A ideia revolucionária do lançamento simultâneo de blockbusters nos cinemas e em casa, através do serviço Screening Room, está ganhando apoio de grande nomes da sétima arte dos EUA. Martin Scorsese, Steven Spielberg, Peter Jackson, Ron Howard, Brian Grazer, Taylor Hackford, Frank Marshall e J.J. Abrams anunciaram adesão à proposta do cocriador do Napster, Sean Parker. As informações são do site Variety.

Em entrevista a Variety, o diretor das trilogias “O Senhor dos Anéis” e “O Hobbit” afirmou que o Screening Room pode aumentar o público dos filmes. Peter Jackson chegou a se opor a uma proposta semelhante feita pela DirecTV, em 2011, por considerar uma prática predatória às salas de exibição, causando prejuízos à indústria. Desta vez, porém, o cineasta da Nova Zelândia acredita que a tecnologia de Sean Parker pode atrair aqueles que não frequentam os cinemas.

“Esse é o ponto crucial em relação à proposta da DirecTV, além do fato do Screening Room procurar um método de evitar a pirataria. O Screening Room vai expandir a audiência dos filmes, não transferindo necessariamente o público das salas de exibição para a sala de casa. Há um pensamento saudável para equilibrar os interesses dos donos de cinema e dos estúdios – resultando em um grau maior de sustentabilidade do setor”, defendeu Peter Jackson.

Entenda o Screening Room

Pela proposta de Sean Parker, o equipamento do Screening Room custaria US$ 150 e daria acesso ao menu com as produções disponíveis. Em seguida, a pessoa teria que pagar US$ 50 pelo filme, que ficaria disponível por dois dias. De acordo com a Variety, para os exibidores, cada aluguel geraria uma receita de até US$ 20, enquanto as distribuidoras que ingressassem no modelo ficariam com uma fatia de 20% do preço do filme. À empresa de Parker, caberia uma parcela de 10% desse total.

Como incentivo extra para os donos de cinema, cada título escolhido pelo assinante daria a ele o direito a retirar dois ingressos, o que abre a possibilidade de ele se descolar do sofá e gastar uns dólares a mais na bomboniere dos participantes.  A Universal Studios, Fox e Sony se mostraram interessadas na parceria com o Screening Room, de acordo com a Variety, assim como a rede de cinemas AMC, a segunda maior dos EUA.