Caio Pimenta aponta quais os trabalhos que devem ser indicados ao SAG 2021. Nomeações acontecem no dia 4 de fevereiro. 

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE 

Como você vai ver nas demais categorias, em quase todas temos quatro nomes garantidos. Em Atriz Coadjuvante são a Maria Bakalova, por “Borat 2”, a Amanda Seyfried, de “Mank”, Olivia Colman, por “Meu Pai” e a Yun-jung Yeun, de “Minari”. 

Aqui, uma corrida bem interessante com todas tendo alguma chance de vitória. Neste momento, a Bakalova e a Yun-jung saem na frente como favoritas. Sobra uma vaga que pode ficam entre as seguintes candidatas: 

A veterana Ellen Burstyn, por “Pieces of a Woman”, Jodie Foster, de “The Mauritanian”, Saoirse Ronan, por “Ammonite” e Helena Zengel, por “Relatos do Mundo”. 

A minha aposta que é a Ellen Burstyn seja nomeada, mas, com a possibilidade da Helena Zengel surpreender. 

MELHOR ATOR COADJUVANTE 

Vamos para ator coadjuvante em que estes nomes estão garantidos: 

Paul Raci, por “O Som do Silêncio”, Daniel Kaluuya, de “Judas e o Messias Negro”, Sacha Baron Cohen, por “Os Sete de Chicago” e Leslie Odom Jr, por “Uma Noite em Miami” serão indicados. 

Vale observar que o Baron Cohen e o Odom Jr vão representar elencos que poderiam ter ainda mais indicados na categoria. Não vejo ninguém ainda com favoritismo absoluto, mas, acho que Daniel Kaluuya está um pouco à frente. 

A quinta vaga ficará entre o Glynn Turman, de “A Voz Suprema do Blues”, o Chadwick Boseman, por “Destacamento Blood”, Bill Murray, de “On the Rocks”, e o Stanley Tucci, de “Supernova”. 

Apesar da tentação de indicar o Boseman em coadjuvante e principal, acho que o SAG irá optar por outro nome. Diante disso, minha aposta vai para o Bill Murray com o Glynn Turman sendo a possibilidade de surpresa. 

MELHOR ATRIZ 

Carey Mulligan, por “Bela Vingança”, Viola Davis, de “A Voz Suprema do Blues”, Frances McDormand, por “Nomadland”, e Vanessa Kirby, de “Pieces of a Woman” são nomes mais do que garantidos em Melhor Atriz. 

Por nunca ter vencido o SAG e também por ser a única chance viável de vitória para “Bela Vingança”, vejo a Carey Mulligan na frente para levar o prêmio. Mas, não dá para descartar nenhuma das outras três. 

A Andra Day, de “The United States Vs Billie Holliday, a Zendaya, por “Malcolm & Marie”, a Sophia Loren, por “Rosa e Momo”, Nicole Beharie, de “Miss Juneteenth, a Sidney Flanigan, por “Nunca Raramente às Vezes Sempre” duelam pela última vaga. 

Impressionante quantas boas atuações femininas em um só ano. Dava para colocar uma categoria com 10 nomes facilmente. A minha preferida, a Sidney Flanigan, infelizmente, deve dançar em um embate que tem tudo para ser travado pela a Andra Day, Zendaya e Sophia Loren. Acho que o SAG irá escolher a Zendaya pelo grande momento da carreira dela. 

MELHOR ATOR 

Em Melhor Ator serão indicados o Chadwick Boseman, por “A Voz Suprema do Blues”, Riz Ahmed, de “O Som do Silêncio”, Anthony Hopkins, por “Meu Pai” e o Delroy Lindo, por “Destacamento Blood”. 

Favoritismo aqui é do Boseman até como uma forma de homenagear o eterno Pantera Negra. Para a última vaga, temos quatro concorrentes. 

Steven Yeun, por “Minari”, o John David Washington, de “Malcolm & Marie”, Kingsley Ben-Adir, de “Uma Noite em Miami” e o Gary Oldman, por “Mank”. 

O Steven Yeun e o Kingsley Ben-Adir estão mais à frente na luta pela vaga. Acredito que o ator de “Minari” fique com a vaga até por ter um protagonismo na trama mais bem definido do que o colega de “Uma Noite em Miami”. 

MELHOR ELENCO 

Por fim, temos quatro filmes garantidos em Melhor Elenco do SAG 2021. 

Liderado por Chadwick Boseman e Viola Davis, “A Voz Suprema do Blues” será nomeado ao lado de “Destacamento Blood” com Delroy Lindo e Chadwick Boseman, “Uma Noite em Miami” com Leslie Odom Jr e Kingsley Ben-Adir e “Os Sete de Chicago” com Sacha Baron Cohen e Eddie Redmayne. 

