Restam 44 dias para o Oscar e já é possível prever alguns cenários para a festa de 2 de março:

– “Gravidade”, “12 Anos de Escravidão” e “Trapaça” disputam a categoria de Melhor Filme. O favorito segue sendo a obra do homem livre transformado em escravo após ser enganado, porém, o peso do marketing de Harvey Weinstein pode ajudar o novo longa de Christian Bale.

– Alfonso Cuarón é o grande favorito para Melhor Diretor e dará alguma esperança de “Gravidade” levar Melhor Filme. A vitória seria a primeira da América Latina entre as principais categorias do Oscar. Porém, a força de Steve McQueen (“12 Anos…”) e David O. Russell (“Trapaça) podem dificultar a conquista do mexicano.

– se Cate Blanchett já ganhou como Melhor Atriz, a disputa entre os homens será acirrada. Chiwetel Ejiofor vai depender da força  de “12 Anos de Escravidão” para manter o favoritismo. A Academia, porém, possui uma queda por atuações de entrega física e corrigir injustiças cometidas em outras edições. Eis as chances de Matthew McConaughey e Leonardo DiCaprio, respectivamente.

– o duelo em Melhor Ator Coadjuvante vai reunir Jared Leto (capaz de dar o único Oscar para “Dallas Buyers Club”) e Michael Fassbender (prêmio seria um reconhecimento da Academia para um dos melhores da atual geração). Quanto a Atriz Coadjuvante, Jennifer Lawrence terá de superar o peso da vitória em 2013 com “O Lado Bom da Vida” para vencer novamente. Isso ajuda a novata Lupita Nyong’o.

– por fim, “A Grande Beleza” sai como favorita em Melhor Filme Estrangeiro, “Frozen” e “The Wind Rises” disputam o Oscar de Animação, Spike Jonze deve ser recompensado em Roteiro Original e “12 Anos de Escravidão” deve confirmar o favoritismo em Roteiro Adaptado.

SURPRESAS DAS INDICAÇÕES AO OSCAR 2014

Philomena

Os pequenos dramas ingleses sempre são bem aceitos em Hollywood (“Segredos e Mentiras”, “Educação”, “O Discurso do Rei”). O longa de Stephen Frears chegou pelas beiradas, tirando nomes de peso como “O Mordomo da Casa Branca”, “Rush” e “Blue Jasmine”. Respeito dos membros da Academia por Judi Dench contribui bastante para a inclusão em Melhor Filme.

Alexander Payne

Seis filmes na carreira e três indicações ao Oscar (“Sideways”, “Os Descendentes” e agora “Nebraska”). Payne conseguiu desbancar nomes apontados como favoritos e com excepcionais trabalhos em 2013, casos de Paul Greengrass (“Capitão Phillips”) e os irmãos Coen (“Inside Llewyn Davis”).

Christian Bale

Sujeito capaz de se entregar fisicamente a um personagem como nenhum outro em Hollywood, Bale precisou engordar bastante para ser o protagonista de “Trapaça”. Pouco cotado para entrar na disputa de Melhor Ator, contou com a força do filme nas últimas semanas para conseguir a vaga entre os cinco (leia-se: investimento pesado da The Weinstein Company no marketing).

Meryl Streep

Oscar sem Meryl Streep não é Oscar. Assim devem pensar os votantes da Academia. Não que a atuação dela seja ruim em “Álbum de Família” (uma das poucas coisas válidas do filme, diga-se de passagem). Porém, a lista de esnobadas mostra os motivos dela não precisar ser indicada neste ano.

Jonah Hill

Comediante de bons filmes de humor (“Superbad” e “Ligeiramente Grávidos”), Jonah Hill tinha tudo para ficar repetitivo como Seth Rogen ou Michael Cera. Porém, ao optar trabalhar com nomes como Martin Scorsese, Leonardo DiCaprio e Brad Pitt, mostrou estar disposto a crescer como ator. Segunda indicação ao Oscar na carreira (“O Homem Que Mudou o Jogo” em 2012).

Sally Hawkins

Desprezada pela Academia em “Simplesmente Feliz”, Hawkins ganhou nova chance no Oscar por “Blue Jasmine”. Mesmo repetindo trejeitos da personagem que a consagrou nos cinemas, a atriz ganha agora o reconhecimento da turma de Hollywood (não que isso signifique algo muito importante).

