“O ARTISTA” SE CONSAGRA E VENCE MELHOR FILME DO OSCAR 2012

Por Jéssica Santos e César Nogueira

Os encantados por “Árvore da Vida” queriam ver seu artístico e tocante filme levar a estatueta. Já os defensores do feijão-com-arroz de qualidade queriam que “Os Descendentes”. Já os apaixonados por cinema clássico sentiram-se divididos entre “Hugo” e “O Artista”. Mas hoje era a noite de “O Artista”.

O filme conta o auge, a decadência e a ressurreição do ator do cinema mudo George Valentin. O roteiro não tem nenhum voo temático e estrutural maior. Porém, a história é muito bem contada. Além disso, as atuações, a proposta, a parte técnica e a homenagem ao cinema mudo se destacam.

Desde “Se O Meu Apartamento Falasse”, um filme totalmente em preto e branco não ganhava o prêmio. O Oscar para o “O Artista” já era esperado, mas o filme inovou e a Academia o aceitou muito bem, ganhando 5 prêmios.

Os Últimos Cinco Premiados com o Oscar de Melhor Filme:

2007 – “Os Infiltrados”

2008 – “Onde os Fracos Não Têm Vez”

2009 – “Quem quer Ser Um Milionário”

2010 – “Guerra ao Terror”

2011 – “O Discurso do Rei”

2012 – “O Artista”

Meryl Streep, de “A Dama de Ferro”, vence na categoria de Melhor Atriz

por Jéssica Santos

A categoria mais (bem) disputada do Oscar consagrou Meryl Streep como a grande vencedora. Streep é considerada uma das maiores atrizes de todos os tempos, mas há 29 anos a Academia premia outras performances. Não por ela não ter merecido o prêmio antes, mas pela admirável atriz parecer horn concurs.

Não neste ano. O Oscar foi merecidamente para a atriz que basicamente incorporou a ex-primeira ministra da Inglaterra, Margaret Thatcher.

Meryl Streep não é horn concurs, mas é sensacional. “As demais” também mostraram-se muito competentes. Viola Davis mereceria o prêmio também, sem problemas, mas era o ano de Meryl.

Streep havia ganhado apenas duas vezes, das 17 em que concorreu. Em “Kramer VS Kramer”, comoveu o público mesmo não estando na tela por metade do filme.

Seu segundo Oscar foi por “A Escolha de Sofia” (1982), em que interpretou brilhantemente uma sobrevivente dos campos de concentração que precisa superar seus fantasmas.

Vencedoras as últimos vencedoras na categoria de Melhor Atriz:

2007: Helen Mirren – “A Rainha”

2008: Marion Cotillard – “Piaf – Um hino ao amor”

2009: Kate Winslet – “O Leitor”

2010: Sandra Bullock – “Um Sonho Possível”

2011: Natalie Portman – “Cisne Negro”

2012 – Meryl Streep – “A Dama de Ferro”


Jean Dujardin ganha Melhor Ator

Por César Nogueira

Jean Dujardin é o primeiro francês na história a ganhar um Oscar de melhor ator. Seu George Valentin, o protagonista de “O Artista”, exala carisma. Além disso, seu trabalho técnico, principalmente por causa das suas expressões facial e corporal e as variações de suas emoções com o auge e a queda do astro de Hollywood.

Dujardin, que começou há não muito tempo no cinema, participou apenas de filmes franceses. Com esse prêmio, é provável que receba convites de realizadores americanos.

Essa é a segunda vez consecutiva que um ator europeu a ganhar na categoria. Em 2011, o britânico Colin Firth venceu por “O Discurso do Rei”.

Os Últimos Vencedores do Oscar na categoria de Melhor Ator:

2007 – Forest Whitaker, por “O Último Rei da Escócia”

2008 – Daniel Day-Lewis, por “Sangue Negro”

2009 – Sean Penn, por “Milk”.

2010 – Jeff Bridges, por “Coração Louco”

2011 – Colin Firth, por “O Discurso do Rei”

2012 – Jean Dujardin, por “O Artista”


Michel Hazanavicius vence prêmio de Melhor Diretor

Por Diego Bauer

E deu a lógica na categoria de melhor direção, venceu Michel Hazanavicius, por O Artista. Com o decorrer da cerimônia, e com Hugo vencendo tantos prêmios técnicos, começou a pintar uma dúvida se Martin Scorsese poderia surpreender, mas o francês levou a melhor.

E esse prêmio traz um importante fato: é a primeira vez que um diretor francês vence a categoria! E o prêmio para Hazanavicius ganha ainda mais valor, pois concorreu com grandes nomes como Martin Scorsese, Woody Allen e Terrence Malick.

