Tradicionalmente, o Cine Set reserva a última semana do ano para indicar quais serão os filmes que serão destaque nos próximos 12 meses.

Não espere aqui todos os blockbusters ou futuros campeões de bilheterias. Muito menos, todos os filmes de diretores conceituados. A ideia é muito mais ser um amplo retrato de filmes capaz de reunir os dois exemplos citados acima junto com outras produções com chances de indicarem tendências no cinema brasileiro, de Hollywood ou no mundo inteiro.

A lista será dividida em três partes e estará em ordem de importância.

Confira a segunda parte:

Manchester by the Sea20) Filme: Manchester à Beira-Mar

Direção: Kenneth Lonergan

Elenco: Casey Affleck, Michelle Williams, Kyle Chandler, Lucas Hedges

Sinopse: Lee Chandler é uma espécie de faz-tudo do pequeno complexo de apartamento onde vive, no subúrbio de Boston. Ele passa seus dias tirando neve das portas, consertando vazamentos e fazendo o possível para ignorar a conversa de seus vizinhos. Em suas noites vazias, Lee bebe cerveja no bar local e arruma confusão com qualquer um que lhe lançar um olhar. Quando seu irmão mais velho morre, ele recebe a desagradável surpresa de sua nomeação como tutor de seu sobrinho. De volta à sua cidade natal, ele terá que lidar com memórias queridas e dolorosas.

Estreia Prevista no Brasil: 19 de Janeiro

Pode dar certo: apontado como um dos fortes candidatos ao Oscar 2017, “Manchester à Beira-Mar” está conquistando a crítica especializada por onde passa e faz uma boa carreira nas bilheterias americanas. A força do elenco e o roteiro de Lonergan são as principais qualidades do filme.

Pode dar errado: mesmo sendo o favorito para o Oscar de Melhor Ator, Casey Affleck está tendo uma série de acusações de assédios sexuais desenterradas. De que forma tais fatos podem afetar a carreira do filme ainda é uma incógnita.

Resultado de imagem para dilma impeachment
19) Filme: Documentário sobre Dilma Rousseff

Direção: Anna Muylaert e Lô Politi

Sinopse: O documentário acompanha a rotina de Dilma Rousseff enquanto os últimos passos do processo de impeachment se desenrolam na Câmara dos Deputados

Estreia Prevista no Brasil: sem previsão

Pode dar certo: o filme trará um olhar inédito ao processo político de 2016 ao mostrar como Dilma viveu o processo que a tirou da Presidência da República. Independente de qual lado você estiver, não há como negar que trata-se de um registro histórico importantíssimo.

Pode dar errado: o radicalismo político pode ser prejudicial ao filme levando amores e ódios na mesma proporção. Outro risco é cair na armadilha desses tempos conturbados em tornar Dilma em uma mártir sem a capacidade de enxergar os problemas e mazelas da gestão dela (o oposto também seria possível em um filme focado, por exemplo, no MBL).

Moonlight18) Filme: Moonlight

Direção: Barry Jenkins

Elenco: Trevante Rhodes, Mahershala Ali, Naomie Harris

Sinopse: Black (Trevante Rhodes) trilha uma jornada de autoconhecimento enquanto tenta escapar do caminho fácil da criminalidade e do mundo das drogas de Miami. Encontrando amor em locais surpreendentes, ele sonha com um futuro maravilhoso.

Estreia Prevista no Brasil: sem previsão

Pode dar certo: grande rival de “La La Land” na disputa do Oscar 2017, “Moonlight” veio tímido e arrancou elogios da imprensa estrangeira. Com a saída de “O Nascimento de uma Nação”, o filme passou a ser o principal representante da causa negra em uma Academia predominantemente branca.

Pode dar errado: a história pesada e forte proposta por Barry Jenkins pode afastar um grande público, muitas vezes, adepto do cinema apenas como entretenimento.


