A Mostra Curta Audiovisual de Campinas contará com dois filmes amazonenses na programação. Se Não, de Moacy Freitas, e O Que Não Te Disse, de Diego Bauer, estão entre as 69 obras selecionadas para o evento.

Curtas amazonenses: Se Não, de Moacy FreitasO curta “Se Não” foi lançado em abril deste ano e, desde então, construiu carreira em eventos como a Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis (SC) e o Festival de Cinema de Vitória (ES). No primeiro, o filme foi agraciado com o terceiro lugar na mostra competitiva. O curta de Moacy Freitas também recebeu menção honrosa no Festival de Cinema de Poços de Caldas (MG), além de participar da Mostra Filmes da Estação, que aconteceu em maio, em Juiz de Fora (MG).

A corrida pelos festivais mostra o fôlego do diretor de mais de 70 anos, que se descobriu cineasta participando de oficinas do (finado?) Amazonas Film Festival. Segundo Moacy, a boa repercussão que o curta obteve logo a partir de seu lançamento foi o que o motivou a se arriscar e inscrever o filme em festivais. “Ver como o filme foi bem recebido nos deu o ânimo para tentar lançá-lo Brasil afora, e o resultado tem sido bastante gratificante. Já ganhamos prêmios e menções honrosas e, mesmo sem verba para podermos ir aos festivais, só o fato de ter um filme amazonense rodando por aí, sendo selecionado entre mais de 600 candidatos, já nos deixa satisfeitos”, afirmou o diretor.

Moacy conta que organizadores de alguns festivais já até lhe apresentaram propostas para ajudar a distribuir o filme em outras mostras. “Ainda não temos nada fechado, mas já recebemos um convite nos oferecendo a legendagem do filme em inglês, Libras e outros idiomas, pensando inclusive na exibição do filme em programas educativos. Em todos os festivais, também fomos chamados para palestras e debates”, destacou. Já em Manaus, novas exibições do curta devem acontecer em breve. “A Casa do Cinema já entrou em contato pedindo autorização para passar o filme”, contou Moacy.

O universo infantil que é destaque em “Se Não”, reapresentando ao público a lenda do Homem do Saco, deve ficar de fora dos próximos projetos de Moacy. Continuando a parceria com o próprio filho, Jairo Freitas, na produção, o realizador já tem como próximos projetos o curta “O Caboclo Sonhador”, uma ficção com temas regionais que deve ser rodada em breve, e um filme sobre uma campanha de saúde relacionada a transplantes.

Estreia em festivais

Diego Bauer“O Que Não Te Disse” é estreante na participação em mostras e festivais. Foi exibido num vernissage em Manaus e em algumas outras ocasiões, como na estreia de “No Céu da Boca Cresceu Saturno”, de Francis Madson, além de estar inscrito na Mostra do Filme Livre e outros. Diego Bauer, diretor do longa e ex-crítico do Cine Set, diz-se contente com essa primeira seleção. “O filme tem personalidade e se arrisca, e por isso algum festival ia notar isso. Quando se pensa que esse é meu primeiro filme e primeiro festival como diretor, fico muito feliz”, afirmou.

Com o roteiro e atuação de Jéssica Amorim, “O Que Não Te Disse” pensa em investir em festivais voltados para o público e questões femininas? Segundo o diretor, esse é um ponto complexo. “Adoraria tratar de um tema de minorias pra ter um diferencial temático. Mas vejo o filme principalmente como sendo sobre relacionamentos, embora haja traços disso, claro. Então, sim, com certeza penso em colocá-lo em festivais com essa temática, assim como em festivais ‘sem tema’ específico”.

Como ex-crítico do Cine Set, Diego afirma que estar na posição de criador de uma obra que agora é alvo de avaliação é uma experiência nova e excitante. “Estou familiarizado com os dois métodos, o mais ‘racional’ da crítica, e o mais ‘sensível’ trazido pela vivência artística, mas devo admitir que é uma experiência muito louca ver o filme sendo criticado. Virei vidraça, finalmente. É duro, mas muito enriquecedor”, revelou.

A Mostra Curta Audiovisual acontecerá em Campinas entre os dias 22 e 31 de outubro. Veja todos os filmes que farão parte do evento aqui.