De Rachel Zegler a Lady Gaga e Kristen Stewart, Caio Pimenta apresenta as chances das principais candidatas ao Oscar 2022 de Melhor Atriz. 

CHANCES MÍNIMAS  

Emma Stone tem poucas chances de voltar ao Oscar após a nomeação por “A Favorita”, em 2019.

 

Apesar dos muitos elogios a elas, três candidatas parecem bem longe de disputar o Oscar. 

A Jodie Comer, de “O Último Duelo”, é uma delas. A atriz conhecida por “Killing Eve” recebeu boas críticas pelo épico do Ridley Scott, mas, não conseguiu atingir unanimidade que a colocasse com força na disputa. Por “Cruella”, a Emma Stone só teria chances por um milagre e com um ano bem fraco de candidatas, o que não será o caso. Já a Claire Foy até foi elogiada por “The Eletric Life of Louis Wan”, porém, o filme tem o Benedict Cumberbatch como principal destaque. Deve ficar pelo meio do caminho. 

Algumas atrizes podem crescer na temporada de premiações. São os casos da Sandra Bullock, por “The Unforgivable”, Halle Berry, por “Bruised”, e também da Rachel Zegler, de “Amor, Sublime Amor”. 

Americana de origem colombiana, a Zegler é a menina dos olhos de Hollywood, sendo, inclusive, já confirmada como a Pequena Sereia na versão live-action. Nomeá-la pode ser uma forma de vingar a Natalie Wood esnobada em Melhor Atriz na edição de 1962. 

Neon tenta aproveitar o buzz da vitória de Renate Reinsve no Festival de Cannes para levá-la ao Oscar 2022.

 

Por fim, tem uma candidatíssima a zebra bem-vinda da temporada. 

Vencedora de Melhor Atriz em Cannes, Renate Reinsve foi unanimidade por onde passou com “The Worst Person in the World”. As chances da Neon emplacar a produção norueguesa em Melhor Filme Internacional são fortes, o que poderia beneficiar a atriz. O problema será superar tantos grandes nomes de Hollywood para conseguir a vaga. 

CORREM POR FORA 

Jennifer Hudson busca a segunda nomeação da carreira por “Respect”.

 

Começando a turma que corre por fora, duas atrizes podem sofrer com estratégias de campanhas erradas. 

Emilia Jones dependerá de como a Academia irá acolher “Coda”, lançado no streaming em agosto pela Apple TV. Caso a produção se torne uma queridinha da Academia igual faz por onde passa, as chances dela aumentam ainda que pareça improvável no momento pela competição acirrada.

A Jennifer Hudson pode se dar mal com a decisão da MGM em ter transferido “Respect” para a disputa do Oscar 2022. Apesar de nunca ser prudente duvidar de interpretações vindas de cinebiografias, as nomeações recentes de Renée Zellweger e Andra Day por papéis desta linha podem fazer os jurados optarem por outro tipo de personagem, ainda mais com um filme não tão bem recebido assim.  

A Netflix tem três candidatas para o Oscar de Melhor Atriz e duas parecem um pouco para trás. 

Jennifer Lawrence é a estrela de “Don´t Look Up”, novidade da Netflix prevista para estrear no dia 24 de dezembro.

 

O pouco que foi revelado de “Don´t Look Up” não deu indícios suficientes para confiar que a Jennifer Lawrence chegue forte à temporada de premiações. Porém, para quem já foi nomeada por “Joy”, tudo pode acontecer.

Com “Passing”, a Tessa Thompson foi elogiada em Sundance, mas, isso foi no início do ano. A estreia do longa da Rebecca Hall no dia 29 de outubro na Netflix pode recolocá-la no páreo.   

E pode contar a favor da Tessa Thompson o fato que, das três postulantes da Netflix à categoria, ser ela quem nunca foi indicada diante das já vencedoras Lawrence e Olivia Colman.   

Por fim, tem as incógnitas da categoria.  

Rooney Mara ou Cate Blanchett: quem ficará em Melhor Atriz pelo novo filme de Guillermo Del Toro?

 

Ainda não se sabe ao certo se a Cate Blanchett ou Rooney Mara vão concorrer em Melhor Atriz por “O Beco do Pesadelo”.

E tudo indica que a Kirsten Dusnt, por “The Power of the Dog”, deve ir para atriz coadjuvante, onde a disputa estará aberta para que possa vencer. Mesma situação da Caitriona Balfe, por “Belfast”. 

GRANDES CANDIDATAS 

Depois de Virgínia Woolf, Nicole Kidman chega ao segundo Oscar interpretando Lucille Ball?

