De “A Noite dos Desesperados” a “O Último Tango em Paris”, Caio Pimenta apresenta quais seriam os filmes indicados ao Oscar de Melhor Filme se fossem 10 nomeados entre 1970 a 1974. 

OSCAR 1970 

Os ecos da Nova Hollywood começam a ser ouvidos com mais força no Oscar pela vitória de “Perdidos na Noite”. A lista ainda incluía o excelente “Z”, o ótimo “Butch Cassidy”, além dos representantes da ala mais tradicional “Alô Dolly” e “Ana dos Mil Dias. 

Se fossem 10 indicados, a seleção seria ainda melhor. 

“A Noite dos Desesperados” certamente estaria entre os finalistas, principalmente, após ser indicado a nove categorias. “Deixem-Nos Viver” teve apenas uma nomeação, mas, foi em Melhor Direção para o Arthur Penn, o que já o colocaria na disputa principal. “Sem Destino” faria companhia a “Perdidos na Noite” entre os filmes transgressores, enquanto o violento e clássico “Meu Ódio Será Sua Herança” representaria o faroeste. Fecha a lista a comédia “Bob, Carol, Ted e Alice”. 

O azarão poderia ser o Bob Fosse com “Charity – Meu Amor” e quem eu gostaria de ver entre os finalistas seria o britânico “A Primavera de uma Solteirona”, filme que rendeu o Oscar de Melhor Atriz para a Maggie Smith. 

OSCAR 1971 

Patton” dominou o Oscar de 1971 ao ser premiado com 7 Oscars, incluindo, Melhor Filme, Direção, Ator e Roteiro Original. A lista ainda tinha os excelentes “MASH” e “Cada um Vive Como Quer” e os sucessos “Aeroporto” e “Love Story”. 

Se fossem 10 indicados, teríamos uma lista com grandes diretores. 

Indicado em Direção com o Federico Fellini, “Satyricon” não seria esnobado em Melhor Filme assim como “Mulheres Apaixonados”, do Ken Russell. O épico do David Lean, “A Filha de Ryan”, vencedor de Ator Coadjuvante e Fotografia, seria lembrado também. O drama “Meu Pai, um Estranho” e “A Grande Esperança Branca” completariam a lista. 

O drama de guerra “Tora! Tora! Tora!”, vencedor de um Oscar e indicado a cinco categorias, seria o azarão e o meu favorito fica com “Let It Be”, afinal, não é todo dia que você poderia incluir um documentário sobre os Beatles entre os finalistas. 

OSCAR 1972 

William Friedkin e Gene Hackman conquistaram o Oscar 1972 com “Operação França”. O clássico de Stanley Kubrick, “Laranja Mecânica”, estava entre os finalistas assim como “Um Violinista no Telhado”, “A Última Sessão de Cinema” e “Nicholas e Alexandra”. 

Se fossem 10 indicados… 

“Domingo Maldito”, dirigido pelo indicado ao Oscar John Schlesinger, seria um dos finalistas assim como o drama do Robert Mulligan, “Houve uma vez no Verão”. “Mary Stuart, Rainha da Escócia” representaria o tradicionalismo dos dramas de época britânico. “Kotch – Ainda Há Fogo Sobre as Cinzas” levaria a dupla Jack Lemmon-Walter Matthau ao Oscar de Melhor Filme. A última vaga ficaria com “Hospital”, ganhador de Melhor Roteiro Original. 

O azarão poderia ser “Se a Minha Cama Voasse”, filme infantil que venceu um Oscar e concorreu a outros quatro, enquanto o meu favorito seria “O Conformista”, clássico do Bernardo Bertolucci e indicado apenas a Roteiro Adaptado. 

OSCAR 1973 

O Poderoso Chefão” derrotou “Cabaret” em uma das disputas mais apertadas da história do Oscar. Em 1973, o suspense “Amargo Regresso”, o sueco “Os Emigrantes” e “Lágrimas de Esperança” completaram a lista. 

Se fossem 10 indicados, teríamos filmes para todos os gostos. 

“O Destino de Poseidon” faria parte da lista após conquistar oito indicações e vencer atriz coadjuvante com a Shelly Winters. O suspense do indicado ao Oscar, Joseph L Mankiewicz, “Trama Diabólica” seria nomeado também igual “O Ocaso de uma Estrela”, cinebiografia da estrela do jazz Billie Holliday. “Viagens com a Minha Tia” e “As Garras do Leão” completam a lista. 

O azarão seria aquele que eu gostaria de ver demais entre os finalistas: “O Discreto Charme da Burguesia”, parceria inesquecível, cínica e irônica da dupla Luis Buñuel e Jean Claude Carriere. 

OSCAR 1974 

Em 1974, “Golpe de Mestre” superou os melhores “O Exorcista” e “Gritos e Sussurros” para vencer o Oscar. “Loucuras de Verão”, de um jovem chamado George Lucas na direção, e a simpática comédia “Um Toque de Classe” também estavam na disputa. 

