Caio Pimenta aponta quais serão os indicados ao Oscar 2022 em todas as categorias; anúncio será nesta terça-feira, dia 8 de fevereiro.
As categorias de curtas são sempre imprevisíveis, mas, mesmo assim, vou me arriscar aqui.
DOCUMENTÁRIO EM CURTA-METRAGEM
- “Audible”
- “Three Songs for Benazir”
- “The Queen of Basketball”
- “Terror Contagion”
- “Coded”
ANIMAÇÃO EM CURTA-METRAGEM
- “Juntos Novamente”
- “Robin Robin”
- “The Windshield Wiper”
- “Step Into the River”
- “Namoo”
FICÇÃO LIVE-ACTION EM CURTA-METRAGEM
- “The Long Goodbye”
- “When the Sun Sets”
- “Censor of Dreams”
- “Frimas”
- “Seiva Bruta” (Brasil)
DOCUMENTÁRIO EM LONGA-METRAGEM
- “Summer of Soul”
- “The Rescue”
- “Flee”
- “Attica”
- “Ascension”
“Faya Dayi” corre por fora e “President” pode ser a surpresa da lista.
Diga-se de passagem, que a categoria de documentário em longa-metragem está bem concorrida neste ano e ainda dá para citar como possibilidades “Procession” e “The First Wave”.
CANÇÃO ORIGINAL
- “No Time To Die”, com Billie Eilish de “007 – Sem Tempo Para Morrer”
- “Be Alive”, com Beyoncé de “King Richard”
- “Just Look Up”, com Ariana Grande de “Não Olhe Para Cima”
- “Beyond the Shore”, com Emilia Jones de “Coda”
- “Here I Am”, com Jennifer Hudson de “Respect”
Apesar de que era impossível prever o que aconteceu, a Disney não ter colocado “Não Falamos de Bruno”, de “Encanto”, sem dúvida, é um dos maiores erros da categoria de canção original.
Por isso, não acredito muito em “Dos Oruguitas”.
Sobre possíveis surpresas temos a onipresente Diane Warren de “Four Good Days” e “So May We Start”, de “Annette”.
TRILHA SONORA
- “Duna”, de Hans Zimmer
- “Ataque dos Cães“, de Jonny Greenwood
- “Não Olhe Para Cima“, de Nicholas Britell
- “A Crônica Francesa”, de Alexandre Desplat
- “Encanto”, de Germaine Franco
Reside em “Spencer” a possível surpresa em Trilha Sonora ainda que Alberto Iglesias, de “Madres Paralelas”, tenha chances de aparecer também.
DESIGN DE PRODUÇÃO
- “Duna”
- “A Crônica Francesa”
- “A Tragédia de Macbeth”
- “Amor Sublime Amor”
- “O Beco do Pesadelo”
Chances ainda para “Belfast” e “Cyrano”.
Já minha torcida fica para “A Noite Passada em Soho” surpreender.
FIGURINO
- “Cruella”
- “Duna”
- “Casa Gucci”
- “Amor Sublime Amor”
- “O Beco do Pesadelo”
“Cyrano” e o meu favorito “Spencer” são outras possibilidades críveis na categoria.
MAQUIAGEM E PENTEADO
- “Cruella”
- “Duna”
- “Casa Gucci”
- “Os Olhos de Tammy Faye”
- “O Esquadrão Suicida” (ainda que admita que “Cyrano” e “Amor, Sublime Amor” sejam escolhas mais conservadores).
SOM
- “007 – Sem Tempo Para Morrer”
- “Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa”
- “Duna”
- “Amor, Sublime Amor”
- “Belfast”
“Ataque dos Cães” é uma possibilidade também na categoria.
EFEITOS VISUAIS
- “007 – Sem Tempo Para Morrer”
- “Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa”
- “Duna”
- “Shang-Chi”
- “Matrix Resurrections”
“Ghostbusters” e “Godzilla Vs Kong” podem surgir também nesta disputa.
MONTAGEM
- “Ataque dos Cães”
- “Belfast”
- “Duna”
- “Não Olhe Para Cima”
- “Licorice Pizza”
Corre por “King Richard”, enquanto “Amor, Sublime Amor” tenta se recuperar após ter sido esnobado no sindicato.
DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA
- Bruno Delbonnel, de “A Tragédia de Macbeth”
- Greig Fraser, de “Duna”
- Ari Wegner, por “Ataque dos Cães”
- Haris Zambarloukos, de “Belfast”
- Dan Laustsen, por “O Beco do Pesadelo”
ROTEIRO ADAPTADO
- “Ataque dos Cães”
- “A Filha Perdida”
- “Coda”
- “Amor, Sublime Amor”
- “Drive My Car”
“Duna” pode até surgir, mas, acho que os roteiristas vão enxergar aqui a possibilidade de privilegiar alguma outra produção. “Identidade” seria uma zebra bem-vinda.
