Quem disse que um filme sobre um momento econômico importante da história do país não é possível de ser realizado no Brasil?

O projeto “3.000 Dias no Bunker” vai contar a história do surgimento do Plano Real durante o governo de Itamar Franco. O lendário Cacá Diegues será o consultor artístico e produtor associado da produção. “Esse filme será um divisor de águas no cinema nacional”, disse, prometendo um desenvolvimento inovador.

Segundo o site Adoro Cinema, o diretor Heitor Dhalia é o mais cotado para comandar o filme. Ele dirigiu sucessos como “O Cheiro do Ralo”, “À Deriva” e “Serra Pelada”. Com início das gravações previsto para o primeiro semestre de 2016, a obra será baseada no romance homônimo escritor por Guilherme Fiúza.

Elaborado durante a gestão de Itamar Franco na Presidência da República, o Plano Real teve início em fevereiro de 1994 com a elaboração de vários economistas liderados pelo então Ministro da Fazendo, Fernando Henrique Cardoso. As medidas acabaram conseguindo reduzir a inflação e estabilizaram a economia nacional, possibilitando a eleição de FHC para ser presidente do Brasil, na eleição realizada em outubro do mesmo ano, com 34,3 milhões de votos (54,28% do total).