A diferença salarial entre negros e brancos no cinema americano mostrou as caras com o depoimento revelador de Taraji P. Henson. Em texto de memórias escrito para a revista Empire, a atriz declarou ter ganhado um salário irrisório perto de Cate Blanchett e Brad Pitt para fazer “O Curioso Caso de Benjamin Button”, dirigido por David Fincher. As informações são do site The Guardian.

Segundo Taraji, o salário dela foi menos de 2% do que ganhou Brad Pitt, o protagonista do filme. Em “Benjamin Button”, a atriz interpretou a mãe adotiva do personagem-título, pelo qual conseguiu a indicação ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante. Como se não bastasse a baixa remuneração, ela precisou pagar as próprias acomodações durante os três meses de gravações em Nova Orleans.

“Brad e Cate ganharam milhões. Eu? Com a respiração suspense, fiquei horas no telefone esperando o meu empresário ligar e dizer o que eu achava do melhor valor: algo em torno dos seis dígitos, sem dúvida, algo mínimo perto do que Brad estava levando, mas, válido para uma atriz com uma carreira consolidada e trabalhos aclamados pela crítica. A esperança terminou logo no começo da conversa. ”Sinto muito”, disse Vince. ”Eles vieram com uma proposta abaixo dos seis dígitos. Tentei convencê-los a pagar um pouco mais, porém, foi o máximo que consegui””, declarou Taraji.

O depoimento revelador da atriz continua: “A matemática realmente é bem simples: há mais atrizes negras talentosas que personagens inteligentes e significativos. Com isso, estamos sempre na busca pelas migalhas para não morrer de fome. Isso é exatamente como os estúdios conseguem pagar salários de menos de 2% para quem é o terceiro nome nos cartazes dos filmes. Não importa o quão talentoso, quanto se aprimore e elogios receba, eu seria substituída se cobrasse por mais dinheiro”, finalizou.

Atualmente, Taraji P. Henson está cotada para a disputa do Oscar 2017 pelo trabalho no drama “Estrelas Além do Tempo”. O filme estreia nos cinemas brasileiros no dia 23 de fevereiro de 2017.