O Netflix anunciou, nesta quarta-feira (5), os dois filmes brasileiros que entrarão no catálogo mundial do serviço de streaming. Dirigido por Iberê Carvalho, “O Último Cine Drive-In” foi o mais eleito do público, enquanto o pernambucano “Ventos de Agosto”, de Gabriel Mascaro, acabou sendo selecionado pelo júri formado pelos atores Alice Braga e Fabrício Boliveira, os diretores César Charlone, Fernando Andrade e Adriana Dutra e os blogueiros Hugo Gloss e Lully de Verdade.

Estrelado por Breno Nina e Othon Bastos, “O Último Cine Drive-In” traz a história do jovem operário Marlombrando precisa levar sua mãe, Fátima, para fazer um exame em Brasília. Sem ter a quem recorrer, o rapaz precisará reencontrar seu pai, Almeida, ausente há muitos anos. Dono do Cine Drive-in de Brasília, Almeida insiste em manter vivo um tipo de cinema que já não atrai mais espectadores como na década de 1970.

Já “Ventos de Agosto” traz ares naturalistas para contar a história de Shirley (Dandara de Morais), uma moça urbana que passa a viver numa pequena vila litorânea, cuidando da avó e trabalhando numa plantação de coco.  Seu namorado, Jeison (Geová Manoel dos Santos) também trabalha na fazenda e faz pesca subaquática. Os dois vivem, à sua maneira, uma jornada pessoal acerca da vida e da morte com a chegada dos ventos que dão título ao filme, que traz tempestades e altas marés. A produção ganhou destaque após receber uma menção honrosa do Festival de Locarno deste ano e vencer o Licorno D’Or de melhor filme no Festival Internacional du Film d’Amiens, na França.