==========================================================================

VIDEOCAST – OSCAR DE MELHOR FILME

Thiago Guedes, Caio Pimenta, Diego Bauer e Susy Freitas analisam a vitória de “Birdman” como Melhor Filme do Oscar 2015.

==========================================================================

Birdman

MELHOR FILME – BIRDMAN

Gabriel Oliveira: Não deu pra Linklater e sua obra-prima. Mais uma vez, a Academia comprova que a indústria gosta mesmo é de se ver na telona, mesmo que seja em uma sátira. Ainda que eu torcesse por “Boyhood”, “Birdman” é um filme bom, notável principalmente pelo seu prodígio técnico e o desempenho de seu elenco. Resta saber se sobreviverá ou não ao tempo.

Lucas Jardim: Deu Birdman! Ao invés de premiar o árduo processo de filmar um projeto durante 12 anos, a Academia preferiu mesmo é premiar algo que ela realmente adora: se ver na tela! Ácido, crítico e tecnicamente impecável, Birdman sai triunfante do Dolby Theater!

Ivanildo Pereira: Não era minha escolha, mas Birdman é diferente e inusitado o suficiente para ter conquistado a Academia. Foi uma vitória de um filme sobre os bastidores, não apenas da peça da história, mas também do cinema e da forma como a arte é produzida e recebida. O Oscar está em boas mãos, mesmo que eu, particularmente, teria preferido o prêmio para Boyhood.

==========================================================================

11002121_720562461391546_1630689755_o

SORTEIO – O GRANDE HOTEL BUDAPESTE

A vencedora do sorteio do Cine Set feito através do site Random.org foi Camila Martins.

Entraremos em contato com você nesta segunda-feira para combinar a entrega do prêmio.

Parabéns, Camila!

============================================================================

VIDEOCAST – OSCAR DE MELHOR ATRIZ

Renildo Rodrigues, Caio Pimenta e Diego Bauer analisam a vitória de Julianne Moore na categoria de Melhor Atriz pelo filme “Para Sempre Alice” no Oscar 2015.

==========================================================================

para sempre alice julianne moore

MELHOR ATRIZ – JULIANNE MOORE, POR “PARA SEMPRE ALICE”

Diego Bauer: E finalmente a ótima Julianne Moore vence o seu primeiro Oscar, depois de tantos trabalhos marcantes na carreira. A sutileza e sensibilidade com a qual a atriz conduziu a sua personagem em Para Sempre Alice demonstram o quanto a intérprete é talentosa e madura. Rosamund Pike teve o trabalho mais impactante do ano, sem dúvida, mas creio ser impossível questionar o mérito da vitória de Moore.

Ivanildo Pereira: Aconteceu o que todo mundo esperava: Julianne Moore ganhou como Melhor Atriz. Parece ter sido um prêmio menos pelo seu trabalho em “Para Sempre Alice” e mais pelo conjunto da obra: trata-se de uma das melhores atrizes do cinema americano nos últimos 20 anos. A consagração é merecida, mas não se trata de um prêmio inteiramente justo – é mais uma chance da Academia reparar uma injustiça antiga.

Lucas Jardim: Demorou cinco indicações mas aconteceu: Julianne Moore, uma das maiores atrizes da atualidade, sai do Dolby Theater consagrada por Para Sempre Alice!

=====================================================================

VIDEOCAST – OSCAR DE MELHOR ATOR

Thiago Guedes, Caio Pimenta e Ivanildo Pereira analisam a vitória de Eddie Redmayne na categoria de Melhor Ator por “A Teoria de Tudo” no Oscar 2015.

======================================================================

a_teoria_de_tudo_lullydeverdade_02

MELHOR ATOR – EDDIE REDMAYNE, POR “A TEORIA DE TUDO”

Camila Henriques: Eddie Redmayne coroa uma temporada que teve Globo de Ouro, SAG e tudo mais. A transformação física e o papel da vida real falaram mais alto e a Academia caiu direitinho. Uma atuação boa, mas Keaton merecia mais.

Gabriel Oliveira: E não foi dessa vez pro Michael Keaton. O combo personagem com deficiência física/doença generativa + transformação física do ator tornou Redmayne o queridinho da Academia e dos sindicatos na reta final da competição, e o britânico acabou levando a estatueta pra casa. Birras à parte (eu realmente torcia pro Keaton), a atuação de Redmayne é certamente a melhor de sua carreira, e um dos maiores destaques de um filme convencional como A Teoria de Tudo.

Renildo Rodrigues: Embora seja ótimo poder anunciar o extraordinário crescimento de Redmayne como ator, e seu justo reconhecimento, a categoria de atuação masculina certamente era a mais disputada da noite, e tanto o protagonista de “Teoria” quanto Michael Keaton e Steve Carell justificariam a estatueta, com suas atuações magníficas. Merecido, mas negar o prêmio aos outros dois dá um certo ar de injustiça.

=======================================================================

Alejandro González Iñarritu

MELHOR DIRETOR – ALEJANDRO GONZÁLEZ IÑARRITU, POR BIRDMAN

Renildo Rodrigues: Um verdadeiro tour de force cinematográfico, “Birdman” é a prova da vitalidade do diretor mexicano Alejandro Iñarritú – e mais uma láurea importante para o cinema do país, atualmente numa fase fantástica, com nomes como Guillermo Del Toro e Alfonso Cuarón também frequentando as grandes premiações. Criativo, desvairado, corajoso e um prodígio técnico, “Birdman” merece o prêmio, mesmo que isso implique negar o reconhecimento do trabalho superlativo de Richard Linklater em “Boyhood: Da Infância à Juventude”, uma obra-prima gestada por doze longos anos.

Susy Freitas: A disputa entre Linklater e Iñarittu nessa categoria foi acirrada, uma vez que as competências de cada diretor são tão adversas em “Boyhood” e “Birdman”. No final das contas, o mexicano levou a melhor. Com a experiência de já ter sido indicado com “Babel” e também por Melhor Filme Estrangeiro com “Biutiful”, Iñarittu fortalece o hall de diretores latinos em Hollywood. Com razão, uma vez que o apuro técnico de “Birdman” encontra abrigo em seus personagens tragicômicos e num roteiro que casa aspectos realistas a outros absolutamente fantasiosos com naturalidade. O domínio da condução de Iñarittu faz com que essa conquista seja mais que um simples ato político da academia ao premiar um não americano depois de ser tão criticada pela pouca representatividade das minorias na premiação.

