Por trás do céu, de Caio Soh, recebeu o prêmio do público na 11ª edição do Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo. O anúncio dos vencedores foi na noite de quarta, dia 27, no Memorial da América Latina.

Filmado no interior da Paraíba, o longa conta a história de Aparecida, uma mulher forte e com fascinação pelo saber que vive cercada de pobreza. No elenco, estão Nathalia Dill, Emílio Orciollo e Paula Burlamaqui.

A Mostra Escolas de Cinema Ciba-Cilect, de curtas, premiou a produção mexicana Aurélia e Pedro, de José Permar e Omar Robles, que já tinha sido exibido no Festival de Berlim. O júri também concedeu uma menção honrosa ao cubano Polski, de Rubén Rojas.

O longa A última terra foi celebrado pelo festival com o prêmio de coprodução. Realizado em colaboração por Paraguai, Holanda, Chile e Qatar, o filme de Pablo Lamar já tinha sido premiado em Roterdã e Toulouse.

Anna Muylaert foi a grande homenageada deste ano, com uma retrospectiva de 23 filmes da cineasta e Mãe só há uma, seu novo longa, na abertura da programação. Esta edição exibiu 118 títulos de 13 países da América Latina e Caribe, com sessões no Memorial, CCBB, Cinesesc e circuito Spcine.

do site Filme B