Os rumores sobre um possível remake do clássico de terror “Suspiria” (1977), do diretor italiano Dario Argento, vez ou outra ressurgem, mas parece que agora a coisa vai. O diretor escolhido para refazer o cultuado filme é o também italiano Luca Guadagnino, e ele já tem dois nomes de destaque no elenco, as atrizes Dakota Johnson, de “Cinquenta Tons de Cinza”, e a sempre fenomenal Tilda Swinton – ela e Guadagnino já trabalharam juntos em “Um Sonho de Amor” (2009).

O cineasta falou sobre o projeto numa sessão de perguntas e respostas via Twitter com o crítico Alex Heller-Nicholas. Guadagnino revelou que a sua versão será ambientada em Berlim em 1977, e que será um filme “Fassbinderiano”, ou seja, influenciado pelo trabalho do cineasta alemão Rainer Werner Fassbinder.

“O filme de Argento foi um momento muito representativo do meu crescimento porque o vi quando tinha 14 anos e ele me mudou para sempre”, disse Guadagnino. “Meu filme será sobre o conceito da maternidade e sobre a sua poderosa força. O original era talvez um filho da sua época. É muito delicado, quase infantil. Tenho muito interesse na literatura e no cinema alemão, por isso a minha versão  vai se focar bastante naquele momento de 1977, quando a Alemanha estava dividida e a nova geração pedia que a anterior reconhecesse o débito do pós-guerra, contrária aos pais que negavam a própria responsabilidade”.

Interessante… No delirante filme gótico original, Jessica Harper interpretava uma estudante de uma academia de balé na Alemanha que descobria que o lugar escondia um covil de bruxas. “Suspiria” hoje é considerado um dos melhores (senão o melhor) trabalho da carreira do mestre do terror italiano. Foi também o primeiro filme da “trilogia das bruxas” de Argento, seguido por “A Mansão do Inferno” (1980) e “O Retorno da Maldição: A Mãe das Lágrimas” (2007).