Caio Pimenta aponta quais são os favoritos e as possíveis surpresas para o SAG 2022, o prêmio do Sindicato dos Atores dos EUA, importante prévia para o Oscar.

Ariana DeBose deve levar o SAG de Atriz Coadjuvante

Em Atriz Coadjuvante, a Ariana DeBose é a grande favorita para levar o prêmio por “Amor, Sublime Amor”.

De qualquer modo, vale ficar atento à Kirsten Dunst, por “Ataque dos Cães”, e Caitriona Balfe, por “Belfast”.

Apesar de não ter sido indicada ao Oscar da categoria, premiar a mãe do protagonista do filme do Kenneth Branagh pode ser uma forma de compensar a esnobada. 

Kodi Smit McPhee deve ganhar em Ator Coadjuvante por “Ataque dos Cães”.

Já em Ator Coadjuvante, a briga promete ser boa entre o Troy Kotsur, de “Coda”, com o Kodi Smit-McPhee, por “Ataque dos Cães”.

Aposto na jovem revelação do western da Jane Campion ainda que a vitória do Kotsur seja possível tanto pela questão da inclusão como pela possibilidade de ser a grande vitória de um filme querido na indústria. 

Will Smith é o favorito para levar o SAG 2022 de Melhor Ator.

Vamos para Melhor Ator onde acredito que o Sindicato dos Atores dos EUA será bairrista e premiará o astro da casa, Will Smith, de “King Richard”.

Claro que não dá para esquecer o Benedict Cumberbatch, por “Ataque dos Cães” com grandes possibilidades de ser premiado.

Já o Andrew Garfield, de “Tick, Tick… Boom” é uma surpresa possível pelo carisma como pelo ano brilhante que teve. 

Nicole Kidman tem grandes chances de vencer o SAG pela primeira vez.

E Melhor Atriz? Exceto pela Jennifer Hudson, todas as demais nomeadas têm chances.

Isso inclui a Lady Gaga: quem sabe o sindicato não queira compensá-la pelo esquecimento na Academia? Ela, porém, terá que lutar contra o histórico do SAG nunca ter premiado uma não-indicada ao Oscar.  

Jessica Chastain é outra possibilidade de surpresa bem remota; se vencer será pela adoração da Academia com transformações visuais impressionantes e o respeito dela junto aos pares.

A disputa, porém, tende a ficar entre Nicole Kidman e Olivia Colman; ambas nunca venceram a categoria nem mesmo quando conquistaram as estatuetas douradas.

Vejo a Nicole Kidman mais à frente tanto pelo prestígio histórico dela na indústria como por ter interpretado Lucille Ball, ícone da televisão norte-americana. 

“Coda” deve ser o vencedor de Melhor Elenco.

Por fim, chegamos a Melhor Elenco: “Belfast” traz um ligeiro favoritismo, mas, minha aposta fica para a vitória de “Coda”.

Com Leonardo DiCaprio, Cate Blanchett, Meryl Streep, “Não Olhe Para Cima” também uma boa possibilidade, enquanto “King Richard” é um erro que não duvido o SAG cometer.

Desastre mesmo seria “Casa Gucci” vencedor, mas, acho improvável de ocorrer.