Dois dos principais candidatos à categoria de Melhor Filme Estrangeiro no Oscar 2016 venceram importantes prêmios do cinema mundial neste fim de semana. O representante da Hungria, “Son of Saul” levou o prêmio do Festival de Cinema de Zagreb, na Croácia, enquanto o filme de Taiwan, “A Assassina” faturou o Golden Horse Awards, premiação voltada para produção em língua chinesa.

Grande favorito ao Oscar 2016, “Son of Saul” arrancou elogios do júri do Festival de Zagreb. “É arrasador. É uma obra-prima. É inesquecível”, definiram os jurados em nota divulgada à imprensa. Dirigido por Lásló Nemes, a produção da Hungria se passa em 1944, no campo de concentração de Auschwitz, e acompanha um prisioneiro forçado a queimar os cadáveres de seu próprio povo encontra alívio moral ao tentar salvar das chamas o corpo de um menino.

“A Assassina” ganhou cinco prêmios no Golden Horse Awards, incluindo Melhor Filme, Direção para Hou Hsiao-Hsien e Melhor Direção de Fotografia. A produção acompanha uma assassina profissional, durante a dinastia Tang (618-907 a.C.), começa a questionar a sua atividade quando se apaixona pelo homem que deveria matar.

O Oscar vai divulgar a lista com as produções pré-selecionadas na disputa para a categoria de Melhor Filme Estrangeiro no próximo mês de dezembro. Os cinco indicados serão divulgados no dia 14 de janeiro de 2016. O Brasil é representado pelo drama Que Horas Ela Volta?, dirigido por Anna Muylaert e estrelado por Regina Casé e Camila Márdila.