Último dia de 2015 e o Cine Set encerra o especial com os filmes mais aguardados de 2016.

Veja a primeira parte aqui

Vale sempre a lembrança: não esperem todos os blockbusters. A lista do Cine Set busca ser a mais abrangente possível com a presença de filmes brasileiros e do circuito de arte capazes de trazer muita qualidade para os cinéfilos.

Veja a segunda parte aqui

Vamos aos 10 filmes mais aguardados de 2016:


10) Filme: Carol

Direção: Todd Haynes
Elenco: Cate Blanchett, Rooney Mara, Kyle Chandler
Sinopse: A jovem Therese Belivet (Rooney Mara) tem um emprego entediante na seção de brinquedos de uma loja de departamentos. Um dia, ela conhece a elegante Carol Aird (Cate Blanchett), uma cliente que busca um presente de Natal para a sua filha. Carol, que está se divorciando de Harge (Kyle Chandler), também não está contente com a sua vida. As duas se aproximam cada vez mais e, quando Harge a impede de passar o Natal com a filha, Carol convida Therese a fazer uma viagem pelos Estados Unidos.
Estreia Prevista no Brasil: 14 de Janeiro

Pode dar certo: queridinho da temporada de premiações, “Carol” chega cotado para render a terceira estatueta dourada para Cate Blanchett e a primeira de Rooney Mara. O filme ainda marca a consagração do diretor Todd Haynes após belas obras como “Longe do Paraíso” e “Não Estou Lá”. Representa também mais um exemplo de força das mulheres dentro do cinema americano em uma época tão importante para a causa feminista na indústria

 Pode dar errado: em tempos tão conservadores, o filme deve enfrentar resistência de parte do público brasileiro.


9) Filme: Assassin´s Creed

Direção: Justin Kurzel
Elenco: Michael Fassbender, Marion Cotillard, Ariane Labed
Sinopse: Callum Lynch (Michael Fassbender) descobre que é descendente de um membro da Ordem dos Assassinos e, via memória genética, revive as aventuras do guerreiro Aguilar, seu ancestral espanhol do século XV. Dotado de novos conhecimentos e incríveis habilidades, ele volta aos dias de hoje pronto para enfrentar os Templários.
Estreia Prevista no Brasil: Dezembro de 2016

Pode dar certo: as presenças dos respeitados Michael Fassbender e Marion Cotillard dão um peso diferente para a adaptação do game. Contar com um diretor como Justin Kurzel, pouco afeiçoado a filmes de ação, mostra que “Assassin´s Creed” pode se aproximar de um drama histórico e surpreender o público.

Pode dar errado: a ideia de criar um personagem que não existe no game pode gerar implicância dos fãs xiitas. Além disso, todo o histórico de filmes baseados em videogames ressaltos na análise de “Warcraft” pesa contra.

 
8) Filme: Os Oito Odiados

Direção: Quentin Tarantino
Elenco: Samuel L. Jackson, Bruce Dern, Jennifer Jason Leigh
Sinopse: Durante uma nevasca, o carrasco John Ruth (Kurt Russell) está transportando uma prisioneira, a famosa Daisy Domergue (Jennifer Jason Leigh), que ele espera trocar por grande quantia de dinheiro. No caminho, os viajantes aceitam transportar o caçador de recompensas Marquis Warren (Samuel L. Jackson), que está de olho em outro tesouro, e o xerife Chris Mannix (Walton Goggins), prestes a ser empossado em sua cidade. Como as condições climáticas pioram, eles buscam abrigo no Armazém da Minnie, onde quatro outros desconhecidos estão abrigados. Aos poucos, os oito viajantes no local começam a descobrir os segredos sangrentos uns dos outros, levando a um inevitável confronto entre eles.
Estreia Prevista no Brasil: 7 de Janeiro

Pode dar certo: Tarantino reúne duas das maiores paixões da cinefilia dele em “Os Oito Odiados”: faroeste + Ennio Morricone. Samuel L. Jackson e Tim Roth de volta. Um trama com toques de “Cães de Aluguel”. Uma elogiada atuação de Jennifer Jason Leigh. Promete!

 Pode dar errado: “Os Oito Odiados” é o filme de maior duração da carreira de Quentin Tarantino: 177 minutos! Fica a dúvida se o diretor vai mostrar os mesmos problemas apresentados em “Django Livre” quando a estendia a cena além do tempo necessário, afetando o ritmo do filme.