Thiago Guedes: Apostei que Linklater levaria, mas não posso dizer que é injusta a vitória de Iñárritu. Birdman é um filme impactante de ritmo al-lu-ci-nan-te. Quanto ao “falso” plano sequência do filme, é verdade que existem cortes, mas ainda assim alguns takes levaram mais de 10 minutos para serem gravados. O trabalho do elenco (principalmente Michael Keaton, Edward Norton e Emma Stone) é simplesmente fantástico. Só um grande diretor poderia contar uma boa história combinando elementos tão difíceis.

==========================================================================

o jogo da imitação benedict cumberbatch

MELHOR ROTEIRO ADAPTADO – O JOGO DA IMITAÇÃO

Caio Pimenta: “O Jogo da Imitação” ganha seu prêmio de consolação no Oscar 2015. Assim como “A Teoria de Tudo”, roteiro do filme cumpre o que promete sem muito brilho. De qualquer maneira, melhor do que “Sniper Americano”, mas, pior que “Whiplash”.

Lucas Jardim: A gente acredita? Ainda não! Batendo de frente no favoritismo de Whiplash, O Jogo da Imitação leva Roteiro Adaptado e, de uma forma improvável, não sai da premiação de mãos abanando.

Renildo Rodrigues: Embora eu preferisse ver a complexidade moral de “Sniper Americano” ou – principalmente – o desvario criativo de “Vício Inerente” – o roteiro de “Jogo” tem o mérito de apresentar um personagem fabuloso, o matemático britânico Alan Turing, pioneiro da computação e figura-chave na vitória aliada na II Guerra, fazendo justiça à memória de um ser humano brilhante – e uma das vítimas mais tristes do preconceito no século passado.

=========================================================================

birdmanmovie

MELHOR ROTEIRO ORIGINAL – BIRDMAN

Diego Bauer: Deu Birdman! Superando o apontado como favorito para a categoria, O Grande Hotel Budapeste, Birdman mostra força, derrotando também Boyhood, e sedimenta a sua vitória na categoria principal. É um bom roteiro, mesmo que tenha mão pesada em alguns pontos.

Gabriel Oliveira: Parece que a vibe metalinguística de Birdman conquistou mesmo a Academia. A indústria viu na história de ressurreição de Michael Keaton (quer dizer, Riggan Thomson) e nos egos, paranoias e estrelismos dos personagens secundários um reflexo e uma sátira de si mesma. Uma pena para Wes Anderson, que podia enfim ter levado uma estatueta pra casa por O Grande Hotel Budapeste.

Ivanildo Pereira: Birdman, um roteiro escrito a quatro mãos, ganha o Oscar na categoria original. O diretor Iñarritú e seus colaboradores criaram uma ideia maluca que serve como reflexão sobre o estado do cinema atual. É um roteiro inventivo e diferente do que se vê normalmente. Além disso, apela à indústria. Não era meu favorito na categoria – era Hotel Budapeste – mas é um bom trabalho.

===========================================================

2920667_orig

HOMENAGEM À NOVIÇA REBELDE COM LADY GAGA

O grande homenageado da cerimônia é talvez o último musical clássico do cinema. “A Noviça Rebelde”, que acaba de se tornar cinquentão, é o último suspiro de um gênero que rendeu ao cinema, especialmente nos anos 1930, quando alegrou as vidas de milhares de vítimas da Depressão, algumas de suas sequências mais antológicas. Com um score repleto de clássicos, como “My Favorite Things”, que ganhou uma versão inesquecível da lenda do jazz John Coltrane, e “The Sound of Music”, mais a presença luminosa da protagonista Julie Andrews, “Noviça” marca também a última parceria da maior dupla da Broadway, Richard Rodgers e Oscar Hammerstein. Com uma apresentação grandiosa de Lady Gaga, recém-saída de um disco de homenagens aos grandes musicais, “Noviça” se revela tão belo – e quase tão novo – como há cinquenta anos atrás.

por Renildo Rodrigues

======================================================================

o grande hotel budapeste ralph fiennes

MELHOR TRILHA SONORA – O GRANDE HOTEL BUDAPESTE

Alexandre Desplat, depois de concorrer oito vezes, finalmente deu um jeito de levar uma estatueta para casa. Sua trilha romântica e cheia de energia deu boa parte do charme de Grande Hotel Budapeste.

por Lucas Jardim

=======================================================================

11015748_10205081284810745_1427432153_n

José Wilker no Oscar!
Pelo menos, na zueira da internet.

=================================================================

sorteio gravidade

SORTEIO – GRAVIDADE

A vencedora do sorteio do Cine Set feito através do site Random.org foi Pete Keila.

Entraremos em contato com você nesta segunda-feira para combinar a entrega do prêmio.

Parabéns, Pete!

=========================================================================

selma martin luther king david oyelowo ava duvernay

MELHOR CANÇÃO ORIGINAL – GLORY, DE SELMA

Já premiada no Globo de Ouro e franca favorita, a canção une o astro do R&B Legend a um dos nomes mais interessantes do hip-hop atual, Common, num dueto que bebe da tradição spiritual – as canções de louvor dos escravos americanos, que deram origem ao gospel. Unindo tradição e modernidade, “Glory” é o complemento ideal à mensagem de justiça racial do filme de Ava DuVernay, infelizmente tão relevante hoje quanto no tempo de Martin Luther King.

por Renildo Rodrigues

==========================================================================

11006142_10205081227969324_1884336438_n

Sheislane arrasando na festa do Oscar 2015!
#ZUEIRANEVERENDS

===========================================================================

o-EDWARD-SNOWDEN-facebook

MELHOR DOCUMENTÁRIO – CITIZENFOUR

==========================================================================

B-f4gdhIIAAvebl

QUEM NÃO TEM OSCAR CAÇA COM LEGO – EMMA STONE NO OSCAR

==========================================================================

whiplash

MELHOR MONTAGEM – WHIPLASH

Deu zebra! O filme de Damien Chazelle, com montagem de Tom Cross, desbanca Boyhood na premiação. Inspirada em Operação França, a edição de Cross é responsável por imprimir um ritmo ágil ao longa e um sentido de urgência aos números musicais, em especial à ótima sequência final com o embate entre os personagens de J.K. Simmons e Miles Teller. Vitória merecida.

por Gabriel Oliveira

==========================================================================

ELA SORTEIO

SORTEIO – ELA

A vencedora do sorteio do Cine Set feito através do site Random.org foi Laís Rodrigues.

