O audiovisual tem um novo representante no Conselho Municipal de Cultura: Paulo Cezar Freire foi eleito nesta sexta-feira (21). A informação foi confirmada pela Manauscult. Ele irá substituir Zê Leão (conhecido também como Júnior Rodrigues) no cargo. A posse dos oito novos conselheiros (um por segmento artístico) acontece no dia 1º de julho.

Pleito aconteceu durante todo o dia na Biblioteca Municipal João Bosco Evangelista, no Centro de Manaus. Eleitores e candidatos com, no mínimo, três anos de experiência na área artística, puderam eleger seus representantes.

Em entrevista ao Cine Set, Paulo Cezar Freire disse que vai lutar pela votação e regulamentação da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. “Com ela todos nós, produtores e realizadores culturais, vamos poder andar com nossas próprias pernas ao ter um projeto cultural aprovado em lei. Empresas locais e nacionais vão poder participar deste processo por meio de renúncia fiscal ou seja, parte do ISSQN (Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza) vai ser aplicado diretamente no projeto cultural. Com isso, o ‘pires na mão’ no gabinete de secretário de cultura vai ficar no passado e nós mesmos vamos poder gerar emprego, renda e principalmente formação para as novas gerações”, afirmou.

Paulo também afirmou que considera ser vital a participação da classe de cinema e vídeo nas ações culturais das escolas do município. Como canal de comunicação com a classe, o novo conselheiro disse que pretende utilizar o Fórum do Audiovisual do Amazonas. Clique aqui para ler a entrevista completa.