Caio Pimenta analisa as indicações aos Sindicatos dos Produtores, Diretores, Roteiristas e diversas categorias técnicas e o impacto rumo ao Oscar 2022.

FIGURINO

Para começar as categorias técnicas, vamos com o Sindicato dos Figurinista que dividem o prêmio em três categorias. 

FILMES DE FANTASIA

FILMES CONTEMPORÂNEOS

FILMES DE ÉPOCA

Os filmes de época renderam as maiores esnobadas com as ausências de “Spencer”, “Noite Passada em Soho, “Belfast” e “A Crônica Francesa”.

Novamente, a categoria deve ficar entre os filmes ambientados no passado como “Amor, Sublime Amor” e “Cruella” e os de fantasia, especificamente, “Duna”. 

DIREÇÃO DE ARTE

Também dividido em três seções, o Sindicato dos Diretores de Arte foi mais previsível. 

FILMES DE ÉPOCA (maiores premiados da história do Oscar na categoria)

FILMES DE FANTASIA

  • “Cruella”
  • “Duna”
  • Ghostbusters
  • “The Green Knight”
  • “Shang-Chi”

FILMES CONTEMPORÂNEOS

“Noite Passada em Soho” novamente esquecido; talvez, a ala britânica da Academia resgate o filme do Edgar Wright, pelo menos, aqui.

“Cyrano” também foi outra ausência sentida, demonstrando como o filme parece ficar cada mais deixado de lado.

Mas, esnobada mesmo foi de “Belfast”; o que aconteceu?

Sobre favoritos para vitória, “Duna” e “O Beco do Pesadelo” chegam fortes com “Amor, Sublime Amor” correndo por fora. 

SOM

Já o Cinema Audio Society, sindicato dos responsáveis pela mixagem de som, mostrou que os blockbusters estarão presentes no Oscar. 

  • “Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa”
  • “007 – Sem Tempo Para Morrer”
  • “Duna”
  • “Amor, Sublime Amor”
  • “Ataque dos Cães”

Ano passado quando se unificaram as categorias de som no Oscar, quatro dos cinco indicados coincidiram com o Cinema Audio Society; a divergência ficou com “Os Sete de Chicago” que cedeu lugar para “Soul”.

Para 2022, vejo apenas a possibilidade “Tick Tick Boom” mexer na lista, talvez, tirando o “Homem-Aranha”. 

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA

Começamos a esquentar com o sindicato de fotografia, categoria em que, desde 2008, somente uma vez o vencedor não foi indicado a Melhor Filme. 

  • Bruno Delbonnel, de “A Tragédia de Macbeth”
  • Greig Fraser, de “Duna”
  • Dan Laustsen, por “O Beco do Pesadelo”
  • Ari Wegner, por “Ataque dos Cães”
  • Haris Zambarloukos, de “Belfast” 

O sindicato e o Oscar coincidem muito nas indicações: 2017 e 2018 foram os mesmos e nos últimos três anos mudou apenas um nomeado.

Para 2022, acho que difícil nomes novos nesta lista, mas, Janusz Kaminski está aí e a lenda da direção de fotografia com suas seis nomeações ao Oscar não pode ser desprezado jamais. 

MONTAGEM

Por fim, nas categorias técnicas, vamos ACE, o sindicato dos montadores dos EUA.

E todo o Oscar sempre vem a velha estatística importante: exceto por “Birdman”, em 2015, todos os ganhadores de Melhor Filme desde 1982 foram indicados em Melhor Montagem.  

DRAMA

  • “Belfast”
  • “007 – Sem Tempo Para Morrer”
  • “King Richard”
  • “Duna”
  • “Ataque dos Cães” 

COMÉDIA/MUSICAL

  • “Cruella”
  • “Não Olhe Para Cima”
  • “A Crônica Francesa”
  • “Licorice Pizza”
  • “Tick Tick Boom” 

Sentiu falta de alguém?

Imagino que sim e você não está errado: cadê “Amor, Sublime Amor”?

Sorte do musical ter o Michael Kahn como montador; ele “só” tem míseros três Oscars e oito indicações. Essa tradição pode ajudá-lo.

“Coda” também vacilou e corre risco de ficar fora da categoria. 

ROTEIRO

Como sempre acontece, o Sindicato dos Roteiristas prejudica análises para o Oscar por conta de não permitir indicações de pessoas não filiadas à entidade.

Com isso, muitos candidatos fortes ficam de fora da disputa. Neste ano, não faltaram nomes pesados nesta inglória lista. 

