O Cine Set aproveitou a estreia da ficção científica “A Chegada” nos cinemas brasileiros para preparar uma playlist com temas e músicas do gênero que pede que olhemos, com a mente aberta, as possibilidades de novos mundos e tempos.

Nossa seleção não obedece uma ordem cronológica, mas tenta agrupar e alternar estilos que propõem cenários que vão de planetas longínquos e totalmente ficcionais até versões bem apocalípticas da nossa boa e velha Terra.

Alguns dos temas são bastante conhecidos dos cinéfilos em geral: a introdução de “Assim Falou Zaratustra”, poema sinfônico de Richard Strauss, ficou para sempre associada a “2001: Uma Odisseia no Espaço” e virou um tema eterno do cinema.

Da mesma forma, a “Marcha Imperial” de John Williams e o tema de “Jornada nas Estrelas: O Filme”, de Jerry Goldstein, entraram com gosto para cultura pop e são sinônimos de suas franquias.

Outros se destacam por seu caráter experimental e inovador, como é o caso dos temas do clássico “O Dia em Que a Terra Parou” (de maestro Bernard Hermann) e do recente “Sob a Pele” (da música Mica Levi).

Por fim, é bom lembrar que, enquanto ficção científica geralmente fala sobre outras realidades, elas não necessariamente significam o futuro: “Wait”, do The Kills, e “All These Things That I’ve Done”, do The Killers, são canções utilizadas para remeter a acontecimentos anteriores aos futuros distópicos mostrados nos filmes “Filhos da Esperança” e “Southland Tales – O Fim do Mundo”, respectivamente.

Está comigo até aqui? Se interessou? Manda ver no play aqui embaixo e, se faltou alguma imperdível música da ficção científica, avisa nos comentários! Em tempo: o Cine Set já fez playlists temáticas antes e já tem outras vindo aí. Segue a gente no Spotify pra ver sempre que tiver uma nova ;).