Entraremos em contato com você nesta segunda-feira para combinar a entrega do prêmio.

Parabéns, Laís!

======================================================================

Robin-Williams

IN MEMORIAM

Como todos sabemos, 2014 foi um ano de muitas mortes importantes no mundo do cinema, muitos talentos se foram, alguns de maneira bastante dolorosa, abrupta, deixando um vazio nos seus admiradores. Nomes como Robin Williams, Richard Attenborough, Ruby Dee, Mike Nichols, Lauren Bacall, Gabriel Garcia Márquez, Alain Resnais, Mike Nichols deixam um legado importante para o cinema.

por Diego Bauer

==========================================================================

PicMonkey Collage

VEJA A ORDEM DOS SORTEIOS DOS FILMES DO CINE SET

ELA

1) Laís Rodrigues

2) Jéssica Amorim

3) Petrick Costa

4) Bárbara Gonçalves

5) Larissa

6) Macário Carvalho

7) Pedro Barbosa

O GRANDE HOTEL BUDAPESTE

1) Thaís Luzia de Oliveira

2) Airton de Oliveira

3) Roberto Rodrigues

4) Camila Martins

5) Álvaro Raposo

6) André Maués

7) Jéssica Botelho

8) Ana Karoline

9) Laylon Morais

GRAVIDADE

1) Luiz Zogob

2) Juliana

3) Pete Keila

4) Daniel Nunes Santos

5 Roosevelt Jr.

6) Moacyr Massulo

=========================================================================

birdman (1)

MELHOR DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA – BIRDMAN

Conforme era esperado, o excepcional trabalho de Emmanuel Lubeski teve o devido reconhecimento, premiando assim um diretor de fotografia interessantíssimo, que neste filme foi além no uso da linguagem, realizando uma experimentação a ser observada por mais vezes. A fotografia de Ida foi a que mais me agradou dentre as indicadas, mas o prêmio para Lubeski também é merecido.

por Diego Bauer

=======================================================================

macguffilms_grand-budapest_mendels

MELHOR DIREÇÃO DE ARTE – O GRANDE HOTEL BUDAPESTE

Sem grandes surpresas, “O grande hotel Budapeste” vence na categoria de Melhor Direção de Arte. O trabalho impecável de Adam Stockhausen, cuja parceria com o diretor Wes Anderson também rendeu excelente resultado em “Viagem a Darjeeling” e “Moonrise Kingdom”, agora se consagra com a criação de um mundo peculiar, nos detalhes do hotel-título, na concepção de recriar diversos estereótipos visuais para o país em que se passa a trama e a adição do aspecto retrô a esse universo. Como em outros filmes de Anderson, o peso da direção de arte é um dos itens de maior impacto à obra, o que dá um destaque especial a essa vitória.

por Susy Freitas

==========================================================================

Big-Hero-6-Poster-Wallpaper-1280x720

MELHOR ANIMAÇÃO – OPERAÇÃO BIG HERO

A vitória de “Operação Big Hero” consolida o bom momento da Disney na animação. Depois de viver anos à sombra da Pixar, o estúdio retornou com força em 2014 com “Frozen”. Com essa segunda estatueta consecutiva, a parceria com a Marvel iniciada aqui pode se fortalecer. Quanto ao filme em si, “Operação Big Hero” é uma animação correta e divertida. Não acrescenta nada para quem assistir, mas vale a pena. Ausência de “Uma Aventura Lego” enfraqueceu a corrida, nivelando a disputa por baixo.

por Caio Pimenta

=============================================================================

feast_a

MELHOR CURTA-METRAGEM DE ANIMAÇÃO – O BANQUETE

=============================================================================

interstellar_movie-wide

MELHORES EFEITOS VISUAIS – INTERESTELAR

Interestelar venceu o Oscar de Efeitos Visuais e curiosamente, o trabalho do filme não faz tanto uso de computação gráfica quanto os demais concorrentes. Várias técnicas foram usadas, e além disso o longa de Christopher Nolan tem prestígio frente aos demais candidatos de super-heróis. Meu favorito era Planeta dos Macacos: O Confronto, mas o Oscar de Interestelar até que está em boas mãos.

por Ivanildo Pereira

================================================================================

MOMENTO CONSTRANGEDOR DO OSCAR 2015 – NEIL PATRICK HARRIS DE CUECA

O que a gente não faz na vida para pagar as contas?

============================================================================

VIDEOCAST OSCAR 2015

Susy Freitas, Caio Pimenta e Lucas Jardim analisam a vitória de Patrícia Arquette na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante por Boyhood no Oscar 2015.

==========================================================================

boyhoodarquette

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE – PATRICIA ARQUETTE, POR “BOYHOOD”

Camila Henriques: Surpresa! Mentira, não foi nada chocante ver Patricia Arquette no palco do Oscar depois de uma temporada que lhe rendeu Globo de Ouro, SAG, Bafta, Independent Spirit e uma penca de prêmios da crítica – inclusive um de atriz principal do LAFCA. O trabalho da veterana é justamente reconhecido em uma categoria de nomes conhecidos em atuações boas, mas que não chegaram a ameaçar o favoritismo de Arquette. Vinda de uma família de atores, ela se dividiu entre filmes independentes e trabalhos na televisão nos últimos anos (chegou a vencer um Emmy por ‘Medium’ e ser indicada ao SAG junto ao elenco de ‘Boardwalk Empire). Caso Birdman confirme os prognósticos e leve diretor e ator, pode ser o único prêmio ‘grande’ de “Boyhood” na cerimônia.

