O cinema brasileiro está tendo uma semana muito boa no mercado americano. A animação “Tito e os Pássaros” e a co-produção Brasil-França-Portugal, “Diamantino”, foram adquiridas pelas distribuidoras norte-americanas, respectivamente, ‘Shout! Studios’ e a ‘Kino Lorber’. Os dois projetos devem ser exibidos no Festival de Toronto em poucas semanas. As informações são do site da Variety.

“Tito e os Pássaros” é a animação brasileira de maior destaque desde o sucesso de “O Menino e o Mundo”, de Alê Abreu. O projeto venceu o Anima Mundi 2018 e esteve no tradicional Festival de Annency. Dirigido por Gustavo Steinberg, Gabriel Bitar e André Catoto Dias, a produção conta a história de um menino que é responsável, junto com seu pai, por achar a cura para uma doença que é contraída após a pessoa tomar um susto.

Já “Diamantino” levou o Grande Prêmio da Semana da Crítica no Festival de Cannes. Com direção de Gabriel Abrantes e Daniel Schmidt, o longa acompanha a história de uma estrela do futebol mundial, que, de repente, perde todo o seu talento e se aposenta como um fracasso aos olhos da opinião pública. A partir disso, o ex-craque passa a procurar um novo propósito para a sua vida. Inicialmente ele resolve confrontar o neo-fascismo, em seguida se envolve com a crise dos refugiados, chegando na questão da modificação genética até a busca pela origem do genial.