Caio Pimenta analisa a vitória de “1917” no Sindicato dos Diretores e dos Diretores de Fotografia, a conquista de Greta Gerwig com “Adoráveis Mulheres” no USC Script Awards e “Klaus” no Annie Awards.

Confirmando o favoritismo, Sam Mendes venceu o prêmio do Sindicato dos Diretores dos EUA. Com isso, “1917” acumula três vitórias importantíssimas nesta temporada de premiações: ganhou o Globo de Ouro dramático e também direção, faturou o PGA, o prêmio do Sindicato dos Produtores, e, agora, o DGA. O filme ainda grande chance de vencer o Bafta, no domingo, 2 de fevereiro, até porque é uma premiação britânica, chegando até a ter mais relação com a história do que os americanos teriam. 

O retrospecto histórico também está a favor de “1917”: desde a criação do evento, em 1949, em 89% das vezes, o ganhador do DGA coincidiu com o vencedor de Melhor Direção do Oscar. Já em Melhor Filme, a margem cai para ótimos 76%. Por outro lado, nos últimos anos, os resultados vêm sendo divergentes, incluindo, Alfonso Cuáron, duas vezes ganhador do DGA por “Roma” e “Gravidade”, mas, que perdeu o Oscar com os dois filmes, Damien Chazelle, de “La La Land”, e o Alejandro González Iñarritu, de “O Regresso”.  

Muito dessa divergência nos últimos anos se deve à mudança pelo sistema preferencial na votação de Melhor Filme. 

Como se ainda não bastasse o DGA, “1917” ainda venceu o prêmio do Sindicato dos Diretores de Fotografia com o Roger Deakins. Essa é a quinta vez que ele fatura o filme: as vezes anteriores foram com “Um Sonho de Liberdade”, “O Homem que não Estava Lá” e “Skyfall”, Blade Runner 2049”. O único Oscar da carreira veio com a sequência da ficção científica dirigida pelo Denis Villeneuve. 

De fato, a dianteira está com “1917”. Esta série de conquistas se encontra paralelo recente de domínio com “La La Land” em 2017, porém, não vejo o filme do Sam Mendes com o amplo favoritismo do Damien Chazelle 

Muito disso, se deve ao nível alto dos concorrentes como “Era uma vez em Hollywood”, a produção que pode dar o primeiro Oscar de Melhor Filme ao Tarantino, o queridissímo “Parasita” e também “Jojo Rabbit”, filme capaz de agradar um público variado. 

Talvez, hoje, o maior risco é chegar muito unânime como o filme para vencer o Oscar porque isso coloca como alvo parecido com o que houve com “La La Land”. As expectativas vão lá para cima, o filme começa a ser destrinchado e os seus problemas expostos em praça pública, no caso, as redes sociais e as conversas de bastidores em Hollywood. E olha que “1917” não é um dos filmes mais maravilhosas não. 

Na hora da votação, eu acho que “1917” vai atingir boas colocações junto a diretores, diretores de fotografia, montadores, diretores de arte, galera do som, produtores porque é um filme com uma técnica soberba e um planejamento logístico para fazer aquilo funcionar impressionante. Por outro lado, os roteiristas, os atores, que tem um grande número de votantes na Academia, e o corpo internacional, talvez, não se envolvam tanto assim com o filme. Essa divisão em um sistema preferencial não é uma coisa muito boa não. 

GRETA E KLAUS SE DESTACAM 

Neste fim de semana, também foi entregue o USC Script Awards, prêmio organizado pela Universidade do Sul da Califórnia, voltado para premiar os melhores roteiros adaptados. E nele quem venceu foi a Greta Gerwig, por “Adoráveis Mulheres”, filme baseado no clássico escrita pelo Louisa May Alcott. O corpo votante do USC é pequeno, são cerca de 50 pessoas, porém, apesar do número, dos últimos 10 anos, oito vezes coincidiu com ganhador do Oscar da categoria. 

E eu acho que isso tem boas chances de se repetir no Oscar: depois da esnobada no SAG, o “Adoráveis Mulheres” cresceu muito, tanto que conseguiu as seis indicações. Além disso, pode ser uma forma de compensar a Greta de não ter sido indicada em Direção, uma das maiores críticas desta temporada de premiações.  

Vale lembrar o quanto os prêmios de Roteiro no Oscar acabam sendo uma espécie de recompensa para grandes nomes que não vão ter chance nas categorias principais: isso vai desde o Woody Allen passando pelo Tarantino até chegar recentemente no Spike Jonze e também no Jordan Peele. 

Agora, se isso acontecer mesmo, mostra como “O Irlandês” está desprestigiado, afinal, se imaginava-se que, pelo menos, em Roteiro Adaptado, ele venceria e, agora, nem isso. 

