Está chegando a época em que todos os cinéfilos começam a ficar inquietos, desesperados para ver todos os filmes e poder dar palpites para o Oscar. Ao mesmo tempo em que inicia a preparação psicológica para aguentar as 8 horas de cerimônia (brincadeirinha)… A essa altura do campeonato, já podemos relacionar alguns nomes que irão compor as várias listas de indicados. Então, vamos falar um pouco sobre as principais categorias…

Possíveis indicados ao Oscar 2016 - Melhor Filme

Melhor Filme

De acordo com as listas de fim de ano das várias associações de críticos, e também tomando por base as indicações ao Globo de Ouro – embora com um pé atrás, pois a Associação de Imprensa Estrangeira e a Academia tem suas divergências – alguns filmes já estão certos entre os indicados. Como Carol, baseado no livro de Patricia Highsmith e com Rooney Mara e Cate Blanchett nos papéis principais de uma história de amor lésbica nos EUA dos anos 1950; Spotlight: Segredos Revelados, com um grande elenco e um grande tema, duas coisas que o Oscar gosta; O Regresso, novo do Iñarritu depois da consagração de Birdman; Perdido em Marte, que aliou qualidade e sucesso de bilheteria; e Mad Max: Estrada da Fúria, o exercício de loucura e de ação de George Miller.

Não podemos esquecer também do amor da Academia por David O. Russell e Jennifer Lawrence, então Joy: O Nome do Sucesso deve emplacar uma indicação. Outro querido é o Tom Hooper, então A Garota Dinamarquesa é certo também.

Algumas incógnitas ainda persistem no restante das indicações: filmes como O Quarto de Jack, A Grande Aposta, Creed e Steve Jobs podem disputar as demais vagas – Jobs foi um fracasso de bilheteria e essa pode ser sua desvantagem.

A Academia também gosta de Quentin Tarantino, então Os Oito Odiados é outro que pode dar as caras entre os indicados. E não podemos subestimar a recente aceitação de Star Wars: O Despertar da Força.

Diretores

Acredito aqui que teremos um repeteco dos indicados ao Globo de Ouro: Todd Haynes por Carol; Tom McCarthy por Spotlight; Alejandro González Iñarritu por O Regresso; Ridley Scott por Perdido em Marte e George Miller por Mad Max: Estrada da Fúria. No entanto, se alguém puder surpreender e roubar alguma vaga desses aí, seriam David O’RussellTom Hooper, com Quentin Tarantino correndo por fora.

Atrizes

Aqui vem uma questão: o estúdio Weinstein Company vai tentar emplacar Rooney Mara como principal ou coadjuvante? No Globo de Ouro ela concorre como principal junto com Cate Blanchett, mas isso se repetirá no Oscar? A entrada dela vai determinar a força na categoria, pois as atrizes de Carol têm um favoritismo, mas podem acabar dividindo os votos na premiação final.

Enfim, para mim as indicadas deverão ser Blanchett, Mara, Jennifer Lawrence por Joy, Alicia Vikander por A Garota Dinamarquesa e a muito elogiada Brie Larson, por O Quarto de Jack. Eu não me importaria de ver Mara indo para coadjuvante e a sua vaga ser ocupada por Charlize Theron por Mad Max (posso sonhar, não posso?). Em todo caso, a veterana Charlotte Rampling, por 45 Years e a jovem Saoirse Ronan por Brooklyn também podem emplacar aqui.

Dentre as coadjuvantes, Vikander pode coroar seu ano aqui com mais uma indicação, pela ficção-científica Ex Machina. Jennifer Jason Leigh, aquela ótima e injustamente esquecida atriz dos anos 1990, deve emplacar a sua primeira, por Os Oito Odiados. E a elogiada e querida Kate Winslet deve conseguir uma também, por Steve Jobs. As outras duas vagas estão meio em aberto: caso Mara venha parar aqui, seria a quarta. Será que Kristen Stewart, pelo belo trabalho em Acima das Nuvens, consegue entrar aqui? Eu gostaria de ver isso.

Atores

Steve Jobs pode ter se dado mal nas bilheterias, mas isso não deve impedir a Academia de reconhecer o trabalho de Michael Fassbender. Matt Damon, por Perdido em Marte, e Eddie Redmaynepor A Garota Dinamarquesa, são outros que estão certos na categoria principal. Há uma vaga para ser disputada entre os atores de Spotlight  Michael Keaton ou Mark Ruffalo – pois não acredito que um deles ficará de fora. E a última vaga é do Leonardo DiCaprio, com certeza. Ele chega forte por O Regresso, também por causa das histórias da produção e do empenho do ator, já observado no trailer – será que as piadinhas entre DiCaprio e o Oscar vão enfim acabar?

E quanto aos coadjuvantes… Uma figura que o Globo de Ouro ignorou, mas que pode ser reconhecida pelo Oscar é o Tom Hardy, elogiado por seu desempenho frente a DiCaprio em O Regresso. E Idris Elba deve emplacar uma indicação histórica por seu desempenho em Beasts of No Nation, lançado principalmente no Netflix. Michael Shannon também recebeu muitos elogios por 99 Homes, e Mark Rylance pode seduzir a Academia com sua performance sutil em Ponte dos Espiões de Steven Spielberg. E a quinta vaga deve ficar com Sylvester Stallone, que repete seu querido papel de Rocky Balboa em Creed – deverá ser o favorito?

Roteiros

Na categoria roteiro original, há pelo menos três candidatos com mais força: os roteiros de Spotlight, o de Tarantino para Os Oito Odiados e o da animação Divertida Mente da Pixar – é muito difícil que estes três não estejam entre os cinco indicados. As outras duas vagas poderão ser disputadas pelos roteiros de Ponte dos Espiões (com os irmãos Coen entre os escritores) e de Joy (escrito por O’Russell). Mas o de Alex Garland para Ex Machina pode surpreender.

E na categoria roteiro adaptado, os mais fortes são os de Perdido em Marte, Carol e Steve Jobs, do já premiado pela Academia Aaron Sorkin. O Regresso deve emplacar mais uma aqui também, e a última vaga deve ser disputada pelos filmes A Grande Aposta, Anomalisa (a animação escrita pelo vencedor do Oscar Charlie Kaufman), O Quarto de Jack e Trumbo.


Animações

Essa categoria já tem Oscar certo: Divertida Mente foi um retorno da Pixar aos seus bons tempos, e a companhia pode até emplacar outra indicação com O Bom Dinossauro. Anomalisa de Kaufman também deve estar entre os cinco indicados.

Resultado de imagem para o filho de saul

Estrangeiros

O Brasil não conseguiu emplacar Que Horas Ela Volta? nesta categoria, apesar de alguma esperança. Quem chega com mais peso é mesmo Son of Saul, da Hungria – aliás, já parece o vencedor. O alemão Labirinto de Mentiras – curiosamente passou em Manaus! – deve estar entre os cinco, junto com o francês Mustang. Sinceramente, não faço ideia de quem pode ocupar as outras vagas.

É isso. As indicações serão anunciadas em 14 de janeiro. E que os filmes ainda inéditos aqui cheguem às telas de Manaus!