 

A corrida, agora, se afunila e, sinceramente, eu acho que as indicadas sairão destes próximos nomes. A primeira delas é a Nicole Kidman, de “Being the Ricardos”.  

No filme do Aaron Sorkin, ela vai interpretar ‘apenas’ Lucille Ball, uma das maiores estrelas da televisão dos EUA de todos os tempos. Hollywood falando de Hollywood, transformação visual impressionante, a busca pela precisão de um retrato fiel e respeitoso à homenageada… Mais Oscar bait impossível. 

Como eu falei ainda há pouco, a Olivia Colman deve ser a grande aposta da Netflix na categoria por “The Lost Daughter”. Pelo personagem, ela foi extremamente elogiada em Veneza e, como se não bastasse, a britânica está em uma fase incrível coroada com o Emmy de Melhor Atriz em Série de Drama por “The Crown”. Vejo como um nome próximo da indicação. 

Das grandes candidatas à vaga, uma delas sofreu um baque recente. 

Jessica Chastain é a grande atração de “The Eyes of Tammy Faye”.

 

As críticas negativas a “The Eyes of Tammy Faye” abalaram a confiança de que Jessica Chastain poderia entrar em condições de vencer o Oscar de Melhor Atriz. A corrida, agora, é para garantir a indicação.  

Para os fãs da Chastain, duas boas notícias: ela é uma atriz respeitada demais na indústria e há uma sensação de que ela já merece um Oscar. E para isso acontecer, participar constantemente é fundamental mesmo que seja para construção de uma narrativa futura. 

Segundo que tivemos atuações nomeadas em Melhor Atriz vindas de filmes contestados: os casos mais recentes são da Andra Day, de “Os EUA Vs Billie Holliday”, Cynthia Erivo, de “Harriet”, e a Glenn Close, por “A Esposa”. 

Lady Gaga tenta se firmar como atriz em “House of Gucci”.

 

O time fica completo com Lady Gaga, de “House of Gucci”. A estrela pop pode ser a grande atração da noite e aumentar a audiência do Oscar tranquilamente, uma ótima notícia para a Academia após o fracasso da edição deste ano. Os filmes de Ridley Scott costumam render nomeações aos seus atores – recentemente foram os casos de Matt Damon, de “Perdido em Marte”, e Christopher Plummer, por “Todo o Dinheiro do Mundo”. Para completar, o visual demonstra o poder camaleônico de Gaga em se transformar em várias personas, nada lembrando a personagem de “Nasce uma Estrela”.  

Se fosse somente pelo hype, a Gaga não apenas seria indicada como venceria o prêmio. Resta esperar o filme para confirmar a força ou não dela na temporada de premiações. 

 AS FAVORITAS 

Se vencer, Frances McDormand se junta a Katharine Hepburn como a maior ganhadora de Melhor Atriz com quatro estatuetas.

 

Aqui, são as candidatas certas nas indicações e brigando pela estatueta.  

Para começar, vamos com uma invicta na categoria. 

A Frances McDormand teve três indicações a Melhor Atriz e venceu todas elas. Agora, ela deve chegar novamente com “A Tragédia de Macbeth”. 

Parece improvável demais que ela não seja nomeada por um filme com tamanhas credenciais.

Por outro lado, dois fatores podem pesar para uma zebra: a última indicação de uma adaptação direta de Shakespeare em Melhor Atriz foi com a Norma Shearer, de “Romeu e Julieta”, em 1937, e as duas vitórias recentes dela na categoria. Talvez a Academia queira dar um tempo nela e privilegiar novos nomes.

A força da McDormand na indústria, entretanto, é grande demais para conseguir se desvencilhar destas armadilhas. 

Penélope Cruz se sagrou a Melhor Atriz do último Festival de Veneza.

 

A candidata de filme de língua não-inglesa já tem dona no Oscar 2022. 

Em mais uma celebrada parceria com Pedro Almodóvar, a Penélope Cruz venceu o prêmio de Melhor Atriz no Festival de Veneza deste ano por “Madres Paralelas”.

Além da atuação premiada e bastante exaltada por onde passa, há também uma crescente sensação de que a estrela espanhola está longe do Oscar há muito tempo: a última nomeação dela foi em atriz coadjuvante por “Nine” na cerimônia de 2010.  

Para vencer, entretanto, a Penélope Cruz precisará repetir um feito raro de ser premiada por uma produção de língua não inglesa. Na história, apenas a italiana Sophia Loren, de “Duas Mulheres”, e a francesa Marion Cotillard, por “Piaf”, conseguiram esta proeza. 

Kristen Stewart. intérprete da Princesa Diana em “Spencer”, tem a narrativa perfeita para o Oscar.