Já o Annie Awards, principal prêmio do setor da animação nos EUA, consagrou “Klaus”, animação de Natal da Netflix. Já “Toy Story 4” saiu sem nada, não foi premiado em nenhuma categoria. Esse é o segundo grande golpe na temporada de premiações na Disney e na Pixar. Eles já tinham perdido o Globo de Ouro para o então desconhecido “Link Perdido”.  

Desde que Melhor Animação foi instituída no Oscar, os vencedores foram diferentes apenas cinco vezes. Isso, para mim, mostra o quanto esta categoria está aberta: afinal, o “Toy Story” não se firma como o favorito e, com isso, abre espaço para uma primeira vitória de “Como Treinar Seu Dragão” ou a Netflix conseguir uma vitória inédita com “Klaus” e até mesmo “Link Perdido” fazer uma baita surpresa.   

Oscar 2021: O Impacto do Globo de Ouro no Prêmio

Caio Pimenta analisa os impactos dos resultados e da cerimônia do Globo de Ouro 2021 na corrida pelo Oscar.  https://www.youtube.com/watch?v=av1217ZMgpY CERIMÔNIA EM TEMPOS DE COVID  Vamos falar a real: a cerimônia do Globo de Ouro 2021 foi um desastre. Muito mais do...

Globo de Ouro 2021: Previsões Finais dos Vencedores

Caio Pimenta analisa quem são os favoritos e as possíveis surpresas para vencerem o Globo de Ouro 2021 no dia 28 de fevereiro.  https://www.youtube.com/watch?v=HLCVk5EfP1Q DAS MÚSICAS À ANIMAÇÃO  "Soul” deve levar dois prêmios para casa: Trilha Sonora com a parceria...

Oscar 2021: Tendências Para a Temporada de Premiações

Caio Pimenta apresenta o que podemos esperar no contexto geral da temporada de premiações rumo ao Oscar 2021.  https://www.youtube.com/watch?v=JPMV7J_ocew TEMPOS DE COVID-19  O Oscar 2020 foi um dos últimos grandes eventos do cinema mundial a ser presencial. Com estes...

Oscar 2021: Os Filmes e Atores que Perderam Força

Caio Pimenta apresenta quais produções e trabalhos perderam força durante a temporada de premiações rumo ao Oscar 2021. https://www.youtube.com/watch?v=pGbolH0kEHI FILMES CRITICADOS  Seja pelos nomes envolvidos ou pelos pesados investimentos, muitos filmes que surgem...

Oscar 2021: Tom Hanks e as 5 Indicações que não vieram

https://www.youtube.com/watch?v=LnuKsKNoe1g Tom Hanks já disputou seis vezes o Oscar, sendo a primeira delas em 1989 por "Quero Ser Grande”, clássico da Sessão da Tarde. Em seguida, vieram dois prêmios consecutivos.  Em 1994, ele quebrou o tabu de falar sobre a AIDS...

Oscar 2021: Indicados, Esnobados e Surpresas das Shortlists

Caio Pimenta apresenta o que esperar das shortlists das categorias de longas-metragens do Oscar 2021, analisando os esnobados e surpresas.  https://www.youtube.com/watch?v=41-dFxYvsJU MELHORES EFEITOS VISUAIS  Ao todo, dez filmes foram pré-selecionados e metade vai...

Oscar 2021: O Impacto das Indicações ao SAG

Caio Pimenta apresenta uma análise das indicações ao SAG 2021 e o impacto delas para a corrida para o Oscar. https://www.youtube.com/watch?v=iWPw4PUFSZU MELHOR ATOR COADJUVANTE  Em 17 das 26 edições do SAG, os ganhadores do Oscar de Melhor Ator Coadjuvante coincidiram...

SAG 2021: indicações e esnobadas surpreendentes bagunçam corrida rumo ao Oscar

O SAG 2021 teve as indicações reveladas nesta quinta-feira (4) com surpresas de todos os tipos para a corrida rumo ao Oscar. Nas categorias de cinema, “A Voz Suprema do Blues”, “Destacamento Blood”, “Minari” e “Os Sete de Chicago” foram os mais nomeados com três...

SAG 2021: Previsões Finais das Indicações

Caio Pimenta aponta quais os trabalhos que devem ser indicados ao SAG 2021. Nomeações acontecem no dia 4 de fevereiro.  https://www.youtube.com/watch?v=R9Mq2Z9wPuQ MELHOR ATRIZ COADJUVANTE  Como você vai ver nas demais categorias, em quase todas temos quatro nomes...

Oscar 2021: Conheça os filmes do Brasil que disputam indicações

Caio Pimenta apresenta sete filmes brasileiros, entre curtas e longas, que vão tentar indicações ao Oscar em 2021. MELHOR FILME INTERNACIONAL  O mais conhecido de todos é “Babenco”.   A produção da Bárbara Paz foi a escolhida pela Academia Brasileira de Cinema para...