Dia das crianças e não tem data melhor para fazer o TOP 10 da categoria de Melhor Animação do Oscar. 

10. FROZEN 

Em 2014, “Frozen” levou o prêmio superando “Os Croods”, “Ernest & Celestine” e “Meu Malvado Favorito 2”. 

Ainda que sofra com problemas de ritmo, “Frozen” consegue mudar o foco tradicional das princesas Disney. Aqui, em vez de esperarem solenemente o príncipe encantado e sofrerem o tempo todo, Elsa e Anna assumem a dianteira das ações em um filme que ainda resgata sequências musicais pouco presentes nos filmes do estúdio na época. 

“Frozen” trouxe também uma música para ficar na nossa cabeça para o bem e para o mal. 

9. PROCURANDO NEMO 

Dez anos antes, “Procurando Nemo” ganhou o Oscar de Melhor Animação.

O filme da Pixar derrotou “As Bicicletas de Belleville” e “O Irmão Urso”. 

“Procurando Nemo” supera a construção episódica do roteiro que impede uma narrativa mais fluída com uma história universal de amor entre pai e filho e um visual arrebatador dos mais diversos seres aquáticos e dos oceanos, sendo uma das animações mais belas já lançadas na história do cinema. 

8. DIVERTIDA MENTE  

O oitavo lugar fica com “Divertida Mente”, ganhador do Oscar de 2016. 

De todos os vencedores da história da categoria, “Divertida Mente” é o que apresenta a trama mais complexa e inventiva. Tudo graças à capacidade do roteiro em traduzir o abstrato em personagens carismáticos dentro de uma trama acessível ao público geral e a criatividade visual de ilustrar os nossos sentimentos e memórias. 

Entre os concorrentes de “Divertida Mente” estavam o ótimo “Anomalisa” e o nosso representante “O Menino e o Mundo”, do Alê Abreu. 

7. HOMEM-ARANHA NO ARANHAVERSO 

“Os Incríveis 2” e “Ilha dos Cachorros”, do Wes Anderson, eram considerados os favoritos para disputa do Oscar de Melhor Animação em 2019. Porém, quando “Homem-Aranha no Aranhaverso” estreou, se sabia que ali estava o grande ganhador da categoria. 

Afinal, o filme da Sony consegue traduzir a energia dos quadrinhos, repleta de ação, carisma, cores para a tela. “Aranhaverso” ainda tem uma história que expande o universo das obras baseadas em HQs com a possibilidade do multiverso como as live-actions da DC e Marvel não ousaram fazer até então.  

Por fim, deixo uma pergunta para vocês responderem nos comentários: seria “Aranhaverso” o melhor filme do Homem-Aranha nos cinemas? 

6. WALL-E 

Sexto lugar deste TOP 10 vai para “Wall-E”, ganhador do Oscar de 2009.

O filme da Pixar superou “Bolt” e “Kung Fu Panda”. 

De todos os clássicos da Pixar nos anos 2000, “Wall-E” foi, de longe, o mais ousado. Boa parte da história não conta com diálogos, o protagonista não tem expressividade de outros heróis do estúdio e o pano de fundo ecológico não chega a ser tão fácil de envolver o público como, por exemplo, a trama de “Up”.

Porém, a habilidade do diretor Andrew Stanton em criar uma narrativa repleta de delicadeza e visualmente incrível mostra que confiar na inteligência e sensibilidade do público não faz mal a ninguém. 

5. SHREK 

“Shrek”, da Dreamworks, surpreendeu a Disney e a Pixar ao ganhar o primeiro Oscar de Melhor Animação ao bater “Monstros S.A”. O resultado foi para lá de justo. 

Subvertendo os contos de fadas, o heroísmo e a beleza dos príncipes da Disney, “Shrek” jogou o estilo fofinho da Disney de lado para apostar na rebeldia e descontração. O resultado é uma animação inesperadamente ousada, abusada e com um elenco de dubladores, como Mike Myers e Eddie Murphy, em performances arrasadoras. 

Pena que a Dreamworks explorou “Shrek” até cansar. Exceto pelo segundo filme, todas as outras continuações são bem abaixo do original. 

4. RATATOUILLE 

Em 2008, “Ratatouille” conquistou o Oscar de Melhor Animação ganhando do ótimo “Persépolis” e de “Tá Dando Onda”. 

Muito mais do que uma aventura inusitada de um ratinho chef de cozinha, “Ratatouille” amplia o escopo da história ao tratar da paixão e do respeito profundo de um profissional sobre o objeto de seu trabalho e como a entrega e a defesa desta permite a constante evolução de um setor, no caso, a gastronomia. 

E ainda temos Paris magistralmente retratada. Quer mais? 

3. OS INCRÍVEIS 

“Os Incríveis” abre o pódio do TOP 10 do Cine Set na terceira posição. O filme foi o vencedor do Oscar da categoria em 2004, batendo “Shrek 2” e “O Espanta Tubarões”. 

“Os Incríveis” é, de longe, o mais adulto de todas as animações da Pixar sem abrir mão de agradar as crianças. O tédio da vida adulta com sua rotina enfadonha matando os potenciais mais legais da nossa existência dialoga com uma aventura para lá de divertida com ótimas sequências de ação e personagens impagáveis.  

Foi, sem dúvida, o auge da carreira do Brad Bird e uma pena demais ter resultado em uma sequência muito abaixo do original. 

2. A VIAGEM DE CHIHIRO 

A única produção não falada em inglês a vencer o Oscar de Animação vem da cerimônia de 2003: é “A Viagem de Chihiro”, do genial Hayao Miyazaki. 