ROTEIRO ORIGINAL
- “Licorice Pizza”
- “Belfast”
- “Não Olhe Para Cima”
- “Apresentando os Ricardos”
- “Madres Paralelas”
O Zach Baylin com “King Richard” é um nome impossível de ser descartado.
ANIMAÇÃO
- “Encanto”
- “Flee”
- “Luca”
- “A Família Mitchell”
- “Raya e o Último Dragão”
Queria muito dizer que “Bob Cuspe” será nomeado em Melhor Animação, mas, infelizmente, isso não vai acontecer.
“Sing 2” e “Belle” são possibilidades no lugar de “Raya”.
FILME INTERNACIONAL
Se a Academia não aprontar, a melhor categoria do Oscar 2022 será Filme Internacional. Pena serem apenas cinco vagas para tantos grandes filmes.
- “Drive My Car” (Japão)
- “A Pior Pessoa do Mundo” (Noruega)
- “Um Herói” (Irã)
- “A Mão de Deus” (Itália)
- “Flee” (Dinamarca)
ATOR COADJUVANTE
- Kodi Smit-McPhee, de “Ataque dos Cães”
- Troy Kotsur, por “Coda”
- Bradley Cooper, por “Licorice Pizza”
- Mike Faist, de “Amor, Sublime Amor”
- Ciáran Hinds, de “Belfast”
Não dá para descartar, entretanto, Ben Affleck, por “Bar Doce Lar”, J.K Simmons, de “Apresentando os Ricardos”, e, infelizmente, o Jared Leto, por “Casa Gucci”.
Apesar de reconhecer o crescimento do Jesse Plemons, ainda resisto a colocá-lo entre os cinco finalistas por achar que a Academia não irá colocar dois de “Ataque dos Cães” na mesma categoria, mas, admito que pode acontecer.
ATRIZ COADJUVANTE
- Ariana DeBose, por “Amor, Sublime Amor”
- Aunjanue Ellis, de “King Richard”
- Caitriona Balfe, por “Belfast”
- Kirsten Dunst, por “Ataque dos Cães”
- Ruth Negga, de “Identidade”
De “O Beco do Pesadelo”, Cate Blanchett é a azarã.
ATOR
- Andrew Garfield, por “Tick, Tick Boom”
- Will Smith, de “King Richard”
- Denzel Washington, por “A Tragédia de Macbeth”
- Benedict Cumberbatch, por “Ataque dos Cães”
- Peter Dinklage, de “Cyrano”
Porém, não descarto o Leonardo DiCaprio, de “Não Olhe Para Cima”: a última cena dele na bancada do telejornal é feita para impactar votante do Oscar.
ATRIZ
- Nicole Kidman, de “Apresentando os Ricardos”
- Lady Gaga, por “Casa Gucci”,
- Olivia Colman, de “A Filha Perdida”
- Penélope Cruz, por “Mães Paralelas”
- Renate Reinsve, de “A Pior Pessoa do Mundo”
Claro que eu poderia ir no seguro apostando na Jessica Chastain ou Jennifer Hudson, mas, acredito que a votação recorde anunciada pela Academia e a campanha forte da Neon na reta final pode ter ajudado a Renate.
Agora, não descarto a Kristen Stewart ou até mesmo a Emilia Jones surpreenderem e surgirem na lista.
DIREÇÃO
Parecia tudo definido em Melhor Direção quando saiu a lista do DGA, porém, a última semana mostrou uma reviravolta na corrida.
- Ryusuke Hamaguchi, de “Drive My Car”
- Jane Campion, de “Ataque dos Cães”
- Kenneth Branagh, de “Belfast”
- Denis Villeneuve, de “Duna”
- Paul Thomas Anderson, de “Licorice Pizza”
A esnobada ao Steven Spielberg deve selar as chances do musical da 20th Century Studios em Melhor Filme.
FILME
- “Belfast”
- “Ataque dos Cães”
- “Amor, Sublime Amor”
- “Duna”
- “King Richard”
- “Não Olhe Para Cima”
- “Coda”
- “Licorice Pizza”
- “Apresentando os Ricardos”
- “Drive My Car”
Como falei no podcast, não acharia nenhuma surpresa ver o “A Tragédia de Macbeth” ou até “O Beco do Pesadelo”.
Não acredito em “Tick, Tick…Boom!”, duvido de “Casa Gucci” e acharia muito legal “A Pior Pessoa do Mundo”.