“Duna” segue vencendo as categorias técnicas do Oscar 2022. Agora, foi Design de Produção, onde a ficção científica do Denis Villeneuve fez a festa durante toda a temporada ao levar o Bafta, Critics Choice e os dois prêmios do sindicato entre os filmes de fantasia. 

Aliás, a conquista marca o retorno das vitórias dos filmes de fantasia: a última conquista veio com “Pantera Negra” em 2019. Nos dois anos anteriores, os vencedores foram longas de época, no caso, “Era uma vez em Hollywood”, em 2020, e “Mank”, no ano passado. 

O trabalho do desenhista de produção Patrice Vermette e a decoradora de cenários Zsuzsanna Sipos realizado no Origo Studios, em Budapeste, realmente impressiona.  

Desde o castelo da família Atreides em Caladan com influência da arquitetura norueguesa de ctons mosqueados passando pelo interior do planeta Arrakis remetendo ao Egito antigo com marrom e vermelho áridos até chegar, claro, no opressivo planeta de aparência gótica culminando no local onde fica o Barão Harkonnen, “Duna” se destaca com cenários marcantes em sequência. 

Para coroar, ainda temos os ornitópteros, veículos de pequeno porte por onde os personagens muitas vezes se deslocam que se assemelham a libélulas.  

Meu favorito era “O Beco do Pesadelo”, mas, construir um mundo completamente novo transitando bem entre o tom futurista com um leve toque de passado como faz “Duna” deixa impossível de dizer que foi uma vitória injusta.