A atuação de Bradley Cooper como o francoatirador militar mais letal da América e a interpretação de uma mulher numa jornada de autodescoberta de Reese Witherspoon devem dar a eles o prêmio principal de ator e atriz no Oscar deste ano, na visão dos norte-americanos entrevistados na pesquisa anual Reuters/Ipsos Oscars.

Vinte e oito por cento dos entrevistados disseram que Cooper, quatro vezes indicado ao Oscar, deve ser escolhido melhor ator pela sua interpretação de Chris Kyle, no filme “Sniper Americano”, dirigido por Clint Eastwood. Isso é mais do que o percentual de entrevistados que viu o filme.

Cooper, de 40 anos, também é produtor do filme sobre a guerra do Iraque, que se tornou um enorme sucesso comercial.

O segundo mais votado para o prêmio de melhor ator é Michael Keaton pela sua interpretação de um ator decadente em “Birdman”. Doze por cento dos entrevistados o escolheram na pesquisa realizada de 9 a 12 fevereiro.

Eddie Redmayne, ator britânico que conquistou vários prêmios nesta temporada pelo seu papel como o físico Stephen Hawking, foi a primeira opção para 5 por cento dos entrevistados, sendo que 46 por cento deles disseram que não tinham certeza sobre quem deve ganhar.

Na categoria de melhor atriz, 13 por cento escolheram a vencedora do Oscar Reese Witherspoon pelo seu papel em “Livre”, best-seller da autora Cheryl Strayed.

Em segundo lugar, com 12 por cento, ficou Rosamund Pike por sua atuação como uma jovem esposa com um lado negro em “Garota Exemplar”, filme do diretor David Fincher, baseado no thriller de best-seller.

Quase 60 por cento, no entanto, disseram que não tinham certeza sobre a vencedora de melhor atriz.

A pesquisa revelou anteriormente que “Sniper Americano” é o grande favorito para ganhar o prêmio de melhor filme, com 26 por cento dos entrevistados apostando nele.

A premiação do Oscar será em 22 de fevereiro. A pesquisa Reuters/Ipsos entrevistou 948 norte-americanos on-line e a margem de erro é de 3,6 pontos percentuais.

por Mary Milliken
da Agência Reuters