Se fossem 10 indicados, teríamos de Marlon Brando e Jack Lemmon a Tatum O´Neill. 

O polêmico “O Último Tango em Paris” iria apimentar a disputa de Melhor Filme, enquanto o romance “Nosso Amor de Ontem” agradaria os mais tradicionais e conservadores membros da Academia. O Peter Bogdanovich reapareceria em Melhor Filme com o ótimo “Lua de Papel”. Responsável pelo segundo Oscar da carreira do Jack Lemmon, “Sonhos do Passado” fecha a lista ao lado de “O Homem que eu Escolhi”. 

Protagonizado pelo Jack Nicholson, “A Última Missão” seria o azarão e o ótimo “Serpico”, parceria do Sydney Lummet com o Al Pacino, era o meu favorito para aparecer na lista. 

Oscar Anos 2020: TOP 5 Melhor Animação e Filme Internacional

De "Toy Story 4" e "Parasita" a "Zona de Interesse" e "O Menino e a Garça", Caio Pimenta traz um ranking dos ganhadores do Oscar de Melhor Animação e Filme Internacional dos anos 2020. https://youtu.be/FzT686ie_4k 5. 'TOY STORY 4' e 'NADA DE NOVO NO FRONT' Inicio a...

Oscar 2025: Quem Pode Surgir na Disputa? – Parte 3

De "Coringa: Delírio a Dois" a "Deadpool & Wolverine", Caio Pimenta traz a terceira parte de possíveis candidatos ao Oscar 2025. https://youtu.be/n-5WHISgSCg MELHOR ANIMAÇÃO Mais de duas décadas depois da consagração da trilogia do Peter Jackson, “O Senhor dos...

Oscar Anos 2020: TOP 5 Melhor Ator e Ator Coadjuvante

Hora de continuar o ranking das atuações premiadas no Oscar em Melhor Ator e Ator Coadjuvante nos anos 2000. Apesar de dois desempenhos monstruosos na categoria principal, a média dos ganhadores de papéis secundários foi acima da média.  Conheça os meus favoritos em...

Oscar 2025: Quem Pode Surgir na Disputa? – Parte 2

De "Rivais" com Zendaya a "Blitz" com Saoirse Ronan, Caio Pimenta traz a segunda parte de possíveis candidatos ao Oscar 2025. https://youtu.be/T-l8SsLD6uk 'THE PIANO LESSON' E 'WE LIVE IN TIME' Se você gostou de “Um Limite Entre Nós” e “A Voz Suprema do Blues”, tenho...

Oscar Anos 2020: TOP 5 Melhor Atriz e Atriz Coadjuvante

Hora de falar das mulheres neste especial sobre as cinco primeiras edições do Oscar nos anos 2020. Se os prêmios de coadjuvantes não foram nada animadores, tivemos sim bons resultados na categoria principal. Neste novo vídeo do Cine Set, eu faço um ranking de cada uma...

Oscar 2025: Quem Pode Surgir na Disputa? – Parte 1

O Oscar 2025 começa agora no Cine Set! Sim, falta bastante tempo e não farei previsões de quem serão os indicados. Mas, já dá para apontar os filmes com potencial para serem candidatos ao prêmio.  Nesta primeira parte, eu apresento o primeiro grande candidato a...

Oscar Anos 2020: TOP 5 Melhor Filme e Direção

De "Parasita" a "Oppenheimer", Caio Pimenta analisa os primeiros cinco anos da década 2020 em Melhor Filme e Direção. https://www.youtube.com/watch?v=LlghAq_dPYk 5. NOMADLAND E CHLOÉ ZHAO Como as categorias de Melhor Filme e Direção divergiram apenas uma vez nos...

Oscar | A Turbulenta História de Martin Scorsese com a Academia

https://youtu.be/_SnSefyofV4 É possível afirmar sem medo de errar que o Martin Scorsese é o maior diretor vivo do cinema norte-americano. Um gigante com mais de seis décadas de carreira e um punhado de clássicos. Isso se reflete no Oscar: ao todo, as produções...

Oscar 2024: O Melhor e o Pior da Cerimônia

Da transmissão brasileira ao show de Ryan Gosling, Caio Pimenta analisa do pior ao melhor da cerimônia do Oscar 2024. NÃO FOI BOM: CERIMÔNIA ENXUTA DEMAIS A cerimônia foi bem boa, mas, é claro, sempre tem aqueles problemas que são de lei. Para começar, achei o Oscar...

Oscar 2024: Por que ‘Oppenheimer’ venceu Melhor Filme?

Caio Pimenta analisa os motivos que levaram "Oppenheimer" a vencer o Oscar 2024 de Melhor Filme. https://www.youtube.com/watch?v=DsCtLukSRtc 1. A QUALIDADE DO FILME - 50% O primeiro e principal fator, claro, reside nas próprias qualidades de “Oppenheimer” .  O drama...