Há quem diga que seja uma história clichê, mas, tudo muda quando feito pela visualidade fantástica e a sensibilidade poética de Miyazaki. “Chihiro” coloca o público em uma jornada imersiva em que cada momento surpreendente por oferecer algo inusitado e belo, fora ser uma história de crescimento carregada de simbolismos e uma pitada melancólica. 

Além de “Chihiro”, o Miyazaki concorreu com outros dois filmes no Oscar de Animação: “O Castelo Animado”, em 2006, e “Vidas ao Vento”, em 2014. 

1. TOY STORY 3 

O melhor vencedor do Oscar de Animação vem da cerimônia de 2011. 

Que me perdoem os fãs de “O Poderoso Chefão”, “Matrix”, “O Senhor dos Anéis” e “De Volta Para o Futuro”, mas, Toy Story 3” é o melhor desfecho de trilogia já feito nos cinemas.

Toda a construção iniciada em 1995 encontra um ponto final comovente e emocionante que dialoga com o crescimento de todos nós, completando uma jornada da fase da infância para a vida adulta em que é necessário abrir mão de coisas queridas para seguir em frente. Como se não bastasse, a produção ainda é repleta de cenas inesquecíveis tanto de drama quanto de comédia. 

Por isso, já disse aqui no canal do Cine Set, que, para mim, “Toy Story 3” deveria não apenas ter vencido Animação, mas, também Melhor Filme. Ah, e, sinceramente, busco de todas as formas esquecer o desnecessário quarto filme. 

Oscar Anos 2020: TOP 5 Melhor Animação e Filme Internacional

De "Toy Story 4" e "Parasita" a "Zona de Interesse" e "O Menino e a Garça", Caio Pimenta traz um ranking dos ganhadores do Oscar de Melhor Animação e Filme Internacional dos anos 2020. https://youtu.be/FzT686ie_4k 5. 'TOY STORY 4' e 'NADA DE NOVO NO FRONT' Inicio a...

Oscar 2025: Quem Pode Surgir na Disputa? – Parte 3

De "Coringa: Delírio a Dois" a "Deadpool & Wolverine", Caio Pimenta traz a terceira parte de possíveis candidatos ao Oscar 2025. https://youtu.be/n-5WHISgSCg MELHOR ANIMAÇÃO Mais de duas décadas depois da consagração da trilogia do Peter Jackson, “O Senhor dos...

Oscar Anos 2020: TOP 5 Melhor Ator e Ator Coadjuvante

Hora de continuar o ranking das atuações premiadas no Oscar em Melhor Ator e Ator Coadjuvante nos anos 2000. Apesar de dois desempenhos monstruosos na categoria principal, a média dos ganhadores de papéis secundários foi acima da média.  Conheça os meus favoritos em...

Oscar 2025: Quem Pode Surgir na Disputa? – Parte 2

De "Rivais" com Zendaya a "Blitz" com Saoirse Ronan, Caio Pimenta traz a segunda parte de possíveis candidatos ao Oscar 2025. https://youtu.be/T-l8SsLD6uk 'THE PIANO LESSON' E 'WE LIVE IN TIME' Se você gostou de “Um Limite Entre Nós” e “A Voz Suprema do Blues”, tenho...

Oscar Anos 2020: TOP 5 Melhor Atriz e Atriz Coadjuvante

Hora de falar das mulheres neste especial sobre as cinco primeiras edições do Oscar nos anos 2020. Se os prêmios de coadjuvantes não foram nada animadores, tivemos sim bons resultados na categoria principal. Neste novo vídeo do Cine Set, eu faço um ranking de cada uma...

Oscar 2025: Quem Pode Surgir na Disputa? – Parte 1

O Oscar 2025 começa agora no Cine Set! Sim, falta bastante tempo e não farei previsões de quem serão os indicados. Mas, já dá para apontar os filmes com potencial para serem candidatos ao prêmio.  Nesta primeira parte, eu apresento o primeiro grande candidato a...

Oscar Anos 2020: TOP 5 Melhor Filme e Direção

De "Parasita" a "Oppenheimer", Caio Pimenta analisa os primeiros cinco anos da década 2020 em Melhor Filme e Direção. https://www.youtube.com/watch?v=LlghAq_dPYk 5. NOMADLAND E CHLOÉ ZHAO Como as categorias de Melhor Filme e Direção divergiram apenas uma vez nos...

Oscar | A Turbulenta História de Martin Scorsese com a Academia

https://youtu.be/_SnSefyofV4 É possível afirmar sem medo de errar que o Martin Scorsese é o maior diretor vivo do cinema norte-americano. Um gigante com mais de seis décadas de carreira e um punhado de clássicos. Isso se reflete no Oscar: ao todo, as produções...

Oscar 2024: O Melhor e o Pior da Cerimônia

Da transmissão brasileira ao show de Ryan Gosling, Caio Pimenta analisa do pior ao melhor da cerimônia do Oscar 2024. NÃO FOI BOM: CERIMÔNIA ENXUTA DEMAIS A cerimônia foi bem boa, mas, é claro, sempre tem aqueles problemas que são de lei. Para começar, achei o Oscar...

Oscar 2024: Por que ‘Oppenheimer’ venceu Melhor Filme?

Caio Pimenta analisa os motivos que levaram "Oppenheimer" a vencer o Oscar 2024 de Melhor Filme. https://www.youtube.com/watch?v=DsCtLukSRtc 1. A QUALIDADE DO FILME - 50% O primeiro e principal fator, claro, reside nas próprias qualidades de “Oppenheimer” .  O drama...