A Katharine Hepburn pode ser a maior vencedora do Oscar de Melhor Atriz com quatro estatuetas, porém, a Frances McDormand detém um recorde incrível: 100% de aproveitamento na categoria com três indicações e três vitórias.  

Ela ainda soma outras nomeações em atriz coadjuvante sendo que a primeira delas aconteceu ainda na década de 1980.

Por essa trajetória premiada e respeitada dentro da indústria, Caio Pimenta homenageia a Frances McDormand neste especial que elenca da pior à melhor indicação dela no Oscar, além da maior esnobada.  

6. TERRA FRIA  

A indicação mais fraca da carreira da Frances McDormand aconteceu no filme menos marcante pelo qual ela foi nomeada. 

Em “Terra Fria”, ela interpreta a colega da personagem da Charlize Theron em uma história sobre a primeira denúncia formal na justiça dos EUA de assédio sexual. Trata-se de uma atuação firme como é típica dela ainda com um grau de fisicalidade bem executado na reta final.  

Em 2006, ela chegou sem grandes chances na corrida de Melhor Atriz Coadjuvante perdendo para a favorita Rachel Weisz, de “O Jardineiro Fiel”.  

5. MISSISSIPI EM CHAMAS 

A primeira nomeação da McDormand veio em 1989 também em coadjuvante por “Mississipi em Chamas”.  

Vivendo a esposa de um policial membro da Ku Klux Klan, a atriz serve como um contraponto ao racismo da região, mostrando como nem todos os brancos apoiam os absurdos cometidos contra os negros.  

Em 1989, ela perdeu para a Geena Davis, de “O Turista Acidental”, um Oscar bastante controverso. Não pela derrota da Frances McDormand, mas, pela sim pela Michelle Pfeiffer, de “Ligações Perigosas”, não ter vencido. 

4. NOMADLAND 

A terceira estatueta da carreira da Frances McDormand veio em 2021 com “Nomadland”. 

Antítese dos Oscars baits comuns às categorias de atuação, o trabalho da atriz é silencioso e internalizado no belo longa da Chloé Zhao.

Isso, entretanto, não impede o público de criar uma empatia instantânea com Fern em sua jornada para seguir adiante após perder tudo, algo tão comum a milhões de pessoas nestes tristes tempos em que vivemos. 

3. QUASE FAMOSOS 

 Começamos o pódio pela indicação dela a Melhor Atriz Coadjuvante em 2001. 

Mães preocupadas com seus rebentos descobrindo as delícias e perigos da vida são uma constante no cinema.

O talento da Frances McDormand, porém, amplifica isso ao entregar uma figura genuína e comovente de fácil identificação ao mesclar o entendimento da importância do jovem repórter seguir adiante, enquanto tenta protegê-lo a todo custo.  

Em 2001, ela perdeu para a estatueta para a Marcia Gay Harden, por “Pollack”. Na minha opinião, se era para a Frances sair derrotada que fosse para a colega de “Quase Famosos”, a Kate Hudson lindíssima como a Penny Lane. 

2. TRÊS ANÚNCIOS PARA UM CRIME 

“Três Anúncios para um Crime” pode até ser um filme superestimado, porém, o mesmo não dá para dizer do trabalho da Frances McDormand. 

Ao fazer Mildred Hayes, a atriz subverte aquilo que se espera de uma mãe em luto ao deixar a tristeza em segundo plano para dar lugar à vingança e o desejo de justiça com as próprias mãos.

Desta forma, cada palavra dita pela personagem sai como uma lâmina prestes a detonar seu receptor e a ações são extremas ainda que a dor esteja lá de forma perceptível. 

Curioso que o Oscar 2018 de Melhor Atriz tinha tudo para ser bem equilibrado com as presenças da Sally Hawkins, do favorito “A Forma da Água”, e da Saoirse Ronan, de “Lady Bird”, porém, a Frances McDormand estava tão bem que dominou sem maiores dificuldades. 

1. FARGO 

O maior trabalho da Frances McDormand vencedor do Oscar veio de forma surpreendente. 

Apesar de ser uma das protagonistas de “Fargo”, a atriz aparece somente após os 33 minutos da projeção em um filme de 98 minutos.

Mas, quando surge em cena, a Frances McDormand domina tudo como o ponto de racionalidade de uma história bizarra.

A policial grávida não apenas consegue ser um necessário contraponto de lucidez como também se impõe com a firmeza necessária para resolver aquele caos. 

Havia quem a apontasse mais coadjuvante do que protagonista em “Fargo”, mas, de qualquer modo, ela sairia premiada daquele Oscar. Era impossível qualquer resultado diferente. 

A MAIOR ESNOBADA – “QUEIME DEPOIS DE LER”

Chegamos à minha parte favorita: qual foi a maior esnobada? 

Ainda que a Frances McDormand tenha feito dois clássicos dos irmãos Coen ali no início da carreira – “Gosto de Sangue” e “Arizona Nunca Mais” – fico com uma parceria mais recente. 

