“O Som ao Redor” foi o selecionado como representante brasileiro para concorrer a uma das cinco vagas na categoria de Melhor Filme Estrangeiro do Oscar 2014. Dirigido por Kleber Mendonça Filho, o drama é visto por muitos como uma faca de dois gumes: por um lado, sua qualidade é inegável; por outro, muitos são os que afirmam que o longa não tem apelo comercial suficiente para ter força numa competição mais pop como o Oscar.

A preocupação não é por menos. Em enquete realizada nesta semana em um dos mais populares sites brasileiros sobre filmes, o Adoro Cinema, 40% dos internautas acreditam ser difícil que “O som ao redor” chegue a concorrer ao Oscar de fato, enquanto que 27% tem certeza da indicação ao prêmio. Dentre as opiniões dos leitores, muitos destacam o quão bom é o filme, apesar de ser uma obra mais difícil de digerir entre o grande público.

No site da Veja, o crítico Miguel Barbieri Jr. vê a indicação do longa recifense como “um tiro no pé” para o Brasil no Oscar. Segundo Barbieri, seria mais adequada a indicação de outro filme que foi pensado para concorrer à vaga no Oscar: “Faroeste caboclo”. O crítico acredita que o longa de René Sampaio equilibraria melhor o apelo comercial com um roteiro atraente.

Fora do Brasil, “O som ao redor” tem tido ótima aceitação. As críticas de veículos do porte do Los Angeles Times, Empire e New York Times são extremamente positivas, o que demonstra seu apelo em terras gringas. Vale lembrar que o New York Times elegeu “O som ao redor” um dos dez melhores filmes de 2012, enquanto que o Rotten Tomatoes, um dos sites de avaliação de filmes mais populares da web, o classifica com 92% de aceitação.

Ainda assim, sites especializados como o Indie Wire não incluem “O som ao redor” dentre seus palpites de possíveis indicados ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Os críticos da página acreditam que 2014 será o ano de “Wadjda”, de Haifaa al-Mansour, filme escolhido para representar a Arábia Saudita na premiação. O dinamarquês “A caça”, de Thomas Vinterberg, e o iraniano “O passado”, de Asghar Farhadi, também são apontados como favoritos para a disputa.

Como se pode perceber, as opiniões são bastante divididas. De maneira geral, a imprensa fora do Brasil vê “O som ao redor” com um olhar mais atencioso, o que pode ser um indicativo positivo para o Oscar. Porém, não se pode esquecer que há concorrentes com mais apelo, o que definitivamente não coloca o longa brasileiro numa posição de simplesmente esperar o dia da premiação para levar a estatueta para casa.

Baseando-se nessa visão geral, o palpite do Cine Set é que “O som ao redor” termine mesmo como um dos indicados ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro; porém, muito provavelmente não sairá como vencedor na categoria. Independente da premiação, nada tira o mérito desse exemplar expoente do cinema nacional; quaisquer prêmios que ele ainda venha a receber é apenas um plus para a carreira de um filme que certamente influenciará muitas produções brasileiras no futuro.

As indicações ao Oscar 2014 acontecem no dia 16 de janeiro.