Diego Bauer: Permanecer ligada a um projeto por 12 anos, mantendo foco e concentração naquelas semanas específicas, criando nuances interessantes em um personagem que já é muito rico, e ver a maneira como a passagem dos anos muda de maneira decisiva a nossa impressão sobre o trabalho, faz com que a atuação de Arquette fique ainda mais marcante na nossa memória, e este prêmio é uma boa maneira de reconhecer esta performance histórica.

Thiago Guedes: Talvez o prêmio mais óbvio desse Oscar. Patricia Arquette mereceu a estatueta mesmo não tendo uma atuação sensacional em Boyhood. A atriz esteve muito bem no filme e isso fica claro na sequência final, quando ela faz um desabafo ao filho interpretado por Ellar Coltrane, porém Patricia Arquette não teve concorrência nesse ano. Meryl Streep foi responsável por um bom trabalho em Caminhos da Floresta, mas nada no padrão de qualidade já exibido por ela. Outros nomes como Emma Stone de Birdman, até chamam atenção, mas nada que será lembrado daqui a alguns anos.

===========================================================================

sniper americano clint eastwood bradley cooper

MELHOR EDIÇÃO DE SOM – SNIPER AMERICANO 

O Oscar adora premiar filmes de guerra nas categorias de som (2). Mais uma forma de reconhecer o trabalho e o sucesso de “Sniper”.

por Camila Henriques

========================================================================

whiplash

MELHOR MIXAGEM DE SOM – WHIPLASH

Com poucos recursos, a equipe de “Whiplash” conseguiu nos colocar como ‘roadies’ da bateria frenética de Miles Teller, do jazz nervoso da orquestra comandada por JK Simmons e dentro da cabeça do protagonistas na espetacular cena do acidente. Vitória justa para um filme que tem na mixagem de som quase que um personagem.

por Camila Henriques

==========================================================================

O Grande Hotel Budapeste

MAIS 30 MINUTOS PARA VOCÊ GANHAR PRÊMIOS NO CINE SET!

O sorteio do Cine Set para premiar os leitores será da seguinte maneira:

– escreva na área de comentários da cobertura em tempo real do site do Cine Set qual filme você quer ganhar;

– o Cine Set vai enumerar uma lista dos leitores a partir dos comentários. O primeiro a solicitar “Ela” será numerado como um, assim como para “Gravidade” e “O Grande Hotel Budapeste”.

– às 0h00 (hora de Brasília) fechamos a lista e divulgamos a numeração para cada sorteio.

– em seguida, faremos um sorteio através do Random.org e anunciaremos os vencedores.

Atenção:

– Ela (Blu-Ray)
– O Grande Hotel Budapeste (Blu-Ray)
– Gravidade (DVD)

================================================================

Crisis-Hotline-Veterans-Press-1-20131

MELHOR DOCUMENTÁRIO EM CURTA-METRAGEM – CRISIS HOTLINE: VETERANS PRESS I

=========================================================

THE_PHONE_CALL_still

MELHOR CURTA-METRAGEM – Phone Call

=============================================================

Ida Pawel Pawlikowski

MELHOR FILME ESTRANGEIRO – IDA (POLÔNIA)

A beleza estética da fotografia excepcional da dupla Ryszard Lenczewski e Lukasz Zal e o pesado tema sobre os traumas da Segunda Guerra Mundial dão o primeiro Oscar da história do cinema da Polônia. “Ida” enfrentou a forte concorrência dos excelentes “Leviatã” (Rússia) e “Relatos Selvagens” (Argentina) em uma das disputas mais acirradas da categoria do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro dos últimos anos. Apesar de preferir o argentino, não dá para dizer se tratar de uma injustiça.

por Caio Pimenta

===============================================================================

gravidade sandra bullock alfonso cuarón

GANHE PRÊMIOS NO CINE SET!

Quer ganhar “Ela”, “O Grande Hotel Budapeste” e “Gravidade” nesta noite de Oscar?

O sorteio do Cine Set para premiar os leitores será da seguinte maneira:

– escreva na área de comentários da cobertura em tempo real do site do Cine Set qual filme você quer ganhar;

– o Cine Set vai enumerar uma lista dos leitores a partir dos comentários. O primeiro a solicitar “Ela” será numerado como um, assim como para “Gravidade” e “O Grande Hotel Budapeste”.

– às 23h30 (hora de Brasília) fechamos a lista e divulgamos a numeração para cada sorteio.

– em seguida, faremos um sorteio através do Random.org e anunciaremos os vencedores.

Atenção:

– Ela (Blu-Ray)
– O Grande Hotel Budapeste (Blu-Ray)
– Gravidade (DVD)

=====================================================================

budapestetilda

MELHOR MAQUIAGEM E PENTEADO – O GRANDE HOTEL BUDAPESTE

Líder de indicações junto a “Birdman”, o trabalho de Wes Anderson domina, como esperado, as categorias de ‘craft’. Os filmes do diretor sempre contam com um trabalho técnico apurado, que vai da simetria do design de produção aos figurinos, que se complementam como se tivessem sido pintados por um artista. A maquiagem e o ‘hairstyling’ também cabem nesse trabalho cuidadoso. Dessa vez, ele colocou Tilda Swinton numa máquina do tempo e nos trouxe uma mulher de mais de 80 anos! Se isso não vale nenhum Oscar, então não sei de nada.

por Camila Henriques

============================================================================

budapeste2

MELHOR FIGURINO – O GRANDE HOTEL BUDAPESTE

Dentre as categorias técnicas, talvez essa seja uma das mais importantes para essa obra específica, uma vez que Wes Anderson dá aos aspectos visuais o destaque maior em seus filmes. No caso de “O grande hotel Budapeste”, o figurino de Milena Canonero dá a tônica da noção de família dos empregados do hotel, frisa a hierarquia dos personagens principais nessa comunidade (do chapéu do Lobby Boy ao terno impecável de seu superior) e coloca empregados e hóspedes os seus devidos lugares, assim como os vilões, tudo isso de maneira muito lógica dentro do universo de fantasia de Anderson. Se pararmos para relembrar da parceria de Canonero com Stanley Kubrick (outro obcecado pelos aspectos visuais de sua fimografia) em “Laranja Mecânica”, “Barry Lyndon” e “O iluminado”, a escolha de Anderson por essa figurinista se torna ainda mais óbvia.

