As indicações ao Oscar 2017 não chegaram a ser surpreendentes. Como grande parte das categorias já tinham nomes dados como certos e o amplo domínio de “La La Land – Cantando Estações”, a possibilidade de sustos era menor. Mas, mesmo assim, houve e o Cine Set traz uma lista com as cinco principais:

Mel Gibson1. Mel Gibson, por “Até o Último Homem”

A Academia de Hollywood adora uma história de superação. Por linhas tortíssimas, Mel Gibson cai muito bem nelas. Galã e astro do final dos anos 1980 e toda a década de 1990 cai em desgraça nos anos 2000. Por que não dar mais uma chance e mostrar o caminho ao astro? Como faltava um grande nome na categoria de Melhor Diretor e os outros candidatos – Garth Davis e David Mackenzie – são ainda muito jovens, ficou conveniente para o Oscar ressuscitar o Mad Max. Agora, fica a pergunta: ele vai tomar jeito?

Resultado de imagem para ruth negga loving
2. Ruth Negga, por “Loving”

Atuações mais comedidas não são o forte da Academia. Mesmo assim, Ruth Negga conseguiu a indicação ao Oscar barrando rivais de peso como Amy Adams e Annette Bening. Vale também ver como o Oscar tenta lutar contra as acusações de racismo, colocando atores negros em todas as categorias de atuação. Mudanças à vista em Hollywood ou apenas uma situação momentânea?

Resultado de imagem para Michael Shannon, por "Animais Noturnos"
3. Michael Shannon, por “Animais Noturnos”

Sem dúvida, Michael Shannon é um dos atores mais talentosos do cinema americano da atualidade e a segunda indicação da carreira (a primeira aconteceu em “Foi Apenas um Sonho”) trata-se de um reconhecimento de Hollywood a isso. Nem mesmo o Globo de Ouro dado a Aaron Taylor-Johnson iludiu a Academia na aposta certeira dentro do elenco de “Animais Noturnos” na categoria.

The Lobster4. “O Lagosta”

Sabe aquela que a indicação já é uma vitória? Este é o caso de “O Lagosta” na categoria de Melhor Roteiro Original. Sem a menor chance de competir com pesos-pesados como “Manchester à Beira-Mar” e “La La Land – Cantando Estações”, o filme de Yorgos Lanthimos conquista uma justa vaga entre os cinco finalistas derrubando rivais como “Jackie” e “Zootopia”.

Resultado de imagem para My Life as Zucchini
5. “My Life as Zucchini”

“My Life as Zucchini” é o “O Menino e o Mundo” do Oscar 2017. Vindo de um país tradicional na animação, mas, sem peso de grandes bilheterias, esta animação suíça conseguiu tirar a vaga do todo-poderoso “Procurando Dory”.  Ao lado do japonês “The Red Turtle”, a indicação mostra como a Academia está atenta ao que é feito no setor fora de Hollywood.

Resultado de imagem para 13 Horas - Os Soldados Secretos de Benghazi
Menção Honrosa: “13 Horas – Os Soldados Secretos de Benghazi”

Na boa, é muito muito muito estranho ver um filme de Michael Bay indicado ao Oscar. Tudo bem, pode ser nestas categorias técnicas, mas, não deixar de ser esquisito e você soltar um inevitável ‘Oi?!’ quando o filme dele é anunciado.