Único espaço cultural em Manaus voltado para o circuito alternativo de filmes, o Casarão de Ideias prepara uma novidade para os amantes de cinema com o início das atividades do Cine Café. A proposta visa a exibição de obras em projeções em 8 milímetros acompanhado de bate-papo sobre a sétima arte.

Diretor do Casarão de Ideias, João Fernandes conta que a ideia é criar um lugar para quem gosta de cinema. “Pretendemos ter um lugar a mais de espaço de convivência. Pensamos em um lugar para um café, ver um filme em um projetor de 8 mm que vamos ter no local, além de criar um espaço para bate-papos e outros eventos que possamos pensar focados no cinema”, declarou.

Raridade nos dias de hoje, o projetor foi comprado em um antiquário e os filmes, segundo João, estão sendo descobertos aos poucos pela equipe do espaço cultural. O Cine Café vai ser realizado no primeiro piso no lugar da galeria. Outra novidade do Casarão de Ideias voltada para os cinéfilos será uma mostra em comemoração ao centenário de Ingmar Bergman com a exibição de importantes longa do sueco, além do recente documentário distribuído pela Imovision.

Faltando pouco menos de três meses para comemorar um ano da inauguração do Cine Casarão, João Fernandes fez um balanço sobre este período. “O cinema não era nossa área. Começamos pela empolgação, depois veio o medo se o público compraria a ideia, de gerenciar algo tão novo e rápido. Agora, passadas essas etapas, passamos a entender melhor a dinâmica e já vemos isso acontecendo nas sessões cheias, nas mídias e redes sociais, as pessoas fazendo esse papel de divulgar. Isso para nós tem sido bem gratificante. Todo dia recebemos material de filmes que nos descobrem e querem exibir em Manaus. Hoje, avaliamos como uma grande aquisição para o Casarão e como o cinema também proporcionou ao nosso empreendimento ganhar um outro lugar na cidade”, disse.