 
7) Filme: Esquadrão Suicida

Direção: David Ayer
Elenco: Will Smith, Jared Leto, Margot Robbie
Sinopse: Reúna um time dos super vilões mais perigosos já encarcerados, dê a eles o arsenal mais poderoso do qual o governo dispõe e os envie a uma missão para derrotar uma entidade enigmática e insuperável que a agente governamental Amanda Waller (Viola Davis) decidiu que só pode ser vencida por indivíduos desprezíveis e com nada a perder. No então, assim que o improvável time percebe que eles não foram escolhidos para vencerem, e sim para falharem inevitavelmente, será que o Esquadrão Suicida vai morrer tentando concluir a missão ou decidem que é cada um por si?
Estreia Prevista no Brasil: 4 de Agosto

Pode dar certo: o super elenco reunido para “Esquadrão Suicida” e todas as informações sobre o filme animam o público desde o início das gravações. A curiosidade para ver como Jared Leto se sairá como Coringa e a união de diversos anti-heróis em uma mesma história prometem fazer a obra ser uma das mais rentáveis de 2016.

 Pode dar errado: “Esquadrão Suicida” depende, acima de tudo, da boa aceitação de “Batman Vs. Superman”. Caso o segundo não agrade os fãs, o resultado para o primeiro pode ser desastroso.


6) Filme: O Filho de Saul

Direção: László Nemes
Elenco: Géza Rohrig, Urs Rechn, Levente Molnár
Sinopse: 1944, campo de concentração de Auschwitz, durante a Segunda Guerra Mundial. Saul (Géza Röhrig) é um judeu obrigado a trabalhar para os nazistas, sendo um dos responsáveis em limpar as câmaras de gás após dezenas de outros judeus serem mortos. Em meio à tensão do momento e às dificuldades inerentes desta tarefa, ele reconhece entre os mortos o corpo de seu próprio filho.
Estreia Prevista no Brasil: 4 de Fevereiro

Pode dar certo: por onde passa, “O Filho de Saul” conquista crítica e público desde o Festival de Cannes. Provável vencedor da categoria de Melhor Filme Estrangeiro, o filme húngaro ainda pode surpreender com mais indicações no Oscar.

Pode dar errado: o Holocausto judeu na Segunda Guerra Mundial já foi mais do que explorado pelo cinema. “O Julgamento de Nuremberg”, “A Lista de Schindler”, “O Pianista”, “A Vida é Bela” são os mais célebres. “O Filho de Saul” é mais um na lista e fica a dúvida se ele será mesmo capaz de trazer algo diferente a esse universo tão conhecido.


5) Filme: O Regresso

Direção: Alejandro González Iñarritu
Elenco: Leonardo DiCaprio, Tom Hardy, Domhall Gleeson
Sinopse: 1822. Hugh Glass (Leonardo DiCaprio) parte para o oeste americano disposto a ganhar dinheiro caçando. Atacado por um urso, fica seriamente ferido e é abandonado à própria sorte pelo parceiro John Fitzgerald (Tom Hardy), que ainda rouba seus pertences. Entretanto, mesmo com toda adversidade, Glass consegue sobreviver e inicia uma árdua jornada em busca de vingança.

Estreia Prevista no Brasil: 4 de Fevereiro

Pode dar certo: Iñarritu e DiCaprio vivem os melhores momentos da carreira e essa união de forças promete criar um filme explosivo. Para completar, o grande diretor de fotografia, Emmanuel Lubezki realiza um dos principais trabalhos de sua carreira.

Pode dar errado: a forte violência do filme deve afastar uma parte do público. Outro ponto é saber se Iñarritu será capaz de superar a excelência alcançada pelo belo trabalho em “Birdman”.


4) Filme: Procurando Dory

Direção: Andrew Stanton, Angus MacLane
Elenco: Ellen DeGeneres, Albert Brooks, Eugene Levy
Sinopse: Um ano após ajudar Marlin (Albert Brooks) a reencontrar seu filho Nemo, Dory (Ellen DeGeneres) precisa agora lidar com vários peixes do seu passado, entre eles alguns pelos quais ela foi apaixonada.
Estreia Prevista no Brasil: 30 de Junho

Pode dar certo: mesmo coadjuvante, Dory roubou a cena em “Procurando Nemo” e se tornou um dos personagens mais célebres da história da Disney. Explorar as possibilidades de uma história centrada em uma peixinho sem memória pode render momentos impagáveis.