É louvável que a Academia premie uma tentativa de resgatar o cinema mudo, que utilizado por gênios como Chaplin, Keaton e Murnau foi fundamental para que conheçamos o cinema como uma forma de arte. Com o prêmio na categoria, O Artista se mostra ainda mais favorito para o prêmio de melhor filme.

Os Últimos vencedores do Oscar na categoria de melhor direção

2007 – Martin Scorsese – “Os Infiltrados”

2008 – Ethan e Joel Coen – “Onde os Fracos Não Tem Vez”

2009 – Danny Boyle – “Quem Quer Ser um Milionário?”

2010 – Kathryn Bigelow – “Guerra ao Terror”

2011 – Tom Hooper – “O Discurso do Rei”

2012 – Michel Hazanavicius – “O Artista”


“Os Descendentes” e “Meia-Noite em Paris” vencem nas categorias de Roteiro

Por Renildo Rodrigues

Em ambos, os vencedores da categoria Melhor Roteiro (Adaptado e Original), os premiados foram a inteligência da trama e dos diálogos: tanto “Os Descendentes” quanto “Meia-Noite em Paris” valorizam essas qualidades, tão desprezadas no cinema comercial da atualidade.

Em “Os Descendentes” (Melhor Roteiro Adaptado), o diretor do filme, Alexander Payne, junto com Nat Faxon e Jim Rash, optou pela sensibilidade na adaptação do romance de Kaui Hart Hemmings. A história de um pai de família (George Clooney) às voltas com as transformações trazidas pelo acidente da esposa virou uma bela reflexão sobre os relacionamentos familiares.

Os Últimos Vencedores do Oscar de Melhor Roteiro Adaptado:

2007 – William Monahan – “Os Infiltrados”

2008 – Ethan e Joel Coen – “Onde os Fracos Não Têm Vez”

2009 – Simon Beaufoy – “Quem Quer Ser um Milionário?”

2010 – Geoffrey Fletcher – “Preciosa – Uma História de Esperança”

2011 – Aaron Sorkin – “A Rede Social”

Já “Meia-Noite em Paris” (Melhor Roteiro Original) traz um Woody Allen revitalizado, na esteira de sucessos como “Vicky Cristina Barcelona” (2008) e “Tudo Pode Dar Certo” (2009).

A nostálgica aventura do escritor Gil Pender (Owen Wilson) pela Paris de seus ídolos literários diverte, comove e faz o espectador pensar.  Mais um gol na carreira do veterano diretor, e seu primeiro Oscar desde Hannah e Suas Irmãs (1986).

Os Últimos Vencedores do Oscar de Melhor Roteiro Original:

2007 – Michael Arndt – “Pequena Miss Sunshine”

2008 – Diablo Cody – “Juno”

2009 – Dustin Lance Black – “Milk – A Voz da Igualdade”

2010 – Mark Boal – “Guerra ao Terror”

2011 – David Seidler – “O Discurso do Rei”


Christopher Plummer vence Melhor Ator Coadjuvante

Por Caio Pimenta

Está lá escondido na locadora uma obra deliciosa chamada “Toda Forma de Amor”, comédia-romântica saborosa e muito bem dirigida por Mike Mills.

O filme, porém, revela-se um verdadeiro tesouro devido à intensidade com que Christopher Plummer entrega a seu personagem: um viuvo de 75 anos que descobre estar com câncer e resolve assumir sua homossexualidade.

Uma atuação sensível que rendeu o Oscar que coroa a carreira fantástica de um homem que tem no currículo grandes filmes como “A Noviça Rebelde” e “O Informante”.

Os Últimos Vencedores do Oscar de Melhor Ator Coadjuvante:

2007 – Alan Arkin – “Pequena Miss Sunshine”

2008 – Javier Bardem – “Onde os Fracos Não Têm Vez”

2009 – Heath Ledger – “Batman – O Cavaleiro das Trevas”

2010 – Christoph Waltz – “Bastardos Inglórios”

2011 – Christian Bale – “O Vencedor”

2012 – Christopher Plummer – “Toda Forma de Amor”

“Rango” vence Melhor Animação

Por Caio Pimenta

Em um ano que a Pixar resolveu quebrar a receita de um clássico anual e a Academia resolveu cometer dois erros em uma cajada só, com a exclusão de “Rio” e “Tintim”, “Rango” venceu merecidamente.

O filme é repleto de citações aos antigos faroestes que desfilavam figuras icônicas do cinema norte-americano como Clint Eastwood e John Wayne. Com ação e bom humor, “Rango” diverte durante suas quase duas horas de duração.

Comparado, porém, aos últimos cinco vencedores, há uma retrocesso e tanto na qualidade do vencedor.

