Tradicional revista de cinema britânica, a Sight & Sound elegeu os 20 melhores filmes de 2015. A primeira colocação ficou com o representante de Taiwan no Oscar 2016, “A Assassina”. Dirigido por Hou Hsiao-Hsien, a produção acompanha uma assassina profissional começa a questionar a sua atividade quando se apaixona pelo homem que deveria matar durante a dinastia Tang (618-907 a.C.). O drama sobre o romance lésbico entre duas mulheres nos EUA dos anos 1950, “Carol” ficou na segunda posição, enquanto “Mad Max – Estrada da Fúria” completa o pódio.

“As Mil e uma Noites”, Miguel Gomes, “Cemetery of Splendour”, de Apichatpong Weerasethakul, “No Home Movie”, de Chantal Akerman, “45 Years”, de Andrew Haigh, “O Filho de Saul”, de Laszlo Nemes, “Amy”, de Asaf Kapadia, e “Vício Inerente”, de Paul Thomas Anderson, completam o TOP 10. Sucessos como “Corrente do Mal” (12º lugar) e “Divertida Mente” (16º lugar) também estão na lista.

Participaram da votação 168 críticos, sendo a maior parte do Reino Unido. Cada um dos votantes elegeu seus cinco melhores, formando a lista. A divulgação dos melhores do ano será lançada em janeiro de 2016 no site da Sight & Sound.