 

E chegamos à grande favorita do Oscar de Melhor Atriz em 2022.

Consagrada em Veneza e Telluride, a Kristen Stewart é o nome do momento para sair com o prêmio pelo trabalho como a Princesa Diana em “Spencer”.

A narrativa e o hype estão todos com ela: a força de uma personagem querida nos dias atuais, a atenção e o interesse crescente à família real britânica nos últimos tempos e a sensação de ser merecedora da estatueta após reconstruir a carreira por caminhos bem menos óbvios do que se esperava para uma estrela da idade e sucesso dela.  

Até que se prove o contrário, a Kristen Stewart é o nome a ser batido no Oscar 2022 de Melhor Atriz.  

Oscar Anos 2020: TOP 5 Melhor Ator e Ator Coadjuvante

Hora de continuar o ranking das atuações premiadas no Oscar em Melhor Ator e Ator Coadjuvante nos anos 2000. Apesar de dois desempenhos monstruosos na categoria principal, a média dos ganhadores de papéis secundários foi acima da média.  Conheça os meus favoritos em...

Oscar 2025: Quem Pode Surgir na Disputa? – Parte 2

De "Rivais" com Zendaya a "Blitz" com Saoirse Ronan, Caio Pimenta traz a segunda parte de possíveis candidatos ao Oscar 2025. https://youtu.be/T-l8SsLD6uk 'THE PIANO LESSON' E 'WE LIVE IN TIME' Se você gostou de “Um Limite Entre Nós” e “A Voz Suprema do Blues”, tenho...

Oscar Anos 2020: TOP 5 Melhor Atriz e Atriz Coadjuvante

Hora de falar das mulheres neste especial sobre as cinco primeiras edições do Oscar nos anos 2020. Se os prêmios de coadjuvantes não foram nada animadores, tivemos sim bons resultados na categoria principal. Neste novo vídeo do Cine Set, eu faço um ranking de cada uma...

Oscar 2025: Quem Pode Surgir na Disputa? – Parte 1

O Oscar 2025 começa agora no Cine Set! Sim, falta bastante tempo e não farei previsões de quem serão os indicados. Mas, já dá para apontar os filmes com potencial para serem candidatos ao prêmio.  Nesta primeira parte, eu apresento o primeiro grande candidato a...

Oscar Anos 2020: TOP 5 Melhor Filme e Direção

De "Parasita" a "Oppenheimer", Caio Pimenta analisa os primeiros cinco anos da década 2020 em Melhor Filme e Direção. https://www.youtube.com/watch?v=LlghAq_dPYk 5. NOMADLAND E CHLOÉ ZHAO Como as categorias de Melhor Filme e Direção divergiram apenas uma vez nos...

Oscar | A Turbulenta História de Martin Scorsese com a Academia

https://youtu.be/_SnSefyofV4 É possível afirmar sem medo de errar que o Martin Scorsese é o maior diretor vivo do cinema norte-americano. Um gigante com mais de seis décadas de carreira e um punhado de clássicos. Isso se reflete no Oscar: ao todo, as produções...

Oscar 2024: O Melhor e o Pior da Cerimônia

Da transmissão brasileira ao show de Ryan Gosling, Caio Pimenta analisa do pior ao melhor da cerimônia do Oscar 2024. NÃO FOI BOM: CERIMÔNIA ENXUTA DEMAIS A cerimônia foi bem boa, mas, é claro, sempre tem aqueles problemas que são de lei. Para começar, achei o Oscar...

Oscar 2024: Por que ‘Oppenheimer’ venceu Melhor Filme?

Caio Pimenta analisa os motivos que levaram "Oppenheimer" a vencer o Oscar 2024 de Melhor Filme. https://www.youtube.com/watch?v=DsCtLukSRtc 1. A QUALIDADE DO FILME - 50% O primeiro e principal fator, claro, reside nas próprias qualidades de “Oppenheimer” .  O drama...

Oscar 2024: Por que Emma Stone venceu Melhor Atriz?

Emma Stone conquista o segundo Oscar da carreira em Melhor Atriz. Se a vitória por “La La Land” é contestada até hoje, agora, parece que não há tanta revolta assim. Pelo contrário. Neste post, eu apresento cinco motivos que levaram a estrela de “Pobres Criaturas”  à...

Oscar 2024: Por que Christopher Nolan venceu Melhor Direção?

Amado por uns, odiado por outros, o Christopher Nolan, agora, tem um Oscar para chamar de seu. O londrino conquista Melhor Direção por “Oppenheimer”. Caio Pimenta traz os quatro fatores que o levaram para esta vitória.  https://www.youtube.com/watch?v=ROvxsl0P93A 1. A...