Meu favorito desta turma toda é “Uma Noite em Miami” e não duvido nada que acabe vencedor até por conta da comoção em relação à causa negra.  

Já a última vaga será uma briga pesada: tem “Minari”, “Nomadland”, “Mank” e “Bela Vingança”.  

Teoricamente, “Mank” com seu elenco numeroso de importantes nomes de Hollywood seria nome certo, porém, como o filme não pegou da maneira esperada, abre possibilidades para “Minari” e “Nomadland”. O primeiro pode repetir o feito de “Parasita” em 2020 com um elenco sul-coreano, enquanto o segundo traz muito não-atores, algo raro de ser visto na premiação. Além disso, as produções são as mais elogiadas da temporada de premiações. 

Diante disso, acho que “Minari” fica com a vaga deixando “Nomadland” e “Mank” de fora. 

Especial Oscar: Os Meus Favoritos das Edições 2014 e 2015

Caio Pimenta apresenta os seus favoritos para os Oscars de 2014 e 2015, anos das consagrações de "12 Anos de Escravidão" e "Birdman". OSCAR 2014 Mesmo com as presenças de “Philomena” e “Trapaça”, o Oscar 2014 teve grandes filmes na corrida, sendo uma das grandes...

Especial Oscar: Os Meus Favoritos das Edições 2012 e 2013

Caio Pimenta apresenta os seus favoritos para os Oscars de 2012 e 2013, anos das consagrações de "O Artista" e "Argo". https://youtu.be/SR6Fi3EnVbc OSCAR 2012 O Oscar 2012 teve o privilégio de trazer quatro filmes de lendas do cinema americano: Terrence Malick, Steven...

Especial Oscar: Os Meus Favoritos das Edições 2010 e 2011

Caio Pimenta apresenta os seus favoritos para os Oscars de 2010 e 2011, anos das consagrações de "O Discurso do Rei" e "Guerra ao Terror". OSCAR 2010 Depois do esnobe a “O Cavaleiro das Trevas”, a Academia resolveu ser mais generosa e abrir a categoria de Melhor Filme...

Especial Oscar: Os Meus Favoritos das Edições 2008 e 2009

Caio Pimenta apresenta os seus favoritos para os Oscars de 2008 e 2009, anos das consagrações de "Onde os Fracos Não têm Vez" e "Quem Quer Ser um Milionário?". https://www.youtube.com/watch?v=LaYijfEBnuo OSCAR 2008 "Conduta de Risco", "Desejo e Reparação" e "Juno" são...

Especial Oscar: Os Meus Favoritos das Edições 2006 e 2007

Caio Pimenta apresenta os seus favoritos para os Oscars de 2006 e 2007, anos das consagrações de "Crash: No Limite" e "Os Infiltrados". https://www.youtube.com/watch?v=1dT9dLaEt64

Especial Oscar: Os Meus Favoritos das Edições 2004 e 2005

Caio Pimenta apresenta os seus favoritos para os Oscars de 2004 e 2005, anos das consagrações de "O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei" e "Menina de Ouro". https://youtu.be/43qSwck7IBc OSCAR 2004 “O Retorno do Rei” eclipsou uma temporada muito boa em 2004. Além do...

Especial Oscar: Os Meus Favoritos das Edições 2002 e 2003

Caio Pimenta apresenta os seus favoritos para os Oscars de 2002 e 2003, anos das consagrações de "Uma Mente Brilhante" e "Chicago". OSCAR 2002 O Oscar 2002 foi o primeiro da trilogia “O Senhor dos Anéis”. Tivemos a chegada dos musicais ao século XXI com eufórico...

Especial Oscar: Os Meus Favoritos das Edições 2000 e 2001

Caio Pimenta apresenta os seus favoritos para os Oscars de 2000 e 2001, anos das consagrações de "Beleza Americana" e "Gladiador". https://youtu.be/RtYCAR2hclc OSCAR 2000 A cerimônia do Oscar 2000 não refletiu nem de longe o brilhantismo do que foi o ano anterior para...

Oscar 2025: Quem Pode Surgir na Disputa? – Parte 8

De "Moana 2" a "Longa Jornada Noite Adentro", Caio Pimenta finaliza a lista de mais candidatos ao Oscar 2025. https://www.youtube.com/watch?v=VMbdV6AOSeA LANGE A TRIO FEMININO Clássico do Eugene O'Neill, “Longa Jornada Noite Adentro” já teve diversas versões para o...

Especial Oscar: Os Meus Favoritos das Edições 1998 e 1999

Caio Pimenta apresenta os seus favoritos para os Oscars de 1998 e 1999, anos das consagrações de "Titanic" e "Shakespeare Apaixonado". https://youtu.be/IUZzvQTNpeY O DOMÍNIO 'TITANIC'...