O Oscar 2005 entrou para a história como uma das disputas mais acirradas. O resultado foi a vitória de “Menina de Ouro” em Melhor Filme e Direção com Clint Eastwood.

Agora, como isso aconteceu? E foi um resultado justo ou não?

O FAVORITO E O AZARÃO

Quando foi anunciado que o Martin Scorsese iria fazer a cinebiografia de Howard Hughes, magnata americano que investiu desde a aviação ao mundo do cinema, todo mundo pensou uma única coisa: ‘agora vem o Oscar’. 

Afinal, o Scorsese já era gigante do cinema americano, o maior diretor do país vivo naquela época, mas, sem um prêmio da Academia. Até então, ele já havia sido indicado em quatro ocasiões: “Touro Indomável” em 1981, “A Última Tentação de Cristo”, em 1989, “Os Bons Companheiros”, em 91, e “Gangues de Nova York”, em 2003. 

Estas duas últimas derrotas, aliás, foram pancadas pesadas porque também se criaram expectativas altas em relação a uma possível vitória. E para “O Aviador”, o Scorsese não mediou esforços para vencer esse Oscar:  contou com um timaço de estrelas da época – Leonardo DiCaprio, Cate Blanchett, Jude Law, Kate Beckinsale, Alan Alda, Alec Baldwin e até a Gwen Stefani do No Doubt -, um orçamento de US$ 100 milhões (o maior dele até então), esbanjava o melhor da qualidade técnica e do luxo de Hollywood e, claro, falava sobre o mundo do cinema e da história dos EUA, assuntos sempre adorados pela Academia. 

Para completar a receita, “O Aviador” era a prioridade da Warner naquela temporada em uma parceria com a Miramax, do então Midas da Academia, Harvey Weinstein. Traduzindo: era Oscar na certa. 

Já “Menina de Ouro” era a antítese disso: uma produção de US$ 30 milhões gravada rapidamente durante o verão norte-americano focada em uma história intimista de superação com um delicado pano de fundo social e concentrada no seu trio de protagonistas. 

Naquela época, o Clint já tinha seu Oscar de Melhor Filme e Direção com “Os Imperdoáveis” e superava um início de século 21 ruim com as indicações de “Sobre Meninos e Lobos” em 2004. Ainda assim, a Warner, também produtora do filme, não se mostrava tão disposta a mudar o foco de suas estratégias na temporada de premiações e dividir a atenção entre “Menina de Ouro” e “O Aviador”. 

A situação só começou a mudar quando o filme foi exibido para críticos e teve uma sessão consagradora no Sindicato de Diretores dos EUA. Ali, os executivos passaram a olhar com outros olhos para “Menina de Ouro”. 

A TEMPORADA DE PREMIAÇÕES 

No início da disputa, “O Aviador” e “Menina de Ouro” foram surpreendidos por um candidato até então fora do radar. 

Dirigido por Alexander Payne e estrelado por Paul Giamatti, “Sideways” começou com tudo recebendo os prêmios dos críticos de Los Angeles e Nova York. Na primeira festa da temporada realizada em 10 de janeiro de 2005, o longa da Fox Searchlight Pictures foi escolhido o melhor filme do Critics Choice Awards. 

Porém, “O Aviador” conseguiu se consolidar nas duas semanas seguintes. 

No dia 16 de janeiro, o longa do Martin Scorsese venceu 3 das 6 categorias que disputava no Globo de Ouro, incluindo Melhor Filme de Drama. Já no dia 22, veio a conquista no PGA, o prêmio do Sindicato dos Produtores, evento que tinha o vencedor coincidido com do Oscar em 4 das 5 últimas edições. Por fim, três dias depois, “O Aviador” sobrou em nas indicações ao Oscar 2005 com 11 nomeações, enquanto “Menina de Ouro” e “Em Busca da Terra do Nunca” ficaram em segundo lugar com distantes sete indicações. 

Nesta série de conquistas, houve um ‘porém’ e ele foi responsável por mudar os rumos da corrida ao Oscar daquele ano. 

As três vitórias de “O Aviador” no Globo de Ouro não incluíam o tão aguardado prêmio para o Martin Scorsese em Melhor Direção. A estatueta foi surpreendentemente para o Clint Eastwood. O cheiro de virada ficou ainda mais forte quando ele voltou a vencer no DGA. 

O SAG de Melhor Elenco e o WGA, o prêmio do Sindicato dos Roteiristas, serviu para consolidar “Sideways” como a terceira força, o possível azarão daquele temporada. Dos grandes eventos pré-Oscar, o Bafta deu novamente a dianteira para “O Aviador” consagrado em Melhor Filme. 

No Oscar, “O Aviador” deu indícios de que poderia dominar a noite ao vencer categorias pesadas como Fotografia e Montagem, além de Atriz Coadjuvante com Cate Blanchett, Figurino e Direção de Arte. Durante grande parte da cerimônia, “Menina de Ouro” tinha apenas a estatueta de Melhor Ator Coadjuvante com Morgan Freeman. Porém, a maré mudou com Hilary Swank levando Melhor Atriz. Os dois últimos prêmios da noite ficaram com Clint Eastwood em Direção e o cobiçado Melhor Filme. 

FOI JUSTO? 

“O Aviador”, sem dúvida, é um belo filme do Scorsese e foge do tradicional das cinebiografias consagradoras. 

