Confirmando as apostas da noite, “Pantera Negra” levou o prêmio de Melhor Figurino do Oscar 2019. A vitória marca a primeira conquista de Ruth E. Carter, responsável pelo setor no longa, a designer já havia sido indicada outras duas vezes por seus trabalhos em “Amistad” (1997) e “Malcolm X” (1992). Assim, após mais de duas décadas sem indicações, ganhou seu primeiro Oscar pelo trabalho no longa de Ryan Coogler.

Com a vitória de Melhor Figurino em Filme de Fantasia no Sindicato dos Figurinistas de Hollywood, o Costume Designers Guild Awards (CDGA) a repetição do feito no Oscar era considerada praticamente certa. Possuindo três categorias principais de melhor figurino (Filme de Época, Fantasia e Contemporâneo), a premiação do sindicato sempre aponta os favoritos para a Academia: nos últimos dez anos, cinco ganhadores do CDGA também levaram a melhor no Oscar. Além disso, o fato dos figurinos remeterem a trajes típicos africanos e conseguirem incorporar a proposta moderna do filme também foi essencial para destacar a produção entre seus concorrentes.

Mesmo sendo uma categoria bem disputada, acredito que “Pantera Negra” é a produção que mais agrega para a lista de ganhadores, principalmente devido a diversidade do filme ter sido considerada na idealização de seus figurinos. Este setor, como tantos outros do longa, é um resultado positivo do trabalho de Ryan Coogler na direção e seus esforços tornar seu filme único. Mesmo com uma boa concorrência, de “A Favorita” e até mesmo de “O Retorno de Mary Poppins”, a categoria recebe este ano um vencedor que agrega muito mais merecimento.

Dentre os ganhadores desde 2010, acredito que “Pantera Negra” poderia ficar perfeitamente na terceira posição atrás somente de “Trama Fantasma” (2018) e “Mad Max: Estrada da Fúria” (2016) na frente de competidores louváveis como “O Grande Hotel Budapeste” (2015). Deste hall de ganhadores, acho que os menos notáveis são “Alice no País das Maravilhas” (2011) e, principalmente, “Animais Fantásticos e Onde Habitam” (2017), o qual não ousou o quanto o filme lhe permitia.

VEJA MAIS FOTOS DO FIGURINO DE “PANTERA NEGRA”: