Nem bem recebemos a notícia de que a lenda de Mulan ganharia uma versão com atores reais, já temos motivos para ficar de orelha em pé com a novidade. Segundo o influente blog norte-americano Angry Asian Man, o roteiro preliminar do longa é pontuado de preconceitos contra asiáticos.

Segundo o relato do Angry Asian Man, o blog teve acesso ao spec script escrito por Lauren Hynek e Elizabeth Martin. Nele consta que mudanças significativas foram feitas tanto em relação à lenda original de Mulan e quanto à maneira como a personagem é vista no desenho animado da Disney, de 1998. Para começar, um homem caucasiano é que ajudaria o exército chinês na luta contra os invasores, e não a heroína que dá nome ao filme.

Além disso, o blog afirma que o personagem Li Shang, o interesse amoroso de Mulan na animação, seria suprimido do filme live action, completando as mudanças que os americanos descrevem como whitewashing. Não bastasse isso, a notícia também recente de que uma atriz adolescente chinesa estaria sendo procurada para interpretar Mulan vai de encontro ao perfil do ator que seria escalado como seu “par”: um homem branco de cerca de 30 anos, segundo o que constaria no script. Nas redes sociais, a hashtag #MakeMulanRight expõe a insatisfação dos fãs perante a notícia.

A estreia de “Mulan” está programada para novembro de 2018.