Sabe aquela desconfiança sobre se realmente determinado aconteceu da maneira como é mostrado quando assistimos um filme baseado em fatos reais? O site ‘Information is Beautiful’ resolveu analisar 14 produções indicadas recentemente ao Oscar ou Globo de Ouro para descobrir o quanto há de verdade e ficção nesses longas.

Para tanto, o site usou como medida as situações possíveis de serem checadas a partir de evidências históricas. Dirigido por Ava DuVernay, “Selma – Uma Luta pela Liberdade” foi o grande vencedor. A produção traz a cinebiografia do pastor protestante e ativista social Martin Luther King, Jr, acompanhando as históricas marchas realizadas por ele e manifestantes pacifistas em 1965, entre a cidade de Selma, no interior do Alabama, até a capital do estado, Montgomery, em busca de direitos eleitorais iguais para a comunidade afro-americana.

O filme com mais falhas é “O Jogo da Imitação”, com Benedict Cumberbatch. “Alan Turing trabalhou sim como criptoanalista na [instalação militar britânica] Bletchley Park durante a guerra e foi preso por conta de sua  homossexualidade após a guerra. Isso tudo é verdade. Maior parte do restante do filme não é. Para ser honesto, forçar [dentro da história do filme] a complexidade da máquina Enigma e da criptografia em geral nunca seria fácil, mas este filme rasga os registros históricos sobre o caso em pedaços”, aponta o relatório.

VEJA A LISTA COMPLETA

  1. Selma – Uma Luta Pela Igualdade (100.0%)
  2. A Grande Aposta (91.4%)
  3. Ponte dos Espiões (89.9%)
  4. 12 Anos de Escravidão (88.1%)
  5. Rush – No Limite da Emoção (82.9%)
  6. Spotlight – Segredos Revelados (81.6%)
  7. Capitão Phillips (80.4%)
  8. O Lobo de Wall Street (80.0%)
  9. A Rede Social (76.1%)
  10. O Discurso do Rei (74.4%)
  11. Philomena (70.9%)
  12. Clube de Compras Dallas (61.4%)
  13. Sniper Americano (56.9%)
  14. O Jogo da Imitação (41.4%)