Caio Pimenta aponta quais os trabalhos que devem ser indicados ao SAG 2021. Nomeações acontecem no dia 4 de fevereiro. 

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE 

Como você vai ver nas demais categorias, em quase todas temos quatro nomes garantidos. Em Atriz Coadjuvante são a Maria Bakalova, por “Borat 2”, a Amanda Seyfried, de “Mank”, Olivia Colman, por “Meu Pai” e a Yun-jung Yeun, de “Minari”. 

Aqui, uma corrida bem interessante com todas tendo alguma chance de vitória. Neste momento, a Bakalova e a Yun-jung saem na frente como favoritas. Sobra uma vaga que pode ficam entre as seguintes candidatas: 

A veterana Ellen Burstyn, por “Pieces of a Woman”, Jodie Foster, de “The Mauritanian”, Saoirse Ronan, por “Ammonite” e Helena Zengel, por “Relatos do Mundo”. 

A minha aposta que é a Ellen Burstyn seja nomeada, mas, com a possibilidade da Helena Zengel surpreender. 

MELHOR ATOR COADJUVANTE 

Vamos para ator coadjuvante em que estes nomes estão garantidos: 

Paul Raci, por “O Som do Silêncio”, Daniel Kaluuya, de “Judas e o Messias Negro”, Sacha Baron Cohen, por “Os Sete de Chicago” e Leslie Odom Jr, por “Uma Noite em Miami” serão indicados. 

Vale observar que o Baron Cohen e o Odom Jr vão representar elencos que poderiam ter ainda mais indicados na categoria. Não vejo ninguém ainda com favoritismo absoluto, mas, acho que Daniel Kaluuya está um pouco à frente. 

A quinta vaga ficará entre o Glynn Turman, de “A Voz Suprema do Blues”, o Chadwick Boseman, por “Destacamento Blood”, Bill Murray, de “On the Rocks”, e o Stanley Tucci, de “Supernova”. 

Apesar da tentação de indicar o Boseman em coadjuvante e principal, acho que o SAG irá optar por outro nome. Diante disso, minha aposta vai para o Bill Murray com o Glynn Turman sendo a possibilidade de surpresa. 

MELHOR ATRIZ 

Carey Mulligan, por “Bela Vingança”, Viola Davis, de “A Voz Suprema do Blues”, Frances McDormand, por “Nomadland”, e Vanessa Kirby, de “Pieces of a Woman” são nomes mais do que garantidos em Melhor Atriz. 

Por nunca ter vencido o SAG e também por ser a única chance viável de vitória para “Bela Vingança”, vejo a Carey Mulligan na frente para levar o prêmio. Mas, não dá para descartar nenhuma das outras três. 

A Andra Day, de “The United States Vs Billie Holliday, a Zendaya, por “Malcolm & Marie”, a Sophia Loren, por “Rosa e Momo”, Nicole Beharie, de “Miss Juneteenth, a Sidney Flanigan, por “Nunca Raramente às Vezes Sempre” duelam pela última vaga. 

Impressionante quantas boas atuações femininas em um só ano. Dava para colocar uma categoria com 10 nomes facilmente. A minha preferida, a Sidney Flanigan, infelizmente, deve dançar em um embate que tem tudo para ser travado pela a Andra Day, Zendaya e Sophia Loren. Acho que o SAG irá escolher a Zendaya pelo grande momento da carreira dela. 

MELHOR ATOR 

Em Melhor Ator serão indicados o Chadwick Boseman, por “A Voz Suprema do Blues”, Riz Ahmed, de “O Som do Silêncio”, Anthony Hopkins, por “Meu Pai” e o Delroy Lindo, por “Destacamento Blood”. 

Favoritismo aqui é do Boseman até como uma forma de homenagear o eterno Pantera Negra. Para a última vaga, temos quatro concorrentes. 

Steven Yeun, por “Minari”, o John David Washington, de “Malcolm & Marie”, Kingsley Ben-Adir, de “Uma Noite em Miami” e o Gary Oldman, por “Mank”. 

O Steven Yeun e o Kingsley Ben-Adir estão mais à frente na luta pela vaga. Acredito que o ator de “Minari” fique com a vaga até por ter um protagonismo na trama mais bem definido do que o colega de “Uma Noite em Miami”. 

MELHOR ELENCO 

Por fim, temos quatro filmes garantidos em Melhor Elenco do SAG 2021. 

Liderado por Chadwick Boseman e Viola Davis, “A Voz Suprema do Blues” será nomeado ao lado de “Destacamento Blood” com Delroy Lindo e Chadwick Boseman, “Uma Noite em Miami” com Leslie Odom Jr e Kingsley Ben-Adir e “Os Sete de Chicago” com Sacha Baron Cohen e Eddie Redmayne. 

