Vingança dos Sith e 17 anos antes do Episódio IV: Uma Nova Esperança. A história trata da tentativa de roubo dos planos da Estrela da Morte por um grupo de combatentes da Aliança Rebelde, formada por um grupo de heróis inesperados interpretados por Felicity Jones, Diego Luna, Riz Ahmed e Forest Whitaker, unidos na missão de derrotar o Império.

Lembrando que esse não é o “Episódio VIII”, que tem lançamento previsto para dezembro de 2017, mas é o primeiro filme da saga a falar dos personagens e eventos que estão ao redor da trama principal de “Star Wars”. E pra quem está com saudade da família Skywalker é a oportunidade de ver Darth Vader novamente.

Só mais uma coisa: não teremos jedis no filme.

Estreia nos cinemas nacionais: 15 de dezembro
Chance de chegar aos cinemas de Manaus: 5/5