Vez ou outra isso acontece: um filme é lançado e algum tempo depois surge alguém iniciando um processo por plágio, acusando os realizadores deste filme de terem copiado – sem pedir autorização ou propor compensação – suas ideias. Que o digam pessoas como os irmãos Wachowskis, acusados disso quando “Matrix” (1999) foi lançado, ou mesmo James Cameron, que enfrentou o mesmo após o lançamento de “Avatar” (2009).

As mais novas vítimas de algo do tipo são o diretor/roteirista Joss Whedon, hoje mais conhecido como realizador dos filmes dos heróis Vingadores, e o também diretor/roteirista Drew Goddard. Ambos trabalharam no terror “O Segredo da Cabana”, lançado em 2012: Goddard foi o diretor e escreveu o roteiro junto com Whedon.

Ambos, e mais o estúdio Lionsgate, estão sendo alvo de processo. O requerente é o autor Peter Gallagher (sem parentesco com o ator), que acusa o filme de ter copiado elementos da trama do seu livro “The Little White Trip: A Night at the Pines”, publicado em 2006. No seu processo, Gallagher lista duas dúzias de similaridades entre o enredo do filme e do livro.

Na história do filme, uma subversão dos conhecidos clichês dos filmes de terror, um grupo de jovens vai a uma cabana isolada numa floresta e começa a ser aterrorizado por monstros familiares. No livro, tudo se revela ao final como um tipo de reality show macabro, do qual os jovens participam. Já no filme, os personagens na verdade estão passando por um ritual para apaziguar forças malignas.

Agora caberá ao juiz deliberar sobre o caso e decidir se há mérito na ação do autor. E nós, o grande público, geralmente nunca sabemos como casos do tipo terminam, pois eles quase sempre são resolvidos com acordos.