por Susy Freitas

Milena Canonero, indicada este ano na categoria figurino por O Grande Hotel Budapeste, começou sua carreira trabalhando para ninguém menos que Stanley Kubrick. Ela já ganhou o premio da Academia 3 vezes, por Barry Lyndon (1975) de Kubrick, Carruagens de Fogo (1981) e Maria Antonieta (2006).

por Ivanildo Pereira

=====================================================================

 

 VIDEOCAST – MELHOR ATOR COADJUVANTE

Camila Henriques, Caio Pimenta e Gabriel Oliveira analisam vitória de J.K Simmons por “Whiplash”.

============================================================================

Whiplash-2667.cr2

MELHOR ATOR COADJUVANTE – J.K SIMMONS, POR WHIPLASH

Lucas Jardim: Não tinha pra ninguém! JK Simmons tem um momento de consagração tardio na carreira em um papel fantástico como o antagonista de Whiplash. Seu desempenho no papel acabou com a concorrência. Prêmio merecido.

Renildo Rodrigues: Desculpem o jargão, mas… barbada! Ao dar vida ao complexo, intenso, ao mesmo tempo doce e irascível professor de música Terence Fletcher, que leva o discípulo Andrew (Miles Teller) à loucura em sua busca por transformá-lo no “próximo Charlie Parker”, Simmons dá a melhor performance de uma carreira marcada por atuações formidáveis, mas injustiçada pela idade e pela falta de apelo galã. Talvez a premiação mais justa da noite.

Susy Freitas: J.K. Simmons arrasou durante toda a temporada de premiações: Globo de Ouro, Screen Actors Guild Awards, BAFTA e prêmios de associações de críticos de uma costa a outra dos EUA. Sua escolha como o melhor do ano era praticamente inevitável; trata-se de um daqueles casos em que o Oscar não traz surpresa alguma. Isso, porém, não se reflete negativamente, uma vez que o ator construiu uma intensidade tão impactante para o personagem do rígido professor de música que todos os pontos que poderiam mantê-lo fora da disputa do Oscar (não ser um ator tão conhecido ou dentro dos padrões de beleza hollywoodianos, dentre outros) simplesmente não importam.

=======================================================================

The 85th Academy Awards® will air live on Oscar® Sunday, February 24, 2013.

COMEÇOU O OSCAR 2015!

========================================================================

rogerdeakins

O AZARADO

Perder no Oscar faz parte do jogo. Stanley Kubrick, Alfred Hitchcock, Charlie Chaplin que o digam. Porém, para alguns sujeitos, a derrota começa a virar motivo de zoação. Leonardo DiCaprio, por exemplo, sabe muito bem disso: em 2014, após perder a estatueta de Melhor Ator para Matthew McConaughey, o astro de “O Lobo de Wall Street” se tornou alvo de memes dos mais diversos sobre o pé-frio dele com a Academia.

DiCaprio está longe de ser o mais azarado em se tratando de Oscar. A cerimônia deste ano, por exemplo, tem um sujeito que pode muito bem ilustrar esse drama: Roger Deakins.

Deakins é um dos mais celebrados diretores de fotografia da atualidade, com parceiros como Joel e Ethan Coen e Sam Mendes. Porém, o Oscar não é uma festa generosa com este britânico. Indicado 13 vezes na categoria de Fotografia, ele saiu de mãos vazias em todas as vezes. Mesmo trabalhos excepcionais como “Fargo” e “O Homem Que Não Estava Lá” terminaram sem sucesso na premiação.

A Academia já utilizou de expedientes máximos de zoação com Roger Deakins: na edição de 2008, ele teve dupla indicação com os filmes “O Assassinato de Jesse James Pelo Covarde Robert Ford” e “Onde os Fracos Não Tem Vez”. Resultado: Oscar para Robert Elswit por “Sangue Negro”.

A cerimônia desse ano não deve ser diferente: indicado por “Invencível”, Roger Deakins tem poucas chances de bater o favorito Emmanuel Lubezski em “Birdman”. Será a segundo derrota consecutivo para o mexicano que ganhou em 2014 por “Gravidade”, enquanto o britânico concorria com “Os Suspeitos”.

Chá de paciência para você, Roger Deakins!

=======================================================================

oscar-statues1

CURIOSIDADES DO OSCAR

  • A selfie tirada do Oscar 2014 foi a imagem mais retuitada, atingindo 3.4 milhões de compartilhamentos.
  • Cerca de 70% de todos os filmes eleitos como o melhor do ano nos Oscars têm mais de duas horas de duração.
  • Em média, um anúncio a ser exibido nos intervalos da transmissão do Oscar custam quase 2 milhões de dólares.
  • Liza Minelli é a única vencedora do Oscar cujos pais, o diretor Vincent Minelli e a atriz Judy Garland, também ganharam Oscars.
  • Halle Berry foi a primeira afro-americana a ganhar o prêmio de Melhor Atriz, no Oscar 2002.
  • A figurinista Edith Head é uma das mulheres que mais ganharam Oscars em sua carreira. Na ala masculina, o título pertence à Walt Disney.
  • Quando Gwyneth Paltrow ganhou o Oscar de Melhor Atriz em 1999, ela disse “Obrigado” 23 vezes em seu discurso. Quando Alfred Hitchcock recebeu seu único Oscar pelo conjunto da obra em 1968, ele disse apenas uma palavra em seu discurso: “Obrigado”.

