A Prefeitura de Paulínia informou que o tradicional festival de cinema da cidade do interior do São Paulo está suspenso. De acordo com a decisão do prefeito José Pavan Júnior, a crise financeira enfrentada pelo município e contratos irregulares motivaram o cancelamento da edição deste ano.

O documento em que a prefeitura baseou a decisão informa que as contas e contratos firmados para realização do festival serão analisadas dentro de 60 dias e o pagamento assim como as contratações de fornecedores estão suspensos. O déficit da atual administração soma R$ 160 milhões.

Orçado em R$ 8 milhões, o edital para a produção de 10 filmes também está suspenso. Segundo o site G1, a prefeitura informou que o processo relativo a esse edital não atende a tramitação exigida por lei. Algumas produções premiadas já estão sendo realizadas mesmo sem o contrato legal. “Tem o argumento de produtores, manifestado em e-mails para a Secretaria de Cultura, assumindo a responsabilidade pelo início de produção, mesmo sem contrato legal”, informa a nota oficial.

Em 2012, o Festival de Paulínia também foi cancelado por motivos financeiros.