Grande sucesso da Marvel e recorde de bilheteria mundial, “Vingadores: Ultimato” foi o filme com mais ingressos vendidos nos cinemas de Manaus entre janeiro deste ano até a primeira quinzena de agosto. A superprodução com Robert Downey Jr. vendeu mais de 389 mil entradas em mais de dois meses em cartaz, arrecadando R$ 6,3 milhões somente na capital amazonense. Os dados são do Observatório Brasileiro do Cinema e Audiovisual (OCA), da Ancine. 

“Vingadores: Ultimato” representa o domínio das produções internacionais, especialmente, de Hollywood nas salas de Manaus. A arrecadação total nos cinemas da capital somou R$ 35,2 milhões, sendo 92,5% deste montante de longas do exterior. Os números devem melhorar nas próximas semanas com o acréscimo dos resultados de “Nada a Perder 2” e “Bacurau”. 

Os sete complexos cinematográficos em funcionamento na cidade faturaram 11,59% a mais do que o mesmo período em 2018 – R$ 31,5 milhões. Quanto à venda de ingressos, houve uma ligeira alta: o OCA registra 2,38 milhões de ingressos comercializados em 2019 contra 2,36 milhões do ano passado. 

Confira abaixo o TOP 20 dos filmes mais vistos nos cinemas de Manaus em 2019 até a primeira quinzena de agosto: 

1) Vingadores: Ultimato

Ingressos Vendidos: 389,9 mil
Renda: R$ 6,3 milhões
 

2) O Rei Leão 

Ingressos Vendidos: 206,1 mil
Renda: R$ 3,2 milhões 

3) Capitã Marvel 

Ingressos Vendidos: 186,3 mil
Renda: R$ 2,7 milhões 

4) Toy Story 4 

Ingressos Vendidos: 154 mil
Renda: 2,2 milhões
 

5) Homem-Aranha: Longe de Casa 

Ingressos Vendidos: 127,5 mil
Renda: R$ 1,9 milhão
 

6) Wi-Fi Ralph 

Ingressos Vendidos: 103 mil
Renda: R$ 1,3 milhão
 

7) Como Treinar Seu Dragão 3 

Ingressos Vendidos: 87,7 mil
Renda: R$ 1,2 milhão
 

8) Aladdin 

Ingressos Vendidos: 83 mil
Renda: R$ 1,3 milhão
 

9) Minha Vida em Marte* 

Ingressos Vendidos: 85,1 mil
Renda: R$ 1,1 milhão
 

10) Shazam! 

Ingressos Vendidos: 58,7 mil
Renda: R$ 913 mil
 

11) Velozes e Furiosos: Hobbs & Shaw 

Ingressos Vendidos: 48,8 mil
Renda: R$ 760 mil
 

12) Dragon Ball: Super Broly 

Ingressos Vendidos: 46,5 mil
Renda: R$ 582 mil
 

13) Nada a Perder 2 

Ingressos Vendidos: 44,4 mil
Renda: R$ 363 mil
 

14) Homem-Aranha no Aranhaverso 

Ingressos Vendidos: 43,1 mil
Renda: R$ 591 mil
 

15) Superação – O Milagre da Fé 

Ingressos Vendidos: 41,7 mil
Renda: R$ 567 mil
 

16) De Pernas Pro Ar 3 

Ingressos Vendidos: 39,5 mil
Renda: R$ 586 mil
 

17) X-Men: Fênix Negra 

Ingressos Vendidos: 38 mil
Renda: R$ 595 mil
 

18) Annabelle 3: De Volta Para Casa 

Ingressos Vendidos: 35,3 mil
Renda: R$ 483 mil
 

19) Vidro 

Ingressos Vendidos: 34,8 mil
Renda: R$ 530 mil
 

20) John Wick 3 

Ingressos Vendidos: 27,6 mil
Renda: R$ 392 mil
 

‘Censor’: memória como processo de edição e censura

"Censor", longa de estreia de Prano Bailey-Bond, é um terror com completo controle de sua atmosfera feito sob medida para agradar fãs do gênero. O filme, que estreou na seção Meia-Noite do Festival de Sundance e foi exibido na mostra Panorama da Berlinale deste ano, é...

‘Mortal Kombat’: duas horas de praticamente nada

Ah, Hollywood, você não aprende... Não deveria ser tão difícil assim fazer um filme ao menos legal baseado no game Mortal Kombat. Mas pelo visto é. Numa nota pessoal, já joguei algumas versões do game ao longo das décadas, em diferentes plataformas. Mortal Kombat...

‘Passageiro Acidental’: sci-fi vazia por roteiro preguiçoso

Comunidade, sobrevivência e sacrifício. Sobre essas três temáticas orbita a narrativa de “Passageiro Acidental”, novo filme do brasileiro de Joe Penna (“Ártico”) disponível na Netflix. Acompanhamos uma equipe que parte em uma missão de dois anos para Marte; no...

‘What Do We See When We Look at the Sky?’: minúcias da vida levadas à exaustão

O céu, escadas, pontes, um rio, pessoas andando, cachorros e muito, mas muito futebol. Essas são algumas das coisas que os espectadores de "What Do We See When We Look in the Sky?" têm a chance de ver por longos períodos de tempo durante o filme, que estreou na mostra...

‘Petite Maman’: delicado filme adulto sobre a infância

Depois de ganhar fama mundial com seu melhor filme e abandonar publicamente a maior premiação de seu país natal, o que você faria? A diretora francesa Céline Sciamma voltou logo ao trabalho. Ela agora retorna com “Petite Maman”, menos de dois anos depois de seu último...

‘Vozes e Vultos’: Amanda Seyfreid sai de ‘Mank’ para bomba

A Netflix é muito boa em fazer propaganda enganosa... Quem for assistir ao trailer da sua produção "Vozes e Vultos" imagina, logo antes de apertar “play” no filme, que vai ver um terror ou, ao menos, um suspense, algo intenso. Nada mais longe da verdade: o longa...

‘O Homem que Vendeu Sua Pele’: leveza demais faz ficar na superfície bons temas

O maior mérito de O Homem que Vendeu Sua Pele, da cineasta tunisiana Kaouther Ben Hania, é o ato de malabarismo que ele realiza ao longo da sua duração: O filme consegue, ao mesmo tempo, ser uma sátira ao mundo da arte, lançar um olhar tocante sobre o problema dos...

‘Mission Ulja Funk’: aventura infantil defende a ciência e ataca fanatismo religioso

Uma aventura juvenil divertida e necessária contra o fundamentalismo religioso, “Mission Ulja Funk” é uma das surpresas da Berlinale deste ano. A co-produção Alemanha-Luxemburgo-Polônia, exibida na mostra Generation Kplus do evento cinematográfico, tem muito carisma e...

‘Agora Estamos Vivos’: grande vazio emocional e de conceitos

O que você faria se fosse a última pessoa na Terra? É com essa perspectiva que Reed Morano (“The Handmaid’s Tale”) arquiteta seu novo filme: “Agora Estamos Sozinhos”. Disponível no Prime Vídeo, a trama traz um mundo pós-apocalíptico intimista habitado por Peter...

‘Una Escuela en Cerro Hueso’: pequena pérola argentina sobre autismo

Um filme delicado sobre adaptação e superação, “Una Escuela em Cerro Hueso” é um drama argentino que chama a atenção para o autismo sem apelar para reducionismos. Exibido na mostra Generation Kplus do Festival de Berlim deste ano, onde ganhou uma menção especial do...