Caio Pimenta aponta quais serão os indicados ao Oscar 2022 em todas as categorias; anúncio será nesta terça-feira, dia 8 de fevereiro.

As categorias de curtas são sempre imprevisíveis, mas, mesmo assim, vou me arriscar aqui.  

DOCUMENTÁRIO EM CURTA-METRAGEM

  • “Audible”
  • “Three Songs for Benazir”
  • “The Queen of Basketball”
  • “Terror Contagion”
  • “Coded”

ANIMAÇÃO EM CURTA-METRAGEM

  • “Juntos Novamente”
  • “Robin Robin”
  • “The Windshield Wiper”
  • “Step Into the River”
  • “Namoo”

FICÇÃO LIVE-ACTION EM CURTA-METRAGEM

DOCUMENTÁRIO EM LONGA-METRAGEM

  • “Summer of Soul”
  • “The Rescue”
  • “Flee”
  • “Attica”
  • “Ascension”

“Faya Dayi” corre por fora e “President” pode ser a surpresa da lista. 

Diga-se de passagem, que a categoria de documentário em longa-metragem está bem concorrida neste ano e ainda dá para citar como possibilidades “Procession” e “The First Wave”. 

CANÇÃO ORIGINAL

Apesar de que era impossível prever o que aconteceu, a Disney não ter colocado “Não Falamos de Bruno”, de “Encanto”, sem dúvida, é um dos maiores erros da categoria de canção original.

Por isso, não acredito muito em “Dos Oruguitas”.

Sobre possíveis surpresas temos a onipresente Diane Warren de “Four Good Days” e “So May We Start”, de “Annette”.

TRILHA SONORA

Reside em “Spencer” a possível surpresa em Trilha Sonora ainda que Alberto Iglesias, de “Madres Paralelas”, tenha chances de aparecer também. 

DESIGN DE PRODUÇÃO

Chances ainda para “Belfast” e “Cyrano”.

Já minha torcida fica para “A Noite Passada em Soho” surpreender.  

FIGURINO

  • Cruella
  • “Duna”
  • Casa Gucci
  • “Amor Sublime Amor”
  • “O Beco do Pesadelo”

“Cyrano” e o meu favorito “Spencer” são outras possibilidades críveis na categoria. 

MAQUIAGEM E PENTEADO

SOM

“Ataque dos Cães” é uma possibilidade também na categoria.

EFEITOS VISUAIS

  • “007 – Sem Tempo Para Morrer”
  • “Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa”
  • “Duna”
  • “Shang-Chi”
  • Matrix Resurrections

Ghostbusters” e “Godzilla Vs Kong” podem surgir também nesta disputa. 

MONTAGEM

  •  “Ataque dos Cães”
  • “Belfast”
  • “Duna”
  • “Não Olhe Para Cima”
  • “Licorice Pizza”

Corre por “King Richard”, enquanto “Amor, Sublime Amor” tenta se recuperar após ter sido esnobado no sindicato. 

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA

  • Bruno Delbonnel, de “A Tragédia de Macbeth”
  • Greig Fraser, de “Duna”
  • Ari Wegner, por “Ataque dos Cães”
  • Haris Zambarloukos, de “Belfast”
  • Dan Laustsen, por “O Beco do Pesadelo”

ROTEIRO ADAPTADO

“Duna” pode até surgir, mas, acho que os roteiristas vão enxergar aqui a possibilidade de privilegiar alguma outra produção. “Identidade” seria uma zebra bem-vinda. 

ROTEIRO ORIGINAL

O Zach Baylin com “King Richard” é um nome impossível de ser descartado. 

ANIMAÇÃO 

Queria muito dizer que “Bob Cuspe” será nomeado em Melhor Animação, mas, infelizmente, isso não vai acontecer.

“Sing 2” e “Belle” são possibilidades no lugar de “Raya”.

 FILME INTERNACIONAL

Se a Academia não aprontar, a melhor categoria do Oscar 2022 será Filme Internacional. Pena serem apenas cinco vagas para tantos grandes filmes. 


ATOR COADJUVANTE

  • Kodi Smit-McPhee, de “Ataque dos Cães”
  • Troy Kotsur, por “Coda”
  • Bradley Cooper, por “Licorice Pizza”
  • Mike Faist, de “Amor, Sublime Amor”
  • Ciáran Hinds, de “Belfast”

Não dá para descartar, entretanto, Ben Affleck, por “Bar Doce Lar”, J.K Simmons, de “Apresentando os Ricardos”, e, infelizmente, o Jared Leto, por “Casa Gucci”. 

Apesar de reconhecer o crescimento do Jesse Plemons, ainda resisto a colocá-lo entre os cinco finalistas por achar que a Academia não irá colocar dois de “Ataque dos Cães” na mesma categoria, mas, admito que pode acontecer. 


ATRIZ COADJUVANTE

  • Ariana DeBose, por “Amor, Sublime Amor”
  • Aunjanue Ellis, de “King Richard”
  • Caitriona Balfe, por “Belfast”
  • Kirsten Dunst, por “Ataque dos Cães”
  • Ruth Negga, de “Identidade”

De “O Beco do Pesadelo”, Cate Blanchett é a azarã.  

ATOR

  • Andrew Garfield, por “Tick, Tick Boom
  • Will Smith, de “King Richard”
  • Denzel Washington, por “A Tragédia de Macbeth”
  • Benedict Cumberbatch, por “Ataque dos Cães”
  • Peter Dinklage, de “Cyrano

Porém, não descarto o Leonardo DiCaprio, de “Não Olhe Para Cima”: a última cena dele na bancada do telejornal é feita para impactar votante do Oscar.  

ATRIZ 

  • Nicole Kidman, de “Apresentando os Ricardos”
  • Lady Gaga, por “Casa Gucci”,
  • Olivia Colman, de “A Filha Perdida”
  • Penélope Cruz, por “Mães Paralelas”
  • Renate Reinsve, de “A Pior Pessoa do Mundo”

Claro que eu poderia ir no seguro apostando na Jessica Chastain ou Jennifer Hudson, mas, acredito que a votação recorde anunciada pela Academia e a campanha forte da Neon na reta final pode ter ajudado a Renate.

Agora, não descarto a Kristen Stewart ou até mesmo a Emilia Jones surpreenderem e surgirem na lista. 

DIREÇÃO

Parecia tudo definido em Melhor Direção quando saiu a lista do DGA, porém, a última semana mostrou uma reviravolta na corrida. 

  • Ryusuke Hamaguchi, de “Drive My Car”
  • Jane Campion, de “Ataque dos Cães”
  • Kenneth Branagh, de “Belfast”
  • Denis Villeneuve, de “Duna”
  • Paul Thomas Anderson, de “Licorice Pizza” 

A esnobada ao Steven Spielberg deve selar as chances do musical da 20th Century Studios em Melhor Filme. 

FILME

  • “Belfast”
  • “Ataque dos Cães”
  • “Amor, Sublime Amor”
  • “Duna”
  • “King Richard”
  • “Não Olhe Para Cima”
  • “Coda”
  • “Licorice Pizza”
  • “Apresentando os Ricardos”
  • “Drive My Car”

Como falei no podcast, não acharia nenhuma surpresa ver o “A Tragédia de Macbeth” ou até “O Beco do Pesadelo”.

Não acredito em “Tick, Tick…Boom!”, duvido de “Casa Gucci” e acharia muito legal “A Pior Pessoa do Mundo”.