Em “Queime Depois de Ler”, a atriz está divertidíssima como a funcionária de uma academia em meio a uma inesperada e maluca conspiração governamental. Junto com o Brad Pitt, a McDormand forma uma dupla hilária pela caricatura, causando uma estranheza bem-vinda para uma trama tão maluca quanto eles.  

“Queime Depois de Ler” foi um dos raros filmes recentes dos Coens completamente esnobados. Em relação à Frances McDormand, a categoria de Melhor Atriz Coadjuvante era justamente a mais pesada daquele Oscar 2009. Ainda assim, teria tirado a Taraji P. Henson, de “Benjamin Button”, para colocá-la na disputa. 

Oscar 2025: Quem Pode Surgir na Disputa? – Parte 8

De "Moana 2" a "Longa Jornada Noite Adentro", Caio Pimenta finaliza a lista de mais candidatos ao Oscar 2025. https://www.youtube.com/watch?v=VMbdV6AOSeA LANGE A TRIO FEMININO Clássico do Eugene O'Neill, “Longa Jornada Noite Adentro” já teve diversas versões para o...

Especial Oscar: Os Meus Favoritos das Edições 1998 e 1999

Caio Pimenta apresenta os seus favoritos para os Oscars de 1998 e 1999, anos das consagrações de "Titanic" e "Shakespeare Apaixonado". https://youtu.be/IUZzvQTNpeY O DOMÍNIO 'TITANIC'...

Oscar 2025: Quem Pode Surgir na Disputa? – Parte 7

De sucessos de Cannes como "Emilia Pérez" e "The Substance" a "The Nickel Boys", Caio Pimenta traz a lista de mais candidatos ao Oscar 2025. https://youtu.be/m40seke77Xs 'THE OUTRUN', 'BETTER MAN' A Saoirse Ronan virou nome queridinho do Oscar desde a precoce...

Oscar 2025: O Que Fica do Festival de Cannes?

Há quem diga que o Festival de Cannes inicia a temporada de premiações com os primeiros candidatos ao Oscar sendo colocados à prova. Não chego tão longe assim, mas, admito que o evento na França pode ser um bom ponto de partida para muitos filmes e atores. Que o digam...

Oscar 2025: Quem Pode Surgir na Disputa? – Parte 6

De "Motel Destino" a "Ainda Estou Aqui", Caio Pimenta lista os potenciais candidatos do Brasil à vaga no Oscar 2025. https://youtu.be/kjb1mBB9Rgw AS CONTINUAÇÕES https://www.youtube.com/watch?v=mxGSOrCCZOA&pp=ygUjRXN0w7RtYWdvIDI6IE8gUG9kZXJvc28gQ2hlZiB0cmFpbGU%3D...

Oscar Anos 2020: TOP 10 Momentos Marcantes

Dos discursos de Ariana DeBose e Joaquin Phoenix ao tapa na cara de Will Smith em Chris Rock, Caio Pimenta lista os maiores momentos do Oscar entre os anos 2020 e 2024. https://youtu.be/8LWmAOXthJQ 10. RETORNO DAS HOMENAGENS AOS INDICADOS...

Oscar 2025: Quem Pode Surgir na Disputa? – Parte 5

De "O Aprendiz" a "A Real Pain", Caio Pimenta traz a quinta parte de possíveis candidatos ao Oscar 2025. https://youtu.be/hfaAbQdJMvM 'NIGHTBITCH', 'CALLAS' E 'BACK TO BLACK' Adiado por conta da greve de roteiristas e atores do ano passado, “Nightbitch”, finalmente,...

Oscar Anos 2020: TOP 10 Maiores Esnobadas

De "Assassinos da Lua das Flores" em Roteiro Adaptado a Lupita Nyong´o em Melhor Atriz, Caio Pimenta traz um ranking das maiores esnobadas do Oscar nos anos 2020. https://youtu.be/HCzSG_kEFl4 10. DELROY LINDO A pauta da diversidade pode até ter ganhado força na...

Oscar 2025: Quem Pode Surgir na Disputa? – Parte 4

De Clint Eastwood a Yorgos Lanthimos, Caio Pimenta traz a quarta parte de possíveis candidatos ao Oscar 2025. https://www.youtube.com/watch?v=JbVS4YjfKwM Se Oscar 2023 teve Steven Spielberg e a edição deste ano contou com Martin Scorsese, a próxima temporada de...

Oscar Anos 2020: TOP 5 Melhor Animação e Filme Internacional

De "Toy Story 4" e "Parasita" a "Zona de Interesse" e "O Menino e a Garça", Caio Pimenta traz um ranking dos ganhadores do Oscar de Melhor Animação e Filme Internacional dos anos 2020. https://youtu.be/FzT686ie_4k 5. 'TOY STORY 4' e 'NADA DE NOVO NO FRONT' Inicio a...