==========================================================================

PicMonkey Collage

OSCAR 2015 – TAPETE VERMELHO

J.K Simmons, Scarlett Johansson e Rita Ora

==========================================================================

PicMonkey Collage

CONVIDADO ESPECIAL – THIAGO GUEDES

Thiago Guedes é o convidado especial do Cine Set no Oscar 2015. Repórter da TV Amazonas, emissora filiada da Rede Globo no estado, ele vai comentar as principais categoria da maior festa do cinema em videocasts e textos especiais durante toda a cerimônia.

A relação de Thiago Guedes com a equipe do Cine Set começou em 2007. Então estudante do curso de Relações Públicas da Universidade Federal do Amazonas, ele atuou como apresentador e videorrepórter do programa televisivo Set Ufam. Durante o período em que esteve na atração exibida na TV UFAM, Thiago participou da cobertura de três edições do Amazonas Film Festival.

Com o término do programa na TV UFAM em 2010 após 40 edições, o Set Ufam migrou para internet em um blog. Dali, o projeto se desenvolveu a ponto de chegar ao Portal D24AM, onde conseguiu altos índices de audiência como, por exemplo, mais de 300 mil acessos na cobertura do Oscar 2014.

Com o site independente inaugurado em setembro de 2014, o Cine Set conta com a presença de Thiago Guedes nessa cobertura do Oscar como uma forma de agradecimento por todo o apoio durante o período do Set Ufam e serve também de homenagem a todos aqueles que um dia estiveram na equipe, colaborando para que estivéssemos com o site se consolidando cada vez mais.

==============================================================================

blockbuster

BRIGA DE BLOCKBUSTERS

Se o Oscar não vem sendo muito generoso com os blockbusters nas categorias principais como filme, direção e atuação, o mesmo não se pode dizer nas questões técnicas. Lá, as superproduções dominam, garantindo presença na maior festa do cinema mundial.

O caso mais latente entre todos está na categoria de Melhores Efeitos Visuais. Disputa está entre “X-Men – Dias de um Futuro Esquecido”, “Guardiões da Galáxia”, “Planeta dos Macacos: O Confronto”, “Interestelar” e “Capitão América 2 – Soldado Invernal”.

Mesmo sem repetir o sucesso de “A Origem”, Christopher Nolan conseguiu levar “Interestelar” a cinco indicações no Oscar 2015: Melhores Efeitos Visuais, Edição de Som, Trilha Sonora, Direção de Arte e Mixagem de Som.

===========================================================================

PicMonkey Collage

OSCAR 2015 – TAPETE VERMELHO

Cate Blanchett, Julianne Moore e Chloe Grace Moretz

===========================================================================

manaus

MANAUS SEM OSCAR

Os cinéfilos de Manaus tiveram que fazer muito download ou aproveitar viagens para outras cidades brasileiras para poder acompanhar os filmes indicados ao Oscar 2015. Das oito produções indicadas ao Oscar de Melhor Filme, somente “Sniper Americano” e “O Jogo da Imitação” conseguiram entrar em cartaz nas salas de exibição da capital amazonense.

“Boyhood”, “Birdman”, “O Grande Hotel Budapeste”, “A Teoria de Tudo”, “Selma” e “Whiplash” não tiveram vez nos cinemas das redes Cinépolis, Cinemark, Kinoplex, Playarte e Cine Araújo. A expectativa agora é saber se com a vitória no Oscar algum desses filmes terão estreia tardia como aconteceu em 2014 com “12 Anos de Escravidão”.

Essa foi a maior ausência de indicados ao Oscar de Melhor Filme nos cinemas de Manaus desde o início dos anos 2000. A lista completa você confere nessa matéria especial do Cine Set.

==========================================================================

RACISMO E MACHISMO NO OSCAR

Camila Henriques, Caio Pimenta e Gabriel Oliveira analisam as polêmicas do Oscar 2015.

=====================================================================

streepstone

ESTREANTES E EXPERIÊNCIA

As categorias do Oscar 2015 de Melhor Diretor e atuações trazem novos e veteranos rostos dentro da disputa. Se a onipresente Meryl Streep chega à 19ª indicação pelo musical “Caminhos da Floresta”, muita gente está tendo a chance pela primeira vez.

Na categoria de direção, Richard Linklater (“Boyhood”), Wes Anderson (“O Grande Hotel Budapeste”) e Morten Tyldum (“O Jogo da Imitação”) são os estreantes. Exceto por Bradley Cooper (“Sniper Americano”), todos os indicados a Melhor Ator são novatos no Oscar: Eddie Redmayne (“A Teoria de Tudo”), Michael Keaton (“Birdman”), Benedict Cumberbatch (“O Jogo da Imitação”) e Steve Carell (“Foxcatcher”). Rosamund Pike (“Garota Exemplar”) e Felicity Jones (“A Teoria de Tudo”) conseguiram a primeira indicação ao Oscar neste ano.

Favorito para levar a estatueta, J.K Simmons (“Whiplash”) é o único estreante entre os indicados ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante. Emma Stone (“Birdman”) e Patricia Arquette (“Boyhood”) disputam a estatueta da Academia pela primeira vez.

Veja a lista dos diretores e atores com a quantidade de indicações ao Oscar:

Meryl Streep – 19 indicações (3 vitórias)

Robert Duvall – 7 indicações (1 vitória)

Julianne Moore – 5 indicações

Edward Norton – 3 indicações (1 vitória)

Bennett Miller, Bradley Cooper – 3 indicações

Marion Cotillard, Reese Witherspoon – 2 indicações (1 vitória cada)

Alejandro González Iñarritu, Ethan Hawke, Keira Knightley, Laura Dern, Mark Ruffalo – 2 indicações

Benedict Cumberbatch, Eddie Redmayne, Emma Stone, Felicity Jones, J.K Simmons, Michael Keaton, Morten Tyldum, Patricia Arquette, Richard Linklater, Rosamund Pike, Steve Carell, Wes Anderson – 1 indicação

====================================================================

PicMonkey Collage

OSCAR 2015 – TAPETE VERMELHO

David Oyelowo, Rosamund Pike e Laura Dern

=========================================================================

SAFRA 2015 – BOA OU RUIM?

Thiago Guedes, Caio Pimenta, Ivanildo Pereira e Susy Freitas comentam sobre a qualidade dos indicados a Melhor Filme do Oscar 2015.