Meu favorito desta turma toda é “Uma Noite em Miami” e não duvido nada que acabe vencedor até por conta da comoção em relação à causa negra.  

Já a última vaga será uma briga pesada: tem “Minari”, “Nomadland”, “Mank” e “Bela Vingança”.  

Teoricamente, “Mank” com seu elenco numeroso de importantes nomes de Hollywood seria nome certo, porém, como o filme não pegou da maneira esperada, abre possibilidades para “Minari” e “Nomadland”. O primeiro pode repetir o feito de “Parasita” em 2020 com um elenco sul-coreano, enquanto o segundo traz muito não-atores, algo raro de ser visto na premiação. Além disso, as produções são as mais elogiadas da temporada de premiações. 

Diante disso, acho que “Minari” fica com a vaga deixando “Nomadland” e “Mank” de fora. 

Oscar Anos 2020: TOP 5 Melhor Ator e Ator Coadjuvante

Hora de continuar o ranking das atuações premiadas no Oscar em Melhor Ator e Ator Coadjuvante nos anos 2000. Apesar de dois desempenhos monstruosos na categoria principal, a média dos ganhadores de papéis secundários foi acima da média.  Conheça os meus favoritos em...

Oscar 2025: Quem Pode Surgir na Disputa? – Parte 2

De "Rivais" com Zendaya a "Blitz" com Saoirse Ronan, Caio Pimenta traz a segunda parte de possíveis candidatos ao Oscar 2025. https://youtu.be/T-l8SsLD6uk 'THE PIANO LESSON' E 'WE LIVE IN TIME' Se você gostou de “Um Limite Entre Nós” e “A Voz Suprema do Blues”, tenho...

Oscar Anos 2020: TOP 5 Melhor Atriz e Atriz Coadjuvante

Hora de falar das mulheres neste especial sobre as cinco primeiras edições do Oscar nos anos 2020. Se os prêmios de coadjuvantes não foram nada animadores, tivemos sim bons resultados na categoria principal. Neste novo vídeo do Cine Set, eu faço um ranking de cada uma...

Oscar 2025: Quem Pode Surgir na Disputa? – Parte 1

O Oscar 2025 começa agora no Cine Set! Sim, falta bastante tempo e não farei previsões de quem serão os indicados. Mas, já dá para apontar os filmes com potencial para serem candidatos ao prêmio.  Nesta primeira parte, eu apresento o primeiro grande candidato a...

Oscar Anos 2020: TOP 5 Melhor Filme e Direção

De "Parasita" a "Oppenheimer", Caio Pimenta analisa os primeiros cinco anos da década 2020 em Melhor Filme e Direção. https://www.youtube.com/watch?v=LlghAq_dPYk 5. NOMADLAND E CHLOÉ ZHAO Como as categorias de Melhor Filme e Direção divergiram apenas uma vez nos...

Oscar | A Turbulenta História de Martin Scorsese com a Academia

https://youtu.be/_SnSefyofV4 É possível afirmar sem medo de errar que o Martin Scorsese é o maior diretor vivo do cinema norte-americano. Um gigante com mais de seis décadas de carreira e um punhado de clássicos. Isso se reflete no Oscar: ao todo, as produções...

Oscar 2024: O Melhor e o Pior da Cerimônia

Da transmissão brasileira ao show de Ryan Gosling, Caio Pimenta analisa do pior ao melhor da cerimônia do Oscar 2024. NÃO FOI BOM: CERIMÔNIA ENXUTA DEMAIS A cerimônia foi bem boa, mas, é claro, sempre tem aqueles problemas que são de lei. Para começar, achei o Oscar...

Oscar 2024: Por que ‘Oppenheimer’ venceu Melhor Filme?

Caio Pimenta analisa os motivos que levaram "Oppenheimer" a vencer o Oscar 2024 de Melhor Filme. https://www.youtube.com/watch?v=DsCtLukSRtc 1. A QUALIDADE DO FILME - 50% O primeiro e principal fator, claro, reside nas próprias qualidades de “Oppenheimer” .  O drama...

Oscar 2024: Por que Emma Stone venceu Melhor Atriz?

Emma Stone conquista o segundo Oscar da carreira em Melhor Atriz. Se a vitória por “La La Land” é contestada até hoje, agora, parece que não há tanta revolta assim. Pelo contrário. Neste post, eu apresento cinco motivos que levaram a estrela de “Pobres Criaturas”  à...

Oscar 2024: Por que Christopher Nolan venceu Melhor Direção?

Amado por uns, odiado por outros, o Christopher Nolan, agora, tem um Oscar para chamar de seu. O londrino conquista Melhor Direção por “Oppenheimer”. Caio Pimenta traz os quatro fatores que o levaram para esta vitória.  https://www.youtube.com/watch?v=ROvxsl0P93A 1. A...