A mostra ‘Cinema, memória & resistência: de novo NÃO!’ começa nesta segunda-feira (12), em Manaus. Realizado pelo projeto Sexta Etnográfica, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), o evento segue até o dia 30 de setembro e conta com a exibição de nove longas-metragens sobre o regime militar no Brasil seguidos de debates.

As sessões serão realizadas todas as segundas, terças e sextas-feiras no Musa do Largo, localizado no Largo de São Sebastião, na rua Costa Azevedo, n. 272, Centro de Manaus, sempre às 19h. Segundo a organização, serão “exibidos filmes ficcionais e documentários, entre curtas e longa metragens que representam o esforço da cinematografia brasileira em retratar um dos períodos mais nefastos da história política recente”.

Veja a programação completa:

Segunda-Feira (12/09) – “Utopia e barbárie” (2005), de Silvio Tendler. Debate pós-filme: Patricia Melo Sampaio,  professora de História da Universidade Federal do Amazonas.

Terça-Feira (13/09) – “Cabra marcado para morrer” (1984), de Eduardo Coutinho. Debate pós-filme: Paula Dantas, Professora de História/SEDUC & Rosana Carvalho Paiva, Antropóloga/Doutoranda PPGAS/UFAM.

Sexta-Feira (16/09) – “Terra em transe” (1967), de Glauber Rocha. Debate pós-filme: Marco Aurélio Paiva Professor de Sociologia/PPGS/UFAM, Líder do Grupo de Pesquisa Sociedade e Cultura na Amazônia e Guaraciaba Tupinambá, Cinéfilo e Professor de Filosofia/UFAM.

Segunda-Feira (19/09) – “Eles não usam black tie” (1981), de Leon Hirszman. Debate pós-filme: Geisi Matos, Historiadora do Núcleo de pesquisa em políticas, instituições e práticas sociais/POLIS/UFAM e Fabio Candotti, Professor de Sociologia/UFAM

Terça-Feira (20/09) – “Verdade 12.528” (2013), de Paula Sacchetta e Peu Robles. Debate pós-filme: Silvia Loureiro, Professora de Direito/PPGDA/UEA/Clínica de Direitos Humanos.

Sexta-Feira (23/09) – “Em busca de Iara” (2013), de Flávio Frederico. Debate pós-filme: Raquel Wiggers, Professora de Antropologia/PPGAS-UFAM e Priscila Diógenes, Historiadora vinculada ao Laboratório de História Oral e Audiovisual do Amazonas/LABHORA/UFAM.

Segunda-Feira (26/09) – “O dia que durou 21 anos” (2013), de Camilo Tavares. Debate pós-filme: Antônio José Vale da Costa (Tom Zé), Professor de Comunicação Social/UFAM, coordena um dos mais antigos cineclubes de Manaus, o Cine Vídeo Tarumã e integrante do Cine Set.

Terça-Feira (27/09) – “Que bom te ver viva” (1989), de Lúcia Murat. Debate pós-filme: Nicia Zucolo, professora de Literatura/UFAM, Líder do Núcleo de Pesquisa Relações de gênero, poder e violência em literaturas de língua portuguesa.