==============================================================================

oscar

TAXA DE ACERTO

Prever os vencedores do Oscar não chega a ser uma tarefa difícil quando se chega na noite de premiação. Com tantos prêmios de sindicatos e um corpo votante muitas vezes semelhante ao da Academia de Hollywood, há uma série de indicativos para prever quem está forte na corrida rumo à estatueta dourada.

Sindicatos de Atores, Produtores, Diretores e Roteiristas, o Globo de Ouro, Bafta possuem diferentes margens de acertos nas principais categorias do Oscar, porém, servem como boas prévias do que poderemos ver na noite da maior festa do cinema mundial.

O Cine Set traz um levantamento dos principais prêmios com as vitórias no Oscar nesses anos 2000:

Melhor Filme

Bafta – 60% (9 de 15 acertos)

DGA – 80% (12 de 15 acertos)

Globo de Ouro – 60% (9 de 15 acertos)

PGA – 73% (11 de 15 acertos)

SAG – 53% (8 de 15 acertos)

Melhor Diretor

Bafta – 46% (7 de 15 acertos)

DGA – 80%  (12 de 15 acertos)

Globo de Ouro – 53% (8 de 15 acertos)

Melhor Ator

Bafta – 60% (9 de 15 acertos)

Globo de Ouro – 80% (12 de 15 acertos)*

SAG – 80% (12 de 15 acertos)

Melhor Atriz

Bafta – 60% (9 de 15 acertos)

Globo de Ouro – 80% (12 de 15 acertos)*

SAG – 66% (10 de 15 acertos)

*Globo de Ouro possui categorias de Melhor Atuação em Drama e Comédia/Musical. Chances de acertar são maiores.

=============================================================================

o-BOYHOOD-facebook

BILHETERIAS DOS INDICADOS A MELHOR FILME NO OSCAR 2015 NOS EUA

O Oscar 2015 não traz grandes sucessos de bilheterias. Exceto por “Sniper Americano”, nenhum das produções indicadas a Melhor Filme conseguiu ultrapassar a marca de US$ 100 milhões. Caso se some o faturamento de todos os indicados, a quantia fica em US$ 613 milhões, sendo mais da metade apenas do longa dirigido por Clint Eastwood.

Os favoritos da noite, “Boyhood” e “Birdman”, por exemplo, não alcançaram nem US$ 40 milhões. Caso um dos dois vença a estatueta de Melhor Filme, será o ganhador com a mais baixa bilheteria desde “Guerra ao Terror”. Longa dirigido por Kathryn Bigelow arrecadou apenas US$ 17 milhões.

Para efeito de comparação, “12 Anos de Escravidão” arrecadou US$ 54 milhões, Argo mandou bem com US$ 136 milhões, “O Artista” teve um desempenho médio de US$ 44 milhões, “O Discurso do Rei” teve o melhor faturamento: US$ 138 milhões.

Veja as bilheterias dos indicados ao Oscar 2015 de Melhor Filme:

Sniper Americano – US$ 319 milhões

O Jogo da Imitação – US$ 83 milhões

O Grande Hotel Budapeste – US$ 59 milhões

Selma – US$ 48 milhões

Birdman – US$ 36 milhões

A Teoria de Tudo – US$ 33 milhões

Boyhood – US$ 25 milhões

Whiplash – US$ 10 milhões

===========================================================================

PicMonkey Collage

TAPETE VERMELHO DO OSCAR 2015

Marion Cotillard, Richard Linklater e Ethan Hawke, Michael Keaton

========================================================================

FAVORITOS DAS ATUAÇÕES

Susy Freitas, Caio Pimenta e Lucas Jardim analisam as principais categorias do Oscar 2015!

========================================================================

PicMonkey Collage

OSCAR 2015 – TAPETE VERMELHO

Anna Kendrick, Dakota Johnson e Patricia Arquette

==========================================================================

lubezski

DOMÍNIO DA AMÉRICA LATINA!

Muito se fala da possível segunda vitória mexicana na categoria de Melhor Diretor no Oscar. Alfonso Cuáron levou a estatueta em 2014 por “Gravidade” e Alejandro González Iñarritu pode ser o próximo por “Birdman”.

Mas há uma categoria que a América Latina vem dominando nos últimos anos: direção de fotografia.

O chileno Claudio Miranda levou a estatueta pelo trabalho dele em “As Aventuras de Pi” em 2013. Já o mexicano Emmanuel Lubezski ganhou o Oscar de Melhor Fotografia por “Gravidade” na cerimônia de 2014. Ainda neste anos 2000, o também mexicano Guillermo Navarro venceu pelo filme “Labirintos do Fauno” em 2006.

Lubezski entra no Oscar 2015 como favorito na disputa pela cuidadosa construção dos planos-sequências de “Birdman”. O mexicano já venceu o prêmio do sindicato do setor, o Spirit Independent Awards e o Bafta.

Esta é a sétima indicação dele na categoria: “A Princesinha” (1995), “A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça” (1999), “Boa Noite, Boa Sorte” (2005), “Filhos da Esperança” (2006), “A Árvore da Vida” (2011), “Gravidade” (2014) e “Birdman” (2015).

=============================================================================

Her

GANHE PRÊMIOS NO CINE SET!

Quer ganhar “Ela”, “O Grande Hotel Budapeste” e “Gravidade” nesta noite de Oscar?

O sorteio do Cine Set para premiar os leitores será da seguinte maneira:

– escreva na área de comentários da cobertura em tempo real do site do Cine Set qual filme você quer ganhar;

– o Cine Set vai enumerar uma lista dos leitores a partir dos comentários. O primeiro a solicitar “Ela” será numerado como um, assim como para “Gravidade” e “O Grande Hotel Budapeste”.

– às 23h30 (hora de Brasília) fechamos a lista e divulgamos a numeração para cada sorteio.

– em seguida, faremos um sorteio através do Random.org e anunciaremos os vencedores.