17) Filme: Homem-Aranha – De Volta ao Lar

Direção: Jon Watts

Elenco: Tom Holland, Michael Keaton, Marisa Tomei, Zendaya

Sinopse: Depois de atuar ao lado dos Vingadores, chegou a hora do pequeno Peter Parker (Tom Holland) voltar para casa e para a sua vida, já não mais tão normal. Lutando diariamente contra pequenos crimes nas redondezas, ele pensa ter encontrado a missão de sua vida quando o terrível vilão Abutre (Michael Keaton) surge amedrontando a cidade. O problema é que a tarefa não será tão fácil como ele imaginava.

Estreia Prevista no Brasil: 6 de Julho

Pode dar certo: o Homem-Aranha estreou na Marvel como a grande novidade de “Capitão América – Guerra Civil”. No meio de tantos heróis, o aracnídeo roubou a cena com um estilo leve, bem-humorado e adolescente na medida certa. Caso siga nesta linha, tem tudo para reinventar o personagem nos cinemas.

Pode dar errado: “De Volta ao Lar” será o sexto filme solo do Homem-Aranha em 15 anos. É uma incrível média de um longa a cada 2,5 anos. Novamente, veremos a Tia May, Peter Parker no colégio, novos vilões, as namoradinhas e por aí vai. Na boa, é preciso ser muito fã para ver a mesma coisa sempre e se empolgar todas as vezes.

Resultado de imagem para BINGO - O REI DAS MANHÃS
16) Filme: Bingo – O rei das manhãs

Direção: Daniel Rezende

Elenco: Vladimir Brichta, Leandra Leal, Ana Lucia Torre

Sinopse: Cinebiografia de Arlindo Barreto, um dos intérpretes do palhaço Bozo no programa matinal homônimo exibido pelo SBT durante a década de 1980. Barreto alcançou a fama graças ao personagem, apesar de jamais ser reconhecido pelas pessoas por sempre estar fantasiado. Esta frustração o levou a se envolver com drogas, chegando a utilizar cocaína e crack nos bastidores do programa.

Estreia Prevista no Brasil: 24 de Agosto

Pode dar certo: a história do intérprete do palhaço Bozo é incrível e tem tudo para render um filmaço. Ter um ator no auge da forma como protagonista e a estreia do montador de “Cidade de Deus” na direção deixa tudo ainda mais promissor.

Pode dar errado: cinebiografias são problemáticas, especialmente no Brasil, por serem chapa-brancas. Se “Bingo” resvalar em pieguices e clichês do gênero, colocará todo o potencial ladeira abaixo.

Resultado de imagem para paul thomas anderson daniel day lewis
15) Filme: Projeto Sem Título de Paul Thomas Anderson

Direção: Paul Thomas Anderson

Elenco: Daniel Day Lewis

Sinopse: O filme terá como pano de fundo a indústria da moda na Londres da década de 1950

Estreia Prevista no Brasil: 5 de Janeiro

Pode dar certo: “Sangue Negro” é, sem dúvida, um dos melhores filmes do século XXI. A dupla responsável por esta obra-prima reunida novamente transforma este projeto em, no mínimo, imperdível.

Pode dar errado: apesar de ótimos, os dois últimos filmes do diretor, “O Mestre” e “Vício Inerente”, não estão no mesmo nível de excelência de “Sangue Negro”, “Magnólia” e “Boogie Nights”. Paul Thomas Anderson precisa voltar a entregar mais uma obra-prima.


14) Filme: A Criada

Direção: Park Chon-Wook

Elenco: Kim Min-Hee, Kim Tae-Ri, Ha Jung-Woo

Sinopse: Coreia do Sul, anos 1930. Durante a ocupação japonesa, a jovem Sookee (Kim Tae-ri) é contratada para trabalhar para uma herdeira nipônica, Hideko (Kim Min-Hee), que leva uma vida isolada ao lado do tio autoritário. Só que Sookee guarda um segredo: ela e um vigarista planejam desposar a herdeira, roubar sua fortuna e trancafiá-la em um sanatório. Tudo corre bem com o plano, até que Sookee aos poucos começa a compreender as motivações de Hideko.

Estreia Prevista no Brasil: 12 de Janeiro

Pode dar certo: mesmo tendo saído de mãos vazias do Festival de Cannes, “A Criada” conquistou a crítica internacional e é apontado com frequência como o melhor filme de Park Chon-Wook desde “Oldboy”.