Pode dar errado: os Minions tiveram filme próprio em 2015 e mostraram que, apesar do enorme faturamento, não conseguiam carregar uma produção de 90 minutos. Torcer para que a Disney não explore Dory ao ponto de não torná-la mais impactante suficiente como foi em “Procurando Nemo”.


3) Filme: Capitão América – Guerra Civil

Direção: Anthony e Joe Russo
Elenco: Chris Evans, Robert Downey Jr., Scarlett Johansson
Sinopse: Steve Rogers (Chris Evans) é o atual líder dos Vingadores, super-grupo de heróis formado por Viúva Negra (Scarlett Johansson), Feiticeira Escarlate (Elizabeth Olsen), Visão (Paul Bettany), Falcão (Anthony Mackie) e Máquina de Combate (Don Cheadle). O ataque de Ultron fez com que os políticos buscassem algum meio de controlar os super-heróis, já que seus atos afetam toda a humanidade. Tal decisão coloca o Capitão América em rota de colisão com Tony Stark (Robert Downey Jr.), o Homem de Ferro.
Estreia Prevista no Brasil: 28 de Abril

Pode dar certo: o filme é o ponto de virada do Universo Marvel nos cinemas, colocando em choque dois dos personagens mais queridos do público. Ver o confronto entre o Homem de Ferro e o Capitão América será um momento inesquecível e muito esperado. Hora de esquentar novamente as turbinas após o fraco “Os Vingadores – A Era de Ultron”.

Pode dar errado: “Capitão América” terá a presença de uma penca de heróis: Homem-Formiga, Soldado Invernal, Gavião Arqueiro, Falcão, Viúva Negra e ainda um tal de Homem-Aranha. Como o filme vai dar espaço  satisfatório para tanta gente em duas horas de filme sem atropelar nada?

https://www.youtube.com/watch?v=eh62A8DDz4U


2) Filme: Aquarius

Direção: Kleber Mendonça Filho
Elenco: Sônia Braga, Humberto Carrão, Irandhir Santos
Sinopse: Clara (Sonia Braga) tem 65 anos, é aposentada, viúva e mãe de três adultos. Mora no condomínio Aquarius, em Boa Viagem, no Recife, e tem a rara habilidade de viajar no tempo.
Estreia Prevista no Brasil: indefinido

Pode dar certo: Kleber Mendonça Filho estreou nos cinemas apenas com “O Som ao Redor”, um dos melhores filmes do cinema brasileiro nos anos 2000. O segundo filme do cineasta gera uma expectativa mais do que natural, o que cresce com a presença de Sônia Braga e Irandhir Santos no elenco.

Pode dar errado: como as provocações do diretor pernambucano serão recebidas neste Brasil cada vez mais tenso? O fato de ser um drama com tons de ficção científica também causa estranhamento em como será a concepção visual do projeto.


1) Filme: Batman Vs Superman – A Origem da Justiça

Direção: Zack Snyder
Elenco: Henry Cavill, Ben Affleck, Jesse Eisenbeg
Sinopse: Após os eventos de O Homem de Aço, Superman (Henry Cavill) divide a opinião da população mundial. Enquanto muitos contam com ele como herói e principal salvador, vários outros não concordam com sua permanência no planeta. Bruce Wayne (Ben Affleck) está do lado dos inimigos de Clark Kent e decide usar sua força de Batman para enfrentá-lo. Enquanto os dois brigam, porém, uma nova ameaça ganha força.
Estreia Prevista no Brasil: 24 de Março

Pode dar certo: não tem para onde fugir com o combate entre dois dos super heróis mais populares do mundo. “Batman Vs Superman” é o principal candidato a ser maior bilheteria de 2016 e levar milhões de pessoas aos cinemas. Sem dúvida, deve trazer as grandes cenas de ação do ano pelo talento do diretor Zack Snyder em caprichar no visual dos filmes.

Pode dar errado: “Homem de Aço” foi apenas competente. Batman acaba de sair de uma trilogia excelente comandada por Christopher Nolan dentro de uma realidade completamente diferente de Mulher-Maravilha, Aquaman, etc. E a Warner/DC Comics adotam uma estratégia diferente da Marvel e reúne todos os heróis juntos logo de cara. O público estará pronto para tantas novidades e mudanças de rumo?