A Sociedade Nacional dos Críticos de Cinema dos EUA elegeu “Lady Bird – A Hora de Voar” como o melhor filme e melhor roteiro de 2017. A eleição contou com 44 dos 59 membros da organização na votação realizada neste sábado (6). “Corra!” e “Trama Fantasma” ficaram na segunda colocação da disputa de longa-metragem. As informações são do site da Variety.

Por “Corra!”, Daniel Kaluuya venceu como Melhor Ator, tendo Daniel Day-Lewis, por “Trama Fantasma” e Timothée Chalamet, de “Me Chame Pelo Seu Nome” como outros destaques. Já Sally Hawkins, de “A Forma da Água” foi eleita a Melhor Atriz seguida de Saoirse Ronan, por “Lady Bird”, Cynthia Nixon, de “Além das Palavras” e Frances McDormand, por “Três Anúncios Para um Crime”.

O prêmio de Melhor Diretor ficou com Greta Gerwig por “Lady Bird” seguido de Paul Thomas Anderson, por “Trama Fantasma” e Jordan Peele, em “Corra!”. De “Projeto Flórida”, Willem Dafoe foi consagrado Melhor Ator Coadjuvante tendo como destaques na categoria Michael Stuhlbarg, de “Me Chame Pelo Seu Nome”,  “A Forma da Água” e “The Post” e Sam Rockwell, de “Três Anúncios Para um Crime”.

Laurie Metcalf foi eleita a Melhor Atriz Coadjuvante por “Lady Bird”, enquanto Lesley Manville, de “Trama Fantasma” e Allison Janney, por “Eu, Tonya” foram os destaques. Pelo filme “Blade Runner 2049”, Roger Deakins venceu em Melhor Direção de Fotografia e o romeno “Bacalaureat” levou Melhor Filme Estrangeiro.

“Moonlight – Sob a Luz do Luar”, “Spotlight”, “Adeus à Linguagem” e “Inside Llewyn Davis” foram os vencedores dos anos anteriores do prêmio da Sociedade Nacional dos Críticos de Cinema dos EUA.