Lupita Nyongo’o e Barkhad Abdi

As indicações de ambos já eram mais do que esperadas. Porém, impressiona o talento desses jovens atores em seus papéis de estreias no cinema. Se os dois vencerem, justiça será feita.

O Grande Mestre

Seria injusto o novo filme de Wong Kar-Wai disputar o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Porém, não há como negar se tratar de um filme com vigor estético e cuidado técnico admiráveis. Justa as duas indicações (figurino e fotografia).

O Cavaleiro Solitário

Nada como um dia após o outro… Incluído ao Framboesa de Ouro como pior filme do ano na quarta-feira. No dia seguinte, indicado a quatro categorias do Oscar 2014 (Efeitos Visuais, Maquiagem e Penteado, Mixagem e Edição de Som). Mesmo assim, a Disney não está nem aí pelo enorme prejuízo causado pela obra estrelada por Johnny Deep.

ESNOBADAS DAS INDICAÇÕES AO OSCAR 2014

Adéle Exarchopoulos, Julie Delpy e Greta Gerwig

Todo o conservadorismo do Oscar apareceu na categoria de Melhor Atriz. Como dispensar esses ótimos trabalhos para optar mais uma vez por Meryl Streep ou o trabalho apenas correto de Sandra Bullock em “Gravidade”? É a velha Academia…

Azul é a Cor Mais Quente

Sobrou uma vaga possível para a Academia preencher na categoria de Melhor Filme e os votantes não lembraram dessa obra-prima francesa? Tem tapetão no Oscar?

Paul Greengrass e Tom Hanks

Que “Capitão Phillips” seria coadjuvante nessa temporada de premiações, isso não chega a ser novidade. Porém, as exclusões de Greengrass como diretor e, principalmente, Hanks para Melhor Ator surpreenderam o mundo do cinema e as bolsas de aposta.

Daniel Bruhl

Se teve um filme realmente esnobado nesse Oscar 2014 este foi “Rush”. Nem nas categorias técnicas (como deixaram a montagem do longa de fora???) a obra teve chance. Com isso, sobrou para o ótimo ator alemão que ficou fora da lista de atores coadjuvantes. Fica triste não: ainda sobrou o SAG e o Bafta!

Fruitvale Station

Vencedor do Festival de Sundance em 2013, o filme perdeu a força durante a temporada de premiações como a obra independente da vez. As possibilidades do diretor Ryan Coogler e do ator Michael B. Jordan caíram cada vez mais ao longo do tempo. Terminou sem nada, vendo “Philomena” ocupar as vagas dos filmes menores.

Inside Llewyn Davis

Queridinhos da Academia. Essa fama adquirida pelos irmãos Coen nos últimos anos fazia sentido, pois, quase todos os filmes lançados concorriam ao prêmio principal (“Onde os Fracos Não Têm Vez”, “Bravura Indômita”, “Um Homem Sério”). Os elogios da crítica americana, a excelente trilha sonora, os atores conceituados de sempre e a fotografia quase em preto e branco já indicavam “Llewyn Davis” como forte candidato ao Oscar 2014. Só que não. E a Academia dá uma bela ignorada na dupla.

Robert Redford

Por incrível que pareça, Redford nunca levou um Oscar como ator. A única estatueta dourada do astro foi ao vencer pela direção de “Gente como a Gente” (1980). “All is Lost” era a chance da Academia corrigir essa injustiça histórica. A força da categoria neste ano, porém, adiou a possibilidade.

Emma Thompson

Cotado até para Melhor Filme, “Walt nos Bastidores de Mary Poppins” foi um verdadeiro fracasso: uma indicação. Nem mesmo todo o esforço de Emma Thompson levou o longa a ter sucesso perante a Academia.

Pixar

O Oscar procurou, ao máximo, dar uma força para a Pixar ao premiar “Valente” no ano passado. Porém, “Universidade Monstros” foi demais até mesmo para a Academia. Sinal que o estúdio da Disney precisa se reinventar com histórias originais e sem tantas continuações.

Oprah Winfrey

Quem não gosta do Oscar afirma que a premiação deixou o caráter artístico de lado para o marketing determinar os indicados e vencedores. Muito disso, infelizmente, é verdade. Porém, não deixa de ser boa a exclusão de Winfrey como melhor atriz coadjuvante e evitar qualquer indicação ao fraco “O Mordomo da Casa Branca”. O lobby, dessa vez, não funcionou.