Pode dar errado: “A Criada” demorou tanto para chegar aos cinemas brasileiros que é o download do filme está disponível há meses, o que deve tirar boa parte do público alvo das salas de exibição no país.

https://www.youtube.com/watch?v=vxkOezEoeSI

edir-macedo-templo-salomao13) Filme: Nada a Perder

Direção: Alexandre Avancini

Elenco: não definido

Sinopse: O filme contará a vida do bispo Edir Macedo, empresário fundador da Igreja Universal do Reino de Deus e proprietário da TV Record.

Estreia Prevista no Brasil: novembro

Pode dar certo: igual ao filme do Bozo, a história de Edir Macedo é capaz de render um filmaço devido ao personagem controverso e cheio de altos e baixos. Em termos de bilheterias, o resultado tem tudo para ser positivo com o interesse de uma parte do público evangélico e de pessoas curiosos em saber como o bispo foi retratado nos cinemas. No mínimo, será curioso assistir o filme.

Pode dar errado: para render um filmaço, o longa sobre Edir Macedo deveria ter uma independência para conseguir um distanciamento da figura retratada e explorar todos os aspectos da trajetória dele. Com o financiamento feito totalmente pela Igreja Universal e TV Record, a possibilidade vai por água abaixo e a chance de vermos uma produção de culto ao retratado é enorme. Ainda há o risco de se repetir o que houve em “Os Dez Mandamentos”: sessões esgotadas com assentos vazios.


12) Filme: Guardiões da Galáxia 2

Direção: James Gunn

Elenco: Chris Pratt, Zoe Saldana, Vin Diesel, Bradley Cooper

Sinopse: Sequência da aventura intergaláctica com o grupo de heróis da Marvel formado por Senhor das Estrelas, Gamora, Rocket Racoon, Groot e Drax.

Estreia Prevista no Brasil: 27 de Abril

Pode dar certo: sem dúvida, “Guardiões da Galáxia” foi o maior acerto da Marvel Studios. Divertido, pop, engraçado, com ótimas cenas de ação, atores certeiros e um diretor muito hábil em conduzir todo o processo. Neste segundo filme, será interessante observar como a trama irá inserir, aos poucos, os elementos vistos nos outros longas do estúdio.

Pode dar errado: “Guardiões da Galáxia” deu certo porque nada se esperava dele e surpreendeu todo mundo. Agora, há uma ansiedade em torno da continuação e o que ela poderá trazer de novidades. Será o filme capaz de trazer tantas inovações assim para novamente ser a sensação do Universo Marvel? 

Trainspotting_211) Filme: Trainspotting 2

Direção: Danny Boyle

Elenco: Ewan McGregor, Jonny Lee Miller, Ewen Bremner

Sinopse: Sequência de Trainspotting – Sem Limites (1996), a trama apresenta os mesmos personagens e o mesmo elenco, vinte anos depois. A história é inspirada do livro “Porno”, de Irvine Welsh.

Estreia Prevista no Brasil: 16 de Fevereiro

Pode dar certo: o filme de 1996 abriu as portas para Danny Boyle, Ewan McGregor e mostrou que o cinema inglês ia além de filmes de época, sendo capaz de dialogar com o público mais jovem. A base de fãs está garantida e o retorno de toda a equipe do original após tantas idas e vindas sobre o projeto demonstram que temos a chance de ver outra produção marcante.

Pode dar errado: “Trainspotting” marcou época por ser o retrato de uma geração sem esperanças e em busca de qualquer coisa para sentir algo. Será que os mesmos personagens serão capazes de refletir o que ocorreu ao longo dessas duas décadas no Reino Unido? Terá esta sequência a mesma energia e representatividade do primeiro ou será apenas um filme para matar saudades e só?

VEJA O CALENDÁRIO COMPLETO:

Os Filmes Mais Aguardados de 2016: Parte I – Segunda-Feira (26/12)

Os Filmes Mais Aguardados de 2016: Parte Final – Quarta-Feira (28/12)