Recém-lançado nos cinemas brasileiros, “007 Contra Spectre” marca a despedida de Sam Mendes da franquia. A informação foi confirmada pelo próprio diretor em entrevista ao site Deadline. Apesar de ter dito o mesmo quando fez “Operação Skyfall“, desta vez, o cineasta se disse realmente disposto a não retornar ao universo de James Bond.

“Há um senso de completude que não havia no término de “Skyfall” e, por isso, desta vez, é diferente. Sinto que tudo foi feito da forma certa e encerrei minha jornada”, disse Sam Mendes. O diretor, entretanto, não adiantou se Daniel Craig vai seguir o mesmo caminho. “Não estou falando do Daniel porque ele pode mudar de ideia daqui a seis meses e sentir com as energias renovadas. Ou ele simplesmente pode dizer o oposto”, declarou o cineasta.

Sobre a polêmica declaração de Daniel Craig que disse preferir cortar os pulsos a voltar a ser James Bond, Sam Mendes afirmou ser necessária a análise do contexto em que a frase foi dita. “Imagina você correndo a primeira maratona e faltando 200 metros da linha de chegada, alguém pergunta: Você toparia participar de outra prova? Acredito que seja algo semelhante ao vivido por Craig no momento da pergunta e a resposta dele ter sido desta maneira”, afirmou.

Sam Mendes começou no cinema com o pé direito ao comandar “Beleza Americana”. De cara, levou o Oscar de Melhor Diretor. Em seguida, vieram sucessos de crítica como “Estrada Para Perdição”, “Soldado Anônimo”, “Foi Apenas um Sonho” e “Por uma Vida Melhor”.