Atenção:

– Ela (Blu-Ray)
– O Grande Hotel Budapeste (Blu-Ray)
– Gravidade (DVD)

=========================================================================

sniper americano clint eastwood bradley cooper

PIRATARIA DE OSCAR

As indicações ao Oscar levam milhões de pessoas no mundo inteiro a uma corrida para assistir os principais concorrentes da maior festa do cinema mundial. Muita gente opta por ver essas produções no conforto de suas casas a partir de downloads feitos pela Internet.

“Sniper Americano” foi o mais procurado pelo público neste ano com 5,5 milhões de downloads. Filme foi seguido de “Birdman” (3,9 milhões), “A Teoria de Tudo” (3,4 milhões), “Garota Exemplar” (2,5 milhões), “O Jogo da Imitação” (2,3 milhões), “Whiplash” (1,6 milhão) e “Boyhood” (1,3 milhão).

Segundo a Variety, os estúdios de Hollywood estimam prejuízos de US$ 40 milhões causados pelos downloads ilegais. O Brasil está na lista dos 10 países com maior número de pessoas que baixam os filmes ao lado dos EUA (primeiro colocado do ranking), Rússia, Itália, Reino Unido, Índia, Austrália, Espanha, Coréia do Sul, Canadá e Holanda.

========================================================================

Birdman X Boyhood – Quem Leva o Oscar 2015?

Caio Pimenta e Ivanildo Pereira comentam ao lado do convidado especial, Thiago Guedes.

======================================================================

musicapop

MÚSICA BOA NO OSCAR!

Não apenas de cinema vive o Oscar.

Com uma safra de filmes pouco populares, a Academia de Ciências Cinematográficas de Hollywood resolveu investir em artistas da música para atrair a audiência. Presença de estrelas pop e atores cantando serão atrativos para afastar o tédio da cerimônia e atrair o público jovem.

Lady Gaga será um desses destaques. Cantora conhecida por sucessos como “Bad Romance” e “Poker Face” vai fazer um número especial e ainda não revelado pela Academia. Vocalista do Maroon 5, Adam Levine vai defender a música “Lost Stars” na briga de Melhor Canção Original pelo filme “Mesmo Se Nada Der Certo”.

Outro nome que vai subir ao palco para brigar pela estatueta de Melhor Canção Original será John Legend. O cantor será o intérprete de “Glory”, música do filme “Selma” e favorita ao prêmio. Já a polêmica Rita Ora vai apresentar “Grateful” do longa “Além das Horas”.

Depois de mostrar os dotes musicais em “Caminhos da Floresta”, Anna Kendrick vai soltar a voz em uma performance especial no Oscar 2015. Já o comediante Jack Black terá uma participação especial na cerimônia e deve divertir o público com seu humor politicamente incorreto.

========================================================================

PicMonkey Collage

NOITE DE PRÊMIOS NO CINE SET

Não serão apenas as estrelas de Hollywood com a chance de ganhar prêmios nesta noite. Você, leitor do Cine Set, pode concorrer a três grandes filmes indicados ao Oscar recentemente. Saiba quais os grandes sucessos que você pode ganhar:

– Ela
– O Grande Hotel Budapeste
– Gravidade

Daqui a pouco você saberá como concorrer para ganhar!

========================================================================

Oscar2014_winners

LISTA DE APRESENTADORES DO OSCAR 2015

O Oscar busca um chamariz para atrair a audiência do público na lista de apresentadores. Os nomes mais populares da indústria do cinema se aliam com astros do passado no anúncio dos vencedores ou de números musicais especiais.

Em 2015, a Academia de Ciências Cinematográficas de Hollywood terá um time de peso para manter a tradição. Como tradição, os vencedores das categorias de atuação do ano anterior vão anunciar os indicados e ganhadores desse ano. Matthew McConaughey, Cate Blanchett, Lupita Nyong´o e Jared Leto estão confirmados na cerimônia.

Veja os demais apresentadores do Oscar 2015:

Marion Cotillard
Benedict Cumberbatch
Meryl Streep
Oprah Winfrey
Reese Witherspoon
Scarlett Johansson
Zoe Saldana
Octavia Spencer
Josh Hutcherson
Jennifer Aniston
Sienna Miller
David Oyelowo
Chris Pratt
John Travolta
Kerry Washington
Ben Affleck
Jessica Chastain
Viola Davis
Kevin Hart
Shirley Maclaine
Chris Pine
Miles Teller
Naomi Watts
Chiwetel Ejiofor
Chris Evans
Dakota Johnson
Jennifer Lopez
Eddie Murphy
Chloe Grace Moretz
Margot Robbie
Jason Bateman
Idris Elba
Nicole Kidman
Liam Neeson
Channing Tatum
Ansel Elgort
Gwyneth Paltrow
Terrence Howard
Felicity Jones

==========================================================================

neil

O ANFITRIÃO

Apresentar o Oscar já é uma tarefa difícil por natureza. Que o digam Anne Hathaway e James Franco após a desastrosa cerimônia de 2011. Fazer isso depois do sucesso estrondoso de Ellen DeGeneres no ano passado com direito a pizza e a selfie mais famosa da história faz tudo ser ainda mais complicado.

Cabe a Neil Patrick Harris assumir a função de apresentador do Oscar 2015. Conhecido pela série “How I Met You Mother”, o ator tem experiência com a função: ele já apresentou o prêmio Emmy da TV, o qual ele já venceu, e o Tony Awards de teatro.

A Academia aposta no carisma e desenvoltura de Neil Patrick Harris para conseguir manter a audiência de 43,7 milhões de espectadores somente nos EUA obtida em 2014. O problema será a safra de filmes pouco populares (exceto o fenômeno de bilheteria “Sniper Americano”) se comparado ao ano passado quando o blockbuster “Gravidade” faturou sete estatuetas.

Principais piadas de Neil Patrick Harris devem girar em torno do caso do vazamento de dados da Sony, as críticas de “Birdman” à Hollywood, o tempo de duração das gravações de “Boyhood” e as acusações de racismo contra a Academia.

=======================================================================

=============================================================================

PicMonkey Collage

COMEÇA AGORA A COBERTURA EM TEMPO REAL DO OSCAR 2015 NO CINE SET!