Depois da exibição gratuita de 25 curtas-metragens amazonenses e debate entre os realizadores ocorrido no Teatro Gebes Medeiros, a I Mostra do Cinema Amazonense chega ao fim, nesta semana, com uma série de palestras. Aldemar Matias, Bruno Villela, Gustavo Soranz e Jorge Bodanzky estão entre os participantes. As inscrições são gratuitas e feitas na hora.

A primeira palestra acontece nesta segunda-feira (14) com Bruno Villela e Gustavo Soranz falando sobre o documentário na Amazônia. Vilela é integrante do Núcleo de Audiovisual da Universidade Federal do Amazonas, roteirista na TV Cultura do Amazonas e professor na Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Já Soranz é professor do curso de Comunicação Social do Centro Universitário do Norte (Uninorte) e do curso de audiovisual da UEA, além de ter dirigido os documentários “A Amazônia segundo Evangelista” (2012) e “Cine Metro” (2015). A apresentação será realizada no Musa do Largo São Sebastião, na Rua Costa Azevedo, 272, Centro de Manaus, a partir das 16h.

Diretor dos premiados curtas “Parente”, “El Enemigo” e “When I Get Home”, Aldemar Matias realiza a palestra “Roteiro de Documentário” na terça-feira (15). A apresentação também acontece no Musa do Largo, a partir das 18h.

Por fim, a I Mostra do Cinema Amazonense será encerrada com a exibição do documentário “No meio do rio, entre as árvores”. O diretor do filme, Jorge Bodanzky, estará presente na sessão prevista para acontecer a partir das 19h, na Fundação Amazonas Sustentável (FAS), rua Álvaro Braga, 351, no Parque Dez no auditório D. Lídia Parisotto.