Os Últimos Vencedores do Oscar de Melhor Animação:

2007 – “Happy Feet – O Pinguim”

2008 – “Ratattouile”

2009 – “Wall-E”

2010 – “Up – Altas Aventuras”

2011 – “Toy Story 3”

2012 – “Rango”

Octavia Spencer vence como Melhor Atriz Coadjuvante

Por Caio Pimenta

Bastaram quatro filmes para Octavia Spencer ganhar um Oscar. Na carreira da agora dona da estatueta de atriz coadjuvante, estão obras esquecíveis como “O Sexto Homem”(1997), “Número 7” (2007) e “Assalto a Dose Dupla” (2011), além de “Histórias Cruzadas”.

Difícil dizer que se foi justo ou não a vitória de Octavia, pois Manaus não faz parte do principal circuito cinematográfico do país (creio que nem do secundário também), o que fez com que um dos candidatos mais fortes do Oscar 2012 ficasse de fora dos cinemas da cidade.

E tenho como uma regra minha não baixar filmes que corram a mínima possibilidade de chegar aos cinemas ou que possa assisti-los em algum outro local.

Últimas vencedoras do Oscar na Categoria de Melhor Atriz Coadjuvante

2007 – Jennifer Hudson – “Dreamgirls – Em Busca de Um Sonho”

2008 – Tilda Swinton – “Conduta de Risco”

2009 – Penélope Cruz – “Vicky Cristina Barcelona”

2010 – Mo’Nique – “Preciosa”

2011 – Melissa Leo – “O Vencedor”

2012 – Octavia Spencer – “Histórias Cruzadas”


A Separação vence Melhor Filme Estrangeiro

Por César Nogueira

As expectativas se concretizaram. Sim, “A Separação” venceu o prêmio de melhor filme estrangeiro. O prêmio é justo, porque Asghar Farhadi criou um drama humano que retrata os seus personagens como gente, passível de erro e desvios morais.

Além disso, o roteiro é muito bem desenvolvido a partir de mentiras e histórias mal-contadas, mais ou menos como o clássico Rashomon o fez.

Há também um peso político, apesar de simbólico, na premiação. Isso porque a Academia foi sábia ao não considerar as tensões entre EUA e Irã e premiar o bom Cinema.

Neste ano, “Tropa de Elite 2” foi o nosso candidato, mas, infelizmente, não passou da primeira fase. Penso que nós temos mais chances nessa categoria daqui pra frente por causa do desenvolvimento e amadurecimento do cinema brasileiro desde a retomada. É uma questão de tempo.

Os Últimos Vencedores do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro:

2007 – “A Vida dos Outros” – Alemanha

2008 – “Os Falsários” – Áustria

2009 – “A Partida” – Japão

2010 – “O Segredo dos Seus Olhos” – Argentina

2011 – “Em um Mundo Melhor” – Dinamarca

2012 – “A Separação” – Irã


Outros Vencedores do Oscar 2012:

Documentário (longa-metragem)
“Hell and Back Again”
“If a Tree Falls: A Story of the Earth Liberation Front”
“Paradise Lost 3: Purgatory”
“Pina”
“Undefeated”

Fotografia
“O artista”
“Os homens que não amavam as mulheres”
“A invenção de Hugo Cabret” (Robert Richardson)
“A árvore da vida”
“Cavalo de guerra”

Direção de arte
“O artista”
“Harry Potter”
“A invenção de Hugo Cabret”
“Meia-noite em Paris
“Cavalo de guerra”

Figurino
“Anonymous”
“O artista”
“A invenção de Hugo Cabret”
“Jane Eyre”
“W.E.”

Maquiagem
“Albert Nobbs”
“Harry Potter e as relíquias da morte – Parte 2”
“A dama de ferro”

Edição
“O artista”
“Os descendentes”
“Os homens que não amavam as mulheres”
“A invenção de Hugo Cabret”
“O homem que mudou o jogo”

Edição de som
“Drive”
“Os homens que não amavam as mulheres”
“A invenção de Hugo Cabret”
“Transformers: o lado oculto da lua”
“Cavalo de guerra”

Mixagem de som
“Os homens que não amavam as mulheres”
“A invenção de Hugo Cabret”
“O homem que mudou o jogo”
“Transformers: o lado oculto da lua”
“Cavalo de guerra”

Efeitos visuais
“Harry Potter e as relíquias da morte – Parte 2”
“A invenção de Hugo Cabret”
“Gigantes de aço”
“Planeta do macacos”
“Transformers: o lado oculto da lua”

Trilha sonora original
“As aventura de Tintim” – John Williams
“O artista” – Ludovic Bource
“A invenção de Hugo Cabret” – Howard Shore
“O espião que sabia demais” – Alberto Iglesias
“Cavalo de guerra” – John Williams