Com uma atuação de alto nível do Leonardo DiCaprio, a produção mostra como a genialidade inovadora de Hughes era no mesmo patamar das excentricidades proporcionadas pelo seu Transtorno Obsessivo Compulsivo por limpeza. Essa mistura de luxo trazida na recriação perfeita através dos figurinos e direção de arte com um elenco fantástico com o intimismo perturbador cria um retrato complexo e fascinante. 

Por outro lado, acho que o Scorsese se estende excessivamente na segunda metade e faz o filme perder ritmo. Dentro da filmografia recente dele, vejo “O Aviador” atrás, por exemplo, de “O Irlandês”, “O Lobo de Wall Street” e “Silêncio” ainda que bem superior a “Os Infiltrados”. 

Já “Menina de Ouro” pode ser considerado uma das obras-primas da carreira do Clint Eastwood. 

Remetendo ao melhor do cinema clássico de Hollywood, o Clint consegue criar uma trama enxuta, mas, desenvolvida à perfeição através de personagens ricos interpretados por atores no auge da forma. A história de superação comovente por si só ganha um caráter mais filosófico e socialmente relevante na virada surpreendente da reta final. 

Essa simplicidade na forma paralela a uma profundidade comovente dos personagens é que faz essa virada ser justíssima em um acerto brilhante do Oscar.   

Oscar: A Vitória Nada Absurda de Sandra Bullock em Melhor Atriz

Caio Pimenta analisa as razões da vitória de Sandra Bullock, por "Um Sonho Possível", em Melhor Atriz no Oscar 2010 não ser absurda. https://youtu.be/93VuZO3MiiQ CARISMA E VERSATILIDADE: MARCAS DE BULLOCK Para começo de conversa, é preciso analisar a trajetória da...

Oscar: 10 Atuações Internacionais que Mereciam Indicações

Em 1960, Sophia Loren foi a pioneira a ganhar o Oscar por uma atuação em um filme de língua não-inglesa com “Duas Mulheres”. Astros como Marcello Mastroianni, Liv Ulmann, Valentina Cortese, Isabelle Adjani, Gerard Depardieu, Roberto Benigni, Javier Bardem, Penélope...

Oscar: TOP 10 Indicações Improváveis de 2000-2021

Caio Pimenta apresenta uma lista com as indicações mais improváveis nas categorias de atuação do Oscar entre 2000 a 2021.  https://www.youtube.com/watch?v=RbqTgQVZch0 10. MARINA DE TAVIRA, por "ROMA"  Depois de levar o Leão de Ouro do Festival de Veneza e chegar com o...

Festival de Cannes: Quem Sai Forte para o Oscar 2022?

Caio Pimenta apresenta quais produções saíram fortes do Festival de Cannes deste ano para a disputa do Oscar 2022. https://www.youtube.com/watch?v=RIdRxxmSWrA MELHOR FILME https://www.youtube.com/watch?v=ZMgvkuhVWfc Maior evento do cinema europeu, o Festival de Cannes...

Oscar Bait: os 10 Maiores casos dos últimos anos

De Glenn Close a “Nasce uma Estrela”, Caio Pimenta analisa quais os 10 maiores Oscar bait dos últimos anos.  https://www.youtube.com/watch?v=ypWD-gfjnMY 10. JENNIFER LAWRENCE, por “JOY” Teve uma época em que bastava a Jennifer Lawrence lançar um filme e o Oscar a...

Oscar: 10 Filmes que não deram sorte na Premiação

Grandes clássicos do cinema não deram sorte no Oscar seja por concorrer contra um mega favorito ou estar no meio de uma disputa entre dois candidatos fortes. Neste vídeo, Caio Pimenta traz 10 filmes que passaram por essa situação....

Oscar: O Épico Duelo Sean Penn x Mickey Rourke

Dois galãs surgidos nos anos 1980, Sean Penn e Mickey Rourke tiveram trajetórias bem diferentes ao longo da carreira, mas, se encontraram para uma disputa acirrada no Oscar 2009 de Melhor Ator. Com direito até tretas, Caio Pimenta traz como foi essa disputa e se o...

Oscar: TOP 10 Atuações Esnobadas entre 2011 a 2021

De Greta Gerwig a Leonardo DiCaprio, Caio Pimenta apresenta 10 grandes atuações esnobadas de indicações no Oscar entre 2011 e 2021. https://www.youtube.com/watch?v=AW1s2P7Hlwk 10. ROBERT DE NIRO, por "O IRLANDÊS"  “O Irlandês” foi perdendo força ao longo da temporada...

Oscar: Os Melhores Duelos Dos Últimos 30 Anos

Há anos em que um filme sobra no Oscar: ocorreu com “O Silêncio dos Inocentes”, “A Lista de Schindler” e “Titanic”. Porém, há outras temporadas em que dois ou três filmes brigam pesado pela estatueta.   Caio Pimenta apresenta as 10 melhores disputas desde a década de...

Oscar: TOP 10 Atuações Indicadas que Nunca Venceriam

Sabe aqueles trabalhos muitos bons de atores consagrados indicados ao Oscar, mas, que, na hora da festa, a gente sabe que não vão levar o prêmio? Separei 10 casos dos últimos 20 anos neste novo vídeo do Cine Set.  https://www.youtube.com/watch?v=OES9Pp4j7Rs ELLEN...