====================================================================================

Melhor Filme

Trapaça

Dallas Buyers Club

Gravidade

Nebraska

Ela

Philomena

12 Anos de Escravidão

O Lobo de Wall Street

Capitão Phillips

Melhor Diretor

Alfonso Cuarón, por Gravidade

Steven McQueen, por 12 Anos de Escravidão

David O. Russell, por Trapaça

Martin Scorsese, por O Lobo de Wall Street

Alexander Payne, por Nebraska

Melhor Ator

Chiwetel Ejiofor, por 12 Anos de Escravidão

Leonardo DiCaprio, por O Lobo de Wall Street

Matthew McConaughey, por Dallas Buyers Club

Bruce Dern, por Nebraska

Christian Bale, por Trapaça

Melhor Atriz

Cate Blanchett, por Blue Jasmine

Amy Adams, por Trapaça

Sandra Bullock, por Gravidade

Judi Dench, por Philomena

Meryl Streep, por Álbum de Família

Melhor Ator Coadjuvante

Michael Fassbander, por 12 Anos de Escravidão

Jared Leto, por Dallas Buyers Club

Barkhad Abdi, por Capitão Phillips

Jonah Hill, por O Lobo de Wall Street

Bradley Cooper, por Trapaça

Melhor Atriz Coadjuvante

Jennifer Lawrence, por Trapaça

Lupita Nyong’o, por 12 Anos de Escravidão

June Squibb, por Nebraska

Julia Roberts, por Álbum de Família

Sally Hawkins, por Blue Jasmine

Melhor Animação

Os Croods

Meu Malvado Favorito 2

Ernest e Celestine

Frozen

The Wind Rises

Melhor Filme Estrangeiro

A Grande Beleza (Itália)

A Caça (Dinamarca)

Alabama Monroe (Bélgica)

Omar (Palestina)

The Missing Picture (Camboja)

Melhor Roteiro Original

Trapaça

Blue Jasmine

Dallas Buyers Club

Nebraska

Ela

Melhor Roteiro Adaptado

Philomena

12 Anos de Escravidão

O Lobo de Wall Street

Capitão Phillips

Antes da Meia-Noite

Melhor Fotografia

O Grande Mestre

Gravidade

Inside Llewyn Davis

Nebraska

Os Suspeitos

Melhor Figurino

O Grande Gatsby

O Grande-Mestre

Trapaça

12 Anos de Escravidão

The Invisible Woman

Melhor Montagem

Trapaça

Capitão Phillips

Dallas Buyers Club

Gravidade

12 Anos de Escravidão

Melhor Maquiagem e Penteado

Dallas Buyers Club

Vovô Sem Vergonha

O Cavaleiro Solitário

Melhor Trilha Sonora Original

A Menina Que Roubava Livros

Gravidade

Ela

Philomena

Walt nos Bastidores de Mary Poppins

Melhor Música Original

“Alone Yet Not Alone”, por Alone Yet Not Alone

“Happy”, por Meu Malvado Favorito 2

“Let it Go”, por Frozen

“The Moon Song”, por Ela

“Ordinary Love”, por Mandela

Melhor Desing de Produção

Trapaça

Gravidade

O Grande Gatsby

Ela

12 Anos de Escravidão

Melhor Edição de Som

All is Lost

Capitão Phillips

Gravidade

O Hobbit: A Desolação de Smaug

O Cavaleiro Solitário

Melhor Mixagem de Som

Capitão Phillips

Gravidade

O Hobbit: A Desolação de Smaug

Inside Llweyn Davis

O Cavaleiro Solitário

Melhores Efeitos Visuais

O Hobbit: A Desolação de Smaug

Gravidade

Homem de Ferro 3

Star Trek – Além da Escuridão

O Cavaleiro Solitário

Melhor Documentário

O Ato de Matar

Cutie and the Boxer

Dirty Wars

The Square

20 Feet from Stardom

Melhor Curta-Metragem Documentário

CaveDigger

Facing Fear

Karama Has no Walls

The Lady in Number 6: Music Saved My Life

Prison Terminal: The Last Days of Jack Hall

Melhor Curta-Metragem

Feral

Get a Horse!

Mr. Hublot

Possessions

Room on The Broom

Melhor Curta-Metragem de Animação

Aquel no Era Yo

Avant Que de Tout Perdre

Helium

Pitääkö Mun Kaikki Hoitaa?

The Voorman Problem