Canção original
“Man or Muppet”, de “Os Muppets”, música e letra de Bret McKenzie
“Real in Rio”, de “Rio”, música de Sergio Mendes e Carlinhos Brown, letra de Siedah Garrett

Curta-metragem
“Pentecost”
“Raju”
“The Shore”
“Time Freak”
“Tuba Atlantic”

Documentário (curta-metragem)
“The Barber of Birmingham: Foot Soldier of the Civil Rights Movement”
“God Is the Bigger Elvis”
“Incident in New Baghdad”
“Saving Face”
“The Tsunami and the Cherry Blossom”

Curta-metragem de animação
“Dimanche”
“The Fantastic Flying Books of Mr. Morris Lessmore”
“La Luna”
“A Morning Stroll”
“Wild Life”

Lista dos Premiados:

O Artista – 5 Estatuetas

A Invenção de Hugo Cabret – 5 Estatuetas

A Dama de Ferro – 2 Estatuetas

Meia-Noite em Paris – 1 Estatueta

Os Descendentes – 1 Estatueta

Histórias Cruzadas – 1 Estatueta

Toda Forma de Amor – 1 Estatueta

Rango – 1 Estatueta

A Separação – 1 Estatueta

Os Muppets – 1 Estatueta

Millenium: Os Homens Que Não Amavam as Mulheres – 1 Estatueta

Tapete Vermelho – Oscar 2012

A noite de premiação do Oscar começou, mas antes do início da distribuição das estatuetas outra competição ocorre do lado de fora do teatro: O tapete vermelho.

Famosas desfilam vestidos caríssimos enviados por estilistas conhecidos pelo mundo inteiro.

Infelizmente, nem todas as estrelas acertam e acabam chocando os demais convidados e telespectadores do Oscar.

Confira a lista dos que acertaram e os que tentaram no Tapete Vermelho do Oscar 2012:

O Casal Mais Bonito

Dificilmente os homens ficam feios no Tapete Vermelho.

Simples: É difícil ficar feio com a tradicional roupa de gala. Os homens que mais se destacam, no entanto, são os mais simpáticos e neste quesito o George Clooney está garantido.

Para completar, a companheira de Clooney está lindíssima neste vestido metálico com uma flor em detalhe e por isso este foi considerado o casal mais bonito/bem vestido da noite.

Medrosa

Quando uma atriz está com medo de errar no vestido, mas não quer deixar isso claro, abusa do tecido claro e da cauda diferente.

E esta foi a escolha da experiente em Red Carpets, Cameron Diaz.

Que peninha, esperávamos mais de você, Cameron!

A Gostosona

Há pessoas que insistem em aparecer. Quando não estão concorrendo em nenhuma categoria então a chance de aparecer é usando uma roupa provocante.

Bingo Jennifer Lopez! Roupa colada, um tanto transparente e mostrando suas curvas…

Afinal, de que outra maneira ela chamaria atenção nesta noite?

Bom Gosto

A maioria dos famosos vai ao Red Carpet para “lançar tendência” ou “chocar” e acaba perdendo o bom senso.

Graças a Deus há pessoas no mundo que conseguem conciliar conforto, beleza e estilo.

Ponto para Melissa McCartney!

Bizarrice I

Que tentativa foi essa, Shailene?

Sério, não me envergonhe!

A única coisa que passa pela minha cabeça é que disseram à moça que no teatro fazia muito frio e que era para ela ir bem agasalhada.

Querida, não foi dessa vez que se vestir de Princesa Leia era uma boa escolha.

Bizarrice II

Sacha Baron Coen tenta sempre chocar, e isso todo mundo sabe.

E de fato hoje ele chocou! Só que ao contrário da polêmica que quis causar, o jovem ator conquistou a bizarrice e vergonha alheia mesmo. Try again next year!

Mas nem só de desgraça vive o Oscar. Há sempre pessoas fofinhas que acertam no guarda roupa e arrasam no tapete vermelho.

Confira os quatro looks mais fofinhos:

1. Milla Jovovich

Vestido branco, com tecido lindo e detalhe chique no ombro. Sem mais, arrasou!

2. Natalie Portman

Mostrando ao mundo que não são necessárias várias plumas (tapa na cara da Cameron) nem uma roupa colada no corpo (Sorry J.LO), para ficar linda.

3. Emma Stone

Arriscou, abusou do lação e da cor e… Acertou! Ficou fashion e linda.

4. Octavia Spencer

Simples, no tecido perfeito, no corte ideal. Ficou charmosa, sem ser vulgar nem cafona.

Ponto para Octavia!

Eu sei, eu sei.. Há muitos mais modelitos para serem comentados, mas a noite é muito mais do Cinema do que da Moda.