Nos originais, estavam impedidos de participar “Belfast”, “Mass”, “Madres Paralellas”, “Pig” e “A Pior Pessoa do Mundo”. Os inelegíveis nos adaptados correspondiam a filmes como “Cyrano”, “A Tragédia de Macbeth”, “Drive My Car”, “A Filha Perdida”, “Identidade” e “Ataque dos Cães”. 

Evidente que tanto forte sem poder participar afeta o equilíbrio da competição e, claro, de um olhar mais cristalino para o que pode acontecer no Oscar. De qualquer modo, os indicados foram estes aí: 

ROTEIRO ORIGINAL

ROTEIRO ADAPTADO

  • “Coda”
  • “Duna”
  • “O Beco do Pesadelo”
  • “Tick Tick Boom”
  • “Amor, Sublime Amor”. 

Diante deste cenário, favoritismo absoluto para “Licorice Pizza” e “Coda” brigando com “Duna”.

Já para o Oscar, sinceramente, deve dançar, pelo menos, “A Crônica Francesa” entre os originais para dar lugar a “Belfast”, e “Tick Tick Boom” e “Beco do Pesadelo” devem sair para as entradas de “Ataque dos Cães” e “A Filha Perdida” nos adaptados.

E não duvido ainda de “Drive My Car” no lugar de “Duna”.  

DIREÇÃO


O DGA, prêmio do sindicato dos Diretores dos EUA, foi bastante previsível na lista de indicados. 

Todos os favoritos às vagas conseguiram as indicações:

DIREÇÃO DO ANO

Esta lista, aliás, crava os favoritos ao Oscar de Melhor Filme, afinal, temos os três candidatos à estatueta máxima, o provável líder de indicações e o queridinho de uma parte da indústria. 

O sindicato também revelou seus indicados ao prêmio de estreante do ano. 

DIREÇÃO ESTREANTE DO ANO

  • Maggie Gyllenhaal, de “A Filha Perdida”
  • Rebecca Hall, por “Identidade”
  • Lin-Manuel Miranda, de “Tick, Tick… Boom!”
  • Emma Seligman, de “Shiva Baby
  • Michael Sarnoski, por “Pig”
  • Tatiana Huezo, de “Reze pelas Mulheres Roubadas” 

Aqui, o DGA claramente tentou compensar o fato da lista principal ter apenas uma mulher e colocou quatro representantes femininas – todas, diga-se, donas de grandes trabalhos.

Para o Oscar, porém, dificilmente, elas terão alguma chance: a única vez em que um cineasta estreante nomeado na categoria do DGA chegou ao prêmio da Academia foi o Jordan Peele, de “Corra”.

Neste ano, a Maggie Gyllenhaal é quem tem um pouco mais de chances. 

PRODUTORES 

E chegamos ao PGA, o prêmio do Sindicato dos Produtores. Desde que surgiu em 1990, o ganhador do evento coincidiu com o vencedor do Oscar de Melhor Filme em 22 ocasiões. 

Olhando apenas a lista dos indicados desde 2010, a média de similaridade entre os indicados ao PGA e ao Oscar de Melhor Filme está ali na casa superior a 80%.  

Teve ano, aliás, em que todos os nomeados ao prêmio da Academia estavam na lista dos produtores como ocorreu em 2017, 2019 e 2020.  

Ano passado, dos 8 indicados ao Oscar, 7 estiveram no PGA; a mudança foi apenas “Meu Pai”. 

Por isso, é tão importante estar indicado no Sindicato dos Produtores. E, em 2022, foram estes aí: 

MELHOR FILME – PGA

  • “Apresentando os Ricardos”
  • “Belfast”
  • “CODA”
  • “Não Olhe Para Cima”
  • “Duna”
  • “King Richard”
  • “Licorice Pizza”
  • “Ataque dos Cães”
  • “Tick Tick Boom”
  • “Amor, Sublime Amor”

Considerando esta alta taxa de acerto entre as duas listas, dá para garantir sem medo de errar que “Belfast”, “Amor, Sublime Amor”, “Duna”, “King Richard”, “Licorice Pizza”, “Ataque dos Cães”, “Coda” e “Não Olhe Para Cima” estarão no Oscar de Melhor Filme.  

As maiores conquistas ficaram por conta de “Tick Tick Boom” e, especialmente, “Apresentando os Ricardos”.

Os dois superaram a tentação do PGA em indicar “Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa” e “007 – Sem Tempo Para Morrer”, dois sucessos de bilheteria que os produtores sempre reconhecem na premiação.

O longa do Aaron Sorkin, diga-se, supera as desconfianças da crítica e a campanha titubeante da Amazon para se credenciar